EDUARDO SZKLARZ LANÇA LIVRO SOBRE NAZISMO EM BH

Em 21 de fevereiro, uma multidão lotou o Café com Letras da Savassi, em Belo Horizonte, para conferir o lançamento do livro “Nazismo: Como ele pôde acontecer”, do jornalista mineiro Eduardo Szklarz. Os 100 exemplares disponíveis esgotaram rapidamente. Muita gente ficou sem um livro. A artista plástica Maria Fortunata garantiu o dela. “Estou adorando a obra. Tem uma linguagem leve, elegante e de fácil compreensão, mesmo tratando de um assunto tão triste e pesado”, afirma.

O livro traça um panorama do nacional-socialismo. Começa com os mitos medievais que ajudaram a forjar o ideário nazista para depois analisar a juventude e a ascensão de Hitler, o triunfo do 3o Reich, a higiene racial, os guetos e o Holocausto. O autor mergulha no submundo dos campos de concentração e relata a ação dos guerrilheiros judeus que combateram os alemães na Europa ocupada. Os capítulos finais revelam as rotas de fuga para a América do Sul usadas pelos criminosos alemães após a guerra. E mostram que a ideologia desses homens continua entre nós. Apenas mudou de cara.

Mestre em relações internacionais, Eduardo Szklarz iniciou sua carreira de jornalista em 1997 como repórter de cultura do jornal Estado de Minas. Escreve para Superinteressante desde 2003 e colaborou com o jornal Folha de S. Paulo, o site G1 e as revistas Exame, Aventuras na História e Galileu, entre outros. É editor da versão em português da revista latino-americana Nueva Sociedad, especializada em ciências sociais. Mora em Buenos Aires com a mulher e os dois filhos.

LIVRO

“Nazismo: Como ele pôde acontecer” (Ed. Abril/Superinteressante) – À venda em bancas e nas livrarias Saraiva, FNAC e Cultura (no setor de revistas). Ou pela Internet: http://www.livrariacultura.com.br/p/super-interessante-livro-nazismo-42744079

VÍDEO – Entrevista com Eduardo Szklarz sobre o livro “Nazismo: Como ele pôde acontecer” – Crédito: Equipe Café com Letras – BH – https://www.youtube.com/watch?v=6BrSKJ6gDXA

Crédito das fotos: Jonanthan Ferreira

236_first_3_1 Eduardo Szklarz com os amigos Moyses Waisberg e

Bianca Diamante Waisberg.

236_first_3_2

Eduardo Szklarz no Café com Letras, em BH

236_first_3_3Eduardo Szklarz e um leitor

236_first_3_4

Eduardo Szklarz na sessão de autógrafos

236_first_3_5Livros na estante do Café com Letras, em BH

236_first_3_6Eduardo Szklarz dedica livro ao casal Gustavo Landsberg

e Érica Finelli

236_first_3_7Eduardo com o escritor Carlos Herculano Lopes

236_first_3_8Eduardo com a psicanalista Regina Rozenbaum

236_first_3_9Eduardo com a artista plástica Fortunata Vono

236_first_3_10Autografando para a médica Denise Andrade.

20
20