EXISTE COINCIDÊNCIA? – RABINO KALMAN PACKOUZ‏

Rabino Kalman Pa

É muito importante que cada um de nós se treine para encarar positivamente cada situação. Pelo ponto de vista da Torá, tudo o que acontece na vida no final das contas é para o bem.


Há poucas semanas atrás muitas partes dos EUA sofreram chuvas torrenciais e inundações. Uma área particularmente afetada foi Oak Park, Michigan, um subúrbio de Detroit. Casas foram inundadas, porões ficaram cheios de água e praticamente tudo o que havia neles ficou arruinado — móveis, livros, caixas de armazenamento, arquivos antigos. Depois do Dilúvio, os moradores salvaram o que conseguiram e, quanto ao restante, levaram o que ficou encharcado, mofado ou estragado para a rua, para que o departamento de saneamento recolhesse. Por 9 dias a rua ficou parecendo uma zona de guerra!

Finalmente os caminhões vieram e limparam tudo. Um residente desta cidade, Saul A. Rube, diretor da escola Hilel, estava com sua esposa Jennifer na calçada em frente à sua casa. Quando ele olhou para baixo, viu um envelope no chão com o seu nome escrito … com a caligrafia de seu pai!

Saul pegou o envelope e ficou um pouco abalado. Seu pai havia falecido há 12 anos. Quando ele abriu o envelope, foi ainda mais impressionado — era um cartão de aniversário de seus pais … e aquele dia, 20 de agosto, era justamente o dia do seu aniversário! Após toda a destruição das chuvas, um raio de luz: um cartão de aniversário de seus pais justamente no dia do seu aniversário.

Saul brincou ao ler a carta: “Fiquei muito feliz com o cartão e também muito feliz que meu pai não escreveu: ‘Espero vê-lo em breve!’”

Histórias como a de Saul nos deixam claro que há mais coisas na vida do que aleatoriedade ou coincidência – que o Todo-poderoso dirige o mundo. O problema é que, quando estamos mergulhados na correria de nosso dia-a-dia, nem sempre gostamos daquilo que vemos. Temos uma perspectiva limitada e um uma compreensão restrita. Às vezes o que intelectualmente sabemos não se ‘encaixa’ bem com as nossas emoções e expectativas.

Qual a nossa lição? O Todo-Poderoso dirige o mundo. Ele tem um pacto conosco e nos protege. Para fortalecermos este pacto e também o povo, precisamos nos fortalecer em nossa observância da Torá, manter o pacto – e amar uns aos outros. É uma equação simples e qualquer um que lê e pensa sobre a história do Povo Judeu pode claramente ver isto ocorrendo.

É muito importante que cada um de nós se treine para encarar positivamente cada situação. Pelo ponto de vista da Torá, tudo o que acontece na vida no final das contas é para o bem. O Todo-Poderoso nos ama e quer o melhor para nós. Ele nos dá oportunidades para o crescimento espiritual e de caráter diariamente.

Muitas e muitas vezes aquilo que nos parece ‘ruim’ ou ‘negativo’ acaba sendo uma bênção. Porém, nesse meio tempo, investimos uma quantia enorme tempo e energia nos preocupando ou nos arrependendo, tudo por nada ou em nosso detrimento.

É uma atitude sábia recordar que a preocupação é definida como juros pagos adiantadamente por uma dívida que nem sempre será contraída.


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA: Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com


Pensamento: É mais importante se preocupar sobre o QUE é certo do que sobre QUEM está certo !!


20
20