EM EVIDENCIA – GENTE QUE ACONTECE
E faz acontecer, como Olga e Wolf Kos, Avi Meizler, Alberto Zacarias Toron, Arthur Rotenberg, presidente Dilma Rousseff, Renato e Claudia Ochman, Evelise Hamaoui, juiz Mário Klein, rabino Uri Lam, chazan Abrahan Melul e Fernando Lottenberg, dentre outros.
INSTITUTO OLGA KOS RECEBE SALVA DE PRATA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SP
ELEGÂNCIA BRASILEIRA EM NOVA YORK
PANORAMA DO DIREITO DE ISRAEL FOI TEMA DA PALESTRA DO JUIZ MÁRIO KLEIN
PASSEATA CARIOCA EM FAVOR DOS JOVENS ISRAELENSES SEQUESTRADOS
COMUNIDADES DA BAHIA E DE BRASÍLIA PLANEJAM APROXIMAÇÃO
FERNANDO LOTTENBERG É ELEITO DIRETOR DA MEMORIAL FOUNDATION
INSTITUTO OLGA KOS RECEBE SALVA DE PRATA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SP
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que atua há 7 anos em São Paulo assistindo jovens com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, recebeu da Câmara de Vereadores de São Paulo a Salva de Prata. O prêmio foi concedido pela realização dos projetos em artes e esportes que contribuem para a inclusão e melhoria da qualidade de vida desses cidadãos. Hoje, o Olga Kos opera com instituições parceiras, a exemplo da Apae e CEUs, e atende cerca de 2000 jovens por ano. Mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Instituto, que é presidido por Wolf Kos (na foto com a esposa Olga e Marianne Pinotti, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida).
Avi Meizler, VP da ATME e candidato à presidência de A Hebraica de São Paulo nas próximas eleições de novembro, Alberto Zacarias Toron e Arthur Rotenberg marcaram presença na recepção oferecida pela CONIB à presidente Dilma Rousseff, ocorrida em São Paulo na residência de Claudio Lottenberg, com quem estão na foto.
ELEGÂNCIA BRASILEIRA EM NOVA YORK
Esbanjando elegância, a presidente do Fundo Comunitário, Evelise Hamaoui, esteve em badalado evento beneficente no The Pierre, em Nova York, com o irmão Renato e a esposa Claudia Ochman.
PANORAMA DO DIREITO DE ISRAEL FOI TEMA DA PALESTRA DO JUIZ MÁRIO KLEIN
Na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o juiz Mário Klein discorreu sobre a jurisdição israelense, a aplicação da herança judaica no sistema jurídico de Israel e os árabes perante a justiça daquele país. O evento foi organizado pela Sociedade dos Amigos do Beit Chabad de Belo Horizonte.
Nascido no Brasil, onde cresceu e estudou até o fim de seu primeiro ano na Universidade de Rio de Janeiro, o juiz Klein fez aliyah em 1982 e, em 1986, formou-se em Direito na Universidade Bar Ilan em Ramat Gan, Israel, alistando-se, em 1989, no Exército de Defesa de Israel, servindo na força aérea. Em 1996, recebeu da Universidade de Tel Aviv seu grau de mestre na lei com honras. Em 2002, foi eleito juiz na corte do Magistério no distrito Tel Aviv. É conferencista da universidade Bar Ilan na lei Disciplinária e no instituto para estudos legais avançados. Em 2005, junto com o juiz Rachamim Cohen, publicou o livro “Procedimento Rápido na corte do magistério”. É agora um estudante doutoral da lei na universidade de Tel aviv.
PASSEATA CARIOCA EM FAVOR DOS JOVENS ISRAELENSES SEQUESTRADOS
Cerca de 400 pessoas da comunidade judaica carioca e apoiadores fizeram uma passeata em favor dos três jovens sequestrados em Israel. Eles cantaram o hino de Israel e emocionaram o público que passava. Um dos idealizadores do movimento, Luiz Mairovitch, presidente da Hebraica Rio, disse que a ideia é aproveitar as lentes do mundo todo sobre o Brasil durante a Copa para apoiar a causa dos jovens israelenses e a luta pela paz na região do Oriente Médio que sofre há décadas com tantas guerras.
COMUNIDADES DA BAHIA E DE BRASÍLIA PLANEJAM APROXIMAÇÃO
O rabino Uri Lam, da Sociedade Israelita da Bahia (na foto, à esquerda, com o chazan Abrahan Melul, de Brasília), ministrou na Associação Cultural Israelita de Brasília a palestra “Bruria – uma Sábia entre os Sábios do Talmud”. O rabino mostrou satisfação em conhecer a comunidade judaica da capital federal e disse que espera construir uma aproximação entre Brasília e Salvador.
O Presidente da ACIB, Hermano Wrobel, lembrou que as duas associações têm portes e características semelhantes e podem se ajudar.
FERNANDO LOTTENBERG É ELEITO DIRETOR DA MEMORIAL FOUNDATION
Em reunião do Conselho Diretivo da Memorial Foundation for Jewish Culture, realizada no Uruguai, o secretário-geral da Conib, Fernando Lottenberg, foi eleito secretário. Ele é o primeiro latino-americano a participar da diretoria da Fundação e substitui Marlene Bethlehem, da África do Sul.
A Memorial Foundation foi fundada em 1965 com fundos de reparação por parte do governo da então Alemanha Ocidental. Seu objetivo inicial foi a reconstrução da vida cultural judaica em todo o mundo após o Holocausto. Hoje, ela busca preservar a distinção cultural judaica, apoiando a formação de líderes comunitários e profissionais competentes. Por meio de bolsas de estudo, visa promover a conexão judaica globalmente e desenvolver o capital social do povo judeu.