LIVROS NOVOS: DE MICHEL ROSENTHAL WAGNER E DE EDUARDO SZKLARZ


SITUAÇÕES DE VIZINHANÇA NO CONDOMÍNIO EDILÍCIO – DE MICHEL ROSENTHAL WAGNER


“NAZISMO: COMO ELE PÔDE ACONTECER?”, DE EDUARDO SZKLARZ



SITUAÇÕES DE VIZINHANÇA NO CONDOMÍNIO EDILÍCIO – DE MICHEL ROSENTHAL WAGNER

237_fique_3_1

O advogado Michel Rosenthal Wagner lançou em São Paulo no último dia 2 de março, pela Millennium Editora, o livro o livro ‘Situações de Vizinhança no Condomínio Edilício – Desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social.

Esta obra aborda de forma inovadora o tema da sustentabilidade do desenvolvimento urbano contextualizando o condomínio edilício como situação de vizinhança nas cidades. Diferente de outras obras que tratam do fenômeno condominial, focaliza tecnicamente seus ocupantes como grupos de convivência com a vizinhança e com a natureza. Discute a responsabilidade do condomínio na construção de cidades para pessoas, boas para residir, trabalhar e recrear-se com saúde, sossego e segurança. Tudo o mais é tratado como estruturas e suportes facilitadores voltados para este fim, seus regramentos internos, sua gestão econômica, social, ambiental, política, cultural e histórica.

Caracteriza a vizinhança interna condominial em microssituações (diversidade social, acessibilidade, áreas de lazer e recreação intramuros, segurança e vigilância digital), e macrossituações (emissões sonoras, tratamento funcional e estético, fachadas e comunicação urbana, calçamento e paisagismo, mobilidade, fechamento e muramento das áreas, segurança e proteção da violência urbana, e economia e aproveitamento de recursos naturais).

Denuncia a necessidade de se estabelecer políticas públicas de vizinhança como conteúdo a ser inserido transversalmente e multidisciplinarmente na legislação, especialmente no que concerne ao licenciamento urbanístico e social de vizinhança fundado nos princípios de democracia participativa e construção de uma cultura de paz. Propõe a mediação como método de solução racional, rápido, equilibrado, e justo de conflitos que permeiam a convivência neste modelo urbanístico.

Pela abrangência e propriedade com que os temas são tratados, torna-se rica fonte de consultas e aplicação no dia a dia da gestão condominial, a condôminos, síndicos e administradores, bem como, a profissionais e estudiosos do Direito, Arquitetura, Engenharia, Ciências Sociais e do Comportamento, com o norte de avançar nos estudos das situações e relações de vizinhança nos condomínios e nas cidades.



“NAZISMO: COMO ELE PÔDE ACONTECER?”, DE EDUARDO SZKLARZ

237_fique_3_2

O jornalista Eduardo Szklarz lançou o livro “Nazismo: como ele pôde acontecer?”, em Belo Horizonte. Como uma sociedade tão culta e sofisticada como a alemã dos anos 1930 foi capaz de abraçar o nazismo? A partir de uma extensa pesquisa bibliográfica e entrevistas com historiadores e sobreviventes, o autor traça um panorama completo do nazismo, com linguagem direta e acessível. O livro parte dos mitos medievais que ajudaram a forjar o ideário nazista para em seguida analisar a juventude e a ascensão de Hitler, o triunfo do 3o Reich, a ciência da suástica, os guetos e o Holocausto. Os capítulos finais revelam as rotas de fuga para a América do Sul usadas pelos criminosos alemães após a guerra.

Sobre o autor

237_fique_3_3

Jornalista, mestre em relações internacionais, tradutor, mora em Buenos Aires desde 2003. Seus textos já apareceram na Folha de S. Paulo, Exame, G1, Superinteressante, Aventuras na História, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de S. Paulo, na revista argentina Veintitrés Internacional e nos sites americanos www.infosurhoy.com, http://dialogo-americas.com/, www.thecuttingedgenews.com e www.speroforum.com.

20
20