XEQUE E RABINO DEBATEM EM SÃO PAULO PAZ E JIHAD‏

Com lotação mais que total, o Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, em São Paulo, recebeu muçulmanos e judeus para um debate entre Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP) e representante da Conib para o diálogo inter-religioso, e o xeque Houssam Ahmad El Boustani, que ensina no Brasil islamismo e língua árabe, sob os auspícios do Movimento Futuro, do Líbano. O evento, promovido pela CIP e pela Conib, teve mediação do sociólogo Demetrio Magnoli.

O tema central, “Ensinamentos de islamismo e judaísmo para a paz”, evoluiu para a discussão de questões políticas e históricas, com grande participação do público e visível entusiasmo do xeque, por poder falar também para os judeus.

Boustani iniciou lembrando a “qualidade e o caráter” de todos os profetas, com Maomé sendo o último mensageiro na corrente. Ele notou que no Corão a paz é a regra; a guerra, exceção. “A paz aparece 42 vezes; a guerra, apenas duas. O mais honrado perante Deus é o mais piedoso”.

Schlesinger observou que a palavra mais conhecida da língua hebraica é “Shalom” [Paz], dita quando se chega e quando se sai. E lembrou que no Tratado de Shabat, no Talmud, Deus é chamado de paz.

Para ele, há uma evolução, no Tanach [Velho Testamento], no sentido da paz. “A relação entre irmãos, desde Caim e Abel, é complicada em todo o Tanach, mas o Deus ‘militar’ do Gênesis vai se transformando no Deus do diálogo. Para os profetas, a paz é o principal objetivo de Deus. A conclusão: a paz é construção, conquista”.

Magnoli perguntou a ambos se há algum obstáculo legítimo para a paz no Oriente Médio situado no campo da religião.

Schlesinger respondeu que os fanáticos fazem “uma leitura possível” dos textos sagrados, mas não há barreiras religiosas para a paz. Para Boustani, o Corão é dogmático apenas para os “interesseiros”: “a paz é para pessoas sinceras, sem sinceridade, não há paz”. Ele ressaltou: o problema é o uso “partidário” da religião.

224_fc_2.3

224_fc_2.4

224_fc_2.5

224_fc_2.6

224_fc_2.1

224_fc_2.2