CONCERTO DE CINQUENTENÁRIO DA ASA‏

201_fique_1.1

No mês de agosto, a ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação completa cinquenta anos. Herdeira ideológica e patrimonial da Biblioteca Scholem Aleichem, sua trajetória é um marco na preservação, renovação e transmissão do judaísmo progressista, que se define como laico e internacionalista.

Para celebrar, vamos organizar alguns eventos de peso. O primeiro deles será um concerto com Turíbio Santos, um dos maiores violonistas de todos os tempos. Turíbio nasceu em São Luís (MA), filho de pai violonista, e aos 3 anos de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Aos 10, começou a estudar violão mais seriamente, tendo aulas com Oscar Caceres e Edino Krieger. Realizou a primeira gravação dos “12 Estudos” de Villa-Lobos aos 19 anos. Nos anos 60, integrou, ao lado de Hermínio Bello de Carvalho, um movimento que buscava unir a música erudita à popular, por meio de uma série de concertos, shows e gravações. Por essa época, apresentou-se ao lado de Jacob do Bandolim, Aracy de Almeida, Clementina de Jesus e Paulo Tapajós. Mesmo assim continuou investindo primordialmente em sua carreira de músico erudito.

Estudou na França, na Inglaterra (com Julian Bream) e na Espanha (com Andres Segovia), morando por vários anos em Paris, onde foi professor do conservatório. Desenvolveu uma carreira de sucesso tanto no universo erudito quanto no popular, no Brasil e no exterior. Com mais de 50 discos gravados, fundou em 1983 a Orquestra Brasileira de Violões e foi diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Foi condecorado, em 1985, pelo governo francês, como Chevalier de la Legion D’Honneur.

Em 1989, o governo brasileiro concedeu-lhe o título de Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul.

O concerto será no dia 3 de agosto, domingo, às 18 horas, no auditório (rua São Clemente, 155, Rio de Janeiro). Os ingressos custam R$ 25 (sócios da ASA quites com as trimestralidades) e R$ 30 (não sócios). Recomendamos fortemente que comprem os ingressos com antecedência na secretaria, que funciona diariamente das 10 às 17 horas. Informações pelos telefones (21) 2539-7740 e 2535-1808.

O programa do concerto terá obras das tradições clássica e popular.

20
20