INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA APOSTA NA DESINFORMAÇÃO SOBRE OBESIDADE

201_sabores_1

A pesquisa médica é clara: a dieta é um fator expressivamente mais significativo do que a falta de exercícios quando se fala em obesidade. Ainda assim, quase metade da população não acredita nisso, e é provável que mensagens e propagandas das empresas de alimentos e bebidas estejam ajudando a formatar essas crenças erradas.

Estas afirmações estão nas conclusões de um estudo realizado por Aneel Karnani (Universidade de Michigan), Brent McFerran (Universidade Simon Fraser) e Anirban Mukhopadhyay (Universidade de Hong Kong).

Conselhos duvidosos

Os pesquisadores analisaram declarações públicas, mensagens de filantropia, lobbies e patrocínios das 10 maiores empresas de alimentos do mundo. Eles encontraram provas do que chamam de “lean-washing” – um termo que descreve como essas empresas perpetuam a noção de que a falta de exercício é pelo menos tão importante quanto a dieta nas causas da obesidade. O estudo encontrou mensagens consistentes que colocam grande parte da culpa da obesidade na falta de exercícios, ou declarações que fazem com que as causas da obesidade pareçam bem mais complicadas.

“Esta não é a única razão que faz com que as pessoas sejam mal informadas, mas você não pode dizer que não tem nenhum impacto,” disse Karnani. “Estas empresas gastam centenas de milhões de dólares nestas campanhas. Se elas não têm nenhum impacto, você teria que acreditar que elas estão desperdiçando todo aquele dinheiro.”

Pressão empresarial susta norma de publicidade de alimentos

Educação pública

Então, qual a solução?

Alguns países começaram a estabelecer um “imposto do açúcar”, similar aos impostos sobre o tabaco e o álcool, ou têm proibido a publicidade de alimentos nas grades de programação infantil.

Entidades querem que comida seja controlada como cigarro e álcool

Mas o mais importante, segundo a equipe, seria um esforço organizado de educação pública, que deveria ser lançado para espalhar o conceito sobre os efeitos da dieta na obesidade.

“Em geral, nossa recomendação é para uma comunicação sistemática da saúde pública para promover a teoria da dieta,” disse Karnani. “Isso ajudaria no combate da crise de obesidade, apoiando a responsabilidade e a escolha individuais.”

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Alimentação e Nutrição

Obesidade

Fonte: www.diariodasaude.com.br – Com informações e imagem da Umich