É DIFICIL SER JUDEU – RABINO ARIEH RAICHMAN‏

arieh

Ao agirmos positivamente em todos os aspectos do judaísmo estaremos afetando não só a nós mesmos, mas a todas as gerações que virão depois de nós.


Visitei recentemente um homem idoso no hospital e ele pediu um Mi Sheberach. Disse a oração por ele e ofereci-lhe colocar tefilin. Ele disse com indignação: “Você quer que eu coloque tefilin?” Eu respondi:” Não, eu vou colocar o tefilin em você. Eu só quero que você levante o braço.” Ele assim fez, e enquanto eu estava enrolando o tefilin no braço dele, ele disse: “Vocês são loucos.”

Conhecendo o indivíduo e a visão de seus filhos na prática judaica, entendi sua expressão como pessoas que mantêm essas leis antigas e as compartilham com os outros são loucos. Esta forma de judaísmo é antiga, e apenas uma dor de manter. Você deve receber o mundo moderno!

Sua observação me pôs a pensar, pois vejo uma mitzvá como uma experiência positiva. Quando terminei de colocar o Tefilin, perguntei-lhe se ele tinha colocado tefilin em seu Bar Mitzva. Ele disse que sim e está a pegar poeira desde então. Perguntei-lhe se seu pai colocava tefilin todos os dias, para o que respondeu negativamente. Ele, então, leu o Shema lindamente e disse seu capítulo de Tehilim. Perguntei-lhe que parte do judaísmo ele gostava. Ele respondeu: “Apenas as festas e o Shabat”.

Essa visita me deixou pensando no motivo de sua declaração.

Muitos anos atrás, um homem veio visitar um rabino com uma grande reclamação sobre seus filhos. O homem disse o rabino, “Eu não entendo por que todos os meus filhos levam vidas não judaicas e se assimilaram. Dei-lhes uma educação judaica, mantivemos kasher e shabbat em casa.”

O rabino disse: “Quando alguma coisa estava difícil de manter no judaísmo, provavelmente você disse que era difícil ser judeu. Isso é o que seus filhos cresceram ouvindo o tempo todo. Se tivessem ouvido que é bom ser judeu, então seu destino poderia ter sido diferente”.

A pessoa precisa estar feliz por ser judeu e contente por agir judaicamente. As crianças e os visitas notam muito facilmente quando algo é apreciado ou apenas um fardo. Se é um desafio para você, por que eles escolheriam seguir esse caminho? Ambos os homens nas histórias anteriores passaram uma mensagem escondida que ser judeu é difícil. Portanto, escolheram um caminho mais fácil.

A porção da Torá desta semana, Eikev, significa calcanhar e refere-se aos mandamentos que normalmente são passados por cima e ignorados. Estes são aqueles que consideramos uma dor de cabeça cumprir.

Devemos aprender a lição de cumprir todos os mandamentos com alegria e ser feliz por tê-los sido dado. Ao agirmos positivamente em todos os aspectos do judaísmo estaremos afetando não só a nós mesmos, mas a todas as gerações que virão depois de nós.

Shalom!


RABINO ARIEH RAICHMAN – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20