PAPO DE COZINHA COM BRENO LERNER

231_Sabores-01-01MAMALIGA (POLENTA)A comida mais popular das classes pobres, desde épocas romanas, era um mingau conhecido por Puls ou Pulmentum. Feitos de qualquer vegetal ou grão transformado em farinha e cozidos com água quente, alimentavam, estufavam e aqueciam.

No século XVI, a chegada do milho e sua farinha dá uma nova vida e uma nova dimensão aos pobres mingaus. Os romenos imediatamente chamam o mingau de milho de Mama Lyga (Comida de Ouro) para diferenciá-lo dos outros, sem cor e gosto.

Por volta de 1650, os invasores turcos otomanos inundam a Europa de farinha de milho de forma a incentivar seu consumo pelos camponeses e deixar sobrar a preciosa farinha de trigo para as classes dominantes e isto consolidou o domínio da mamaliga sobre os outros mingaus, fazendo-os quase desaparecer.

Especialmente na Romenia, a farina de malai( farinha de milho), custava 1/3 do preço da farinha de trigo e , com isto, a mamaliga virou comida do café da manha, almoço e jantar das classes pobres.

As imigrações que ocorreram no fim do séculos XIX e XX levaram consigo o hábito e a receita da Mamaliga, inclusive para a América, de onde veio o milho.


Ingredientes

7 xícaras de caldo de galinha bem suave

3 xícaras de farinha de milho não muito fina

1 xícara de manteiga

4 folhas de sálvia

400 g de queijo minas meia cura, ralado grosso

sal e pim do reino a gosto

 

Modo de fazer

Aqueça o caldo, de preferência numa panela ou tacho de cobre.

Lentamente vá colocando em chuvisco a farinha de milho e mexendo com uma colher de pau – uma boa IdisheMome leva, pelo menos, 10 minutos só nesta operação, para que não se criem grumos.

Cozinhe, em fogo baixo e sem parar de mexer até engrossar e borbulhar.

Umedeça uma forma ou assadeira com água e despeje a mamaliga nela para esfriar.

Enquanto isto, derreta a manteiga numa frigideira e frite ligeiramente as 2 folhinhas de sálvia nela. Quando começar a escurecer tire do fogo.

Desenforme a mamaliga, de preferência numa tábua de madeira, corte-a em fatias com uma linha de costura e sirva regado com a manteiga e polvilhado com o queijo ralado.

Nota:

MAMALIGA:

Bulgaria = Kachamak;

Georgia = Gomi;

Hungria = Pulizka;

Ucrania = Kuleska;

Itália e Brasil = Polenta.


 BRENO LERNER – Superintendente da Editora Melhoramentos, tem vários livros sobre culinária publicados. Saiba mais.

 

 

20
20