EXPOSIÇÃO: SHIROMA E A MAGIA DOS CÍRCULOS

232_fique_1_1

 A premiada artista plástica Rosa Shiroma Bersani abre no próximo dia 4 de fevereiro, no Club Transatlântico, em São Paulo, a exposição “Shiroma e a Magia dos Círculos”.  A entrada e o estacionamento são gratuitos. O endereço é rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antonio, e  você também está convidado.

 Confira a beleza e a criatividade de algumas de suas obras:

exposicao1

                                                                 exposicao02

exposicao4,

exposicao5

exposicao6


SOBRE A OBRA DE ROSA SHIROMA BERSANI

FRAGMENTAÇÃO – POR NELSON ALQUEZARE ROMÁN*

Fragmentou-se a temática pictórica anterior, encerrando-se um ciclo de pesquisas a qual a artista trabalhou por um longo período de alguns anos.

Atualmente, ela desenvolve nova linguagem iniciando outro ciclo criativo.

Ocorreu uma explosão inconsciente, em seu interior pictórico, onde o seu talento criador emergiu, trazendo, em suas telas, novas formas a serem  reproduzidas, dando ao espectador a ilusão de movimento, dimensões  e cores sugerindo ação.

Utilizando-se de suas ferramentas de trabalho, com suas telas, tintas e pinceis ela buscou do fundo de sua alma os seus códigos internos adormecidos, decodificando-os  para o externo, materializando-os  e dando-lhes vida própria. Reproduzindo-os tal qual, como se recitasse mantras, gráficos que representassem símbolos  e que são percebidos através do olhar do espectador. Fazendo-os  refletir e meditar através das imagens que sugerem-lhes temáticas para serem entendidas em um futuro próximo.

A flora e a fauna não lhe passam despercebidas, nem as linhas geométricas, das construções e das perspectivas das ruas, captadas através da sua sensibilidade.

Tendo revisitado suas obras anteriores percebo os avanços ocorridos na sua trajetória, ao longo de sua existência como pintora em busca de uma linguagem própria, para deixar a sua impressão digital através da pintura para  as gerações futuras – mensagens do ontem do hoje e do amanhã.

*NELSON ALQUEZARE ROMÁN – Artista Plástico – escritor – apresentador


 

SOBRE ROSA SHIROMA BERSANI

ARTE: INICIO DE ESTUDO- 1961

Estudos:

Arte Acadêmica – Professora Colette Pujol

Arte Construtivista – Arnaldo Ferrari.

Participou do Salão Paulista de Belas Artes em 1962 – em 1965, aos 23 anos, promoveu uma exposição beneficente na Folha de São Paulo, com apoio de Ubirajara Martins (presidente da Light Power).

1967 – fundou com outros jovens artistas o movimento “Nova Visão”, inaugurando o espaço Cultural do Auditório Itália. Participou do 1º Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul e foi premiada com Medalha de Ouro;

1968 – participou da 2° Nova Visão no Clube Atlético Paulistano, com apoio de Ubirajara Martins;

1969 – participou da 9° Bienal de São Paulo, do 1° Salão de Itaquera, onde foi premiada com Medalha de Prata, e do  1° Salão Jovem de Campinas, sendo agraciada com menção Honrosa;

1970 – com o  Grupo Nova Visão realizou  a 3° coletiva na Galeria Rosa Filho;

1987 – participou do 2° Salão de Paraná;

1991 – recebeu a Medalha de Mérito Artístico e Cultural pela AASA – Academia Brasileira de Arte Cultura e História;

2004 – participou,  pela AASA, da  exposição coletiva no Salão de Artes Plásticas no “Hall Monumental” da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;

2005 – participou do 16° aniversário da AASA, no Espaço Cultural da Unisa; da homenagem aos 50 anos da Associação Internacional de Artes Plásticas e da 16° Bienal da AASA no Clube Paineiras, durante a qual foi  contemplada com Medalha de Bronze;

2006 a 2008 – participou de inúmeras exposições pela Abach e pela Academia Latino Americana de Arte; do XI Salão Cidade Maravilhosa na Sociedade Brasileira de Belas Artes, e recebeu Medalha de Bronze. No ano seguinte foi contemplada com Medalha de Prata.

2009 – expôs no  22° Salão de Arte ACSP Pinheiros; nas I e II Exposições de Artes Plásticas realizadas no Jockey Clube de S.Paulo pela Academia Latino Americana de Arte;

2010: Exposição na Galeria Área Artis; Exposição de Inverno pela Cia.Arte   Cultura, na Galeria Vila Lobos Cultural; XXII Salão flamboyant pela SBBA – Medalha de Ouro; Casa de Cultura de Santo amaro, pela Cia.Arte Cultura;

2011: 24º Salão de Arte da Associação Comercial de São Paulo;

2012: Exposição Individual no Clube Transatlântico; Salão de Rio Claro; Salão de Ilha Bela, pela Cia.Arte Cultura; Exposição Individual no JAM JARDINS.

2013: Exposição Internacional de Arte Araras-Premio:Medalha de Bronze; Associação Comercial de Pinheiros;

2014: Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro – Medalha de Ouro: Salão Internacional de Araras; Associação Comercial de Pinheiros.

INTERNACIONAL:

2008; – Dubai: United Arabian Emirates;

2009: Artexpo New York, premiada pelo Júri popular com Medalha de Ouro; Alemanha Art Fair Europe; Encontro Internacional “Brasil Argentina”; Eventos no Chile;

2010: KENYA Internacional Show – Medalha de Bronze pelo júri popular;

2010: Artexpo New York – Medalha de Bronze pelo Júri popular;

2010: Paris Carrocel do Louvre – Medalha de Bronze pelo Júri popular;

Citada em:

Dicionário de Artes Plásticas de Roberto Pontual, página, 489;

Mec. pág. 242, volume 4; Brasilia 50 Anos, em 2011 pela Abach, página, 249; Academia Latino Americana de Arte, página 150/151; Anuário Espírita, de 1969, página 93/94/95, anunciando Grupo “Nova Visão”, por Herculano Pires; em 2013, no livro Realidade Latino-Arte Latino Americano, pg. 44/45.

 

232_fique_1_3

ROSA SHIROMA BERSANI – ARTISTA PLÁSTICA

Rua Arataca,173 – Chácara Monte Alegre – Santo Amaro – São Paulo – Tel. (11) 5546-8939

Email: rosa_shiroma@terra.com.br

20
20