EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Abraham Tenne, Professor José Goldenberg, Luiz Cuschnir, cônsul Boaz Albaranes, Marcio Pitliuk, Dias Campos, Luciana Brajterman, rav Yohanan Yedidyah, Luize Valente, Simone Wassermann, Lucas Dain, Tatiana Belinky e Eva Blay , dentre outros.


EVENTO DISCUTIU SOLUÇÕES PROPOSTAS POR ISRAEL PARA ENFRENTAR A CRISE HÍDRICA

239_first_1_1

A Missão Econômica de Israel em São Paulo, com o apoio da Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria promoveu o seminário “Água: soluções inteligentes de Israel para o mundo”. O evento, que aconteceu na semana do Dia Mundial da Água e diante da maior crise hídrica enfrentada pelo país, reuniu Abraham Tenne (chefe da divisão de Tecnologia e Dessalinização da Autoridade Israelenses de Água), Professor José Goldenberg (presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio / SP), Marcos Thadeu Abicalil (Senior Water and Sanitation Specialist do Banco Mundial), Gustavo Junqueira (presidente da Sociedade Rural Brasileira) e Boaz Albaranes (cônsul para Assuntos Econômicos de Israel em São Paulo). Para o professor José Goldenberg, em Israel as pessoas valorizam a água, mas isso não acontece no Brasil, onde a água sempre foi abundante e barata. “Daqui pra frente as coisas vão mudar e a melhor maneira de se defender é economizar, racionalizar o sistema, discutir perdas e reavaliar a questão do abastecimento”.


LUIZ CUSCHNIR NO PROGRAMA DO RONNIE VON

239_first_1_2

O psicoterapeuta e escritor Luiz Cuschnir, que está preparando o lançamento de mais dois livros, foi entrevistado recentemente no Programa Todo seu, comandado por Ronnie Von. Falou sobre o relacionamento que existe entre as mulheres, muitas vezes com inveja ou ciúmes mas também da importância da construção das amizades. Também ressaltou a questão do passado que um sabe do outro e que pode ser uma ameaça quando um quer esquecer o que foi ou viveu e este outro detém dados que incomodam e precisam ser respeitados. Amizades antigas podem criar momentos constrangedores ao serem revelados sem a discreção que o outro gostaria até porque o prazer em falar mal do outro de quem se tem inveja é quase uma constante.


JEWISH IN E OSSER & OSSER REALIZAM BATE-PAPO SOBRE PLANO ESTRATÉGICO DE CARREIRA

239_first_1_3

A Associação Cultural Jewish IN, o ponto de encontro dos jovens de 25 a 45 anos da comunidade, presidida por Charles E. Tawil, promoveu uma noite enfocando o aprimoramento profissional de seu grupo. Num clima descontraído e com um público bastante participativo, a experiente headhunter Anna Luiza Osser, sócia da Osser & Osser Executive Search, realizou um bate-papo com os jovens sobre Plano Estratégico de Carreira. Segundo Charles E. Tawil, a Jewish IN busca contribuir para o aprimoramento pessoal e profissional dos jovens, ainda mais neste momento de desafio que estamos vivendo com nosso país em dificuldades econômicas e políticas e a comunidade judaica tendo que lidar com o fortalecimento do antissemitismo.


MAIS UM PRÊMIO PARA DIAS CAMPOS

239_first_1_4

Depois de ser homenageado pela OBME e FEBRACOS em São Paulo, o escritor Dias Campos foi laureado em Bragança Paulista/SP com o 3º lugar no I Concurso de Crônicas da Academia Bragantina de Letras – ABL com a obra “Somo Voz”.


LUCIANA BRAJTERMAN RECEBEU O PRÊMIO ALTA GESTÃO 2015

239_first_1_5

Luciana Brajterman, executiva da área de Marketing, Comunicação e Vendas, foi uma das homenageadas pelo Prêmio Alta Gestão 2015, que ocorreu dia 20 de março, no Copacabana Palace Hotel, Rio de Janeiro e reuniu os principais executivos do País. A premiação foi destinada a personalidades do mundo corporativo que participaram da obra Segredos do Sucesso, que reúne histórias da trajetória profissional de 105 executivos. A ideia é levar o leitor a refletir sobre os valores, conceitos e comportamentos necessários para alcançar o sucesso na vida corporativa. A publicação servirá como livro de cabeceira, para os que estão no inicio da carreira, assim como para os líderes encontrarem soluções nas experiências compartilhadas.


RABINO DO RN É DESTAQUE EM ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE BNEI ANUSSIM

239_first_1_6Rav Yedidyah fala no encontro em Israel. Foto: Divulgação.

O rabino João Fernandes Dias de Medeiros (Rav Yohanan Yedidyah), da sinagoga Braz Palatnik, em Natal (RN), foi destaque em uma conferência internacional em Israel sobre os Bnei Anussim,descendentes de judeus convertidos à força durante a Inquisição. A conferência, com o tema “Mapping The Anousim Diaspora: Six Centuries of Pushing Borders”, ocorreu no Institute for Sefardiand Anousim Studies, do Netanya Academic College, e reuniu representantes de 13 universidades de vários países. Rav Yedidyah abordou a história dos Anussim no Nordeste, herdeiros da presença holandesa no Brasil.


O NOVO LIVRO DE LUIZE VALENTE

239_first_1_7

A escritora Luize Valente lançou no último dia 14 de abril, no Leblon/RJ, seu segundo romance histórico, “Uma Praça em Antuérpia” (editora Record), que, assim como o primeiro, “O segredo do oratório”, também aborda a temática judaica e mantém o forte traço de pesquisa que marca a autora. O evento teve leitura dramatizada.


NA BERLINDA

RECICLA NOIVAS – A cerimonialista Simone Wassermann – idealizadora do Your Day – promove O Recicla Noivas amanhã, dia 26 de abril, no Hotel Tivoli Mofarrej, das 8h às 18h30. Será um dia inteiro dedicado a mostrar como sobreviver ao planejamento. Estarão em pauta temas como etiqueta social em casamentos em tempos de alta tecnologia, o vestido, os erros mais frequentes, a festa dos sonhos e a economia inteligente. Além da programação temática, o curso inclui coffee break, brunch, kit descontos e surpresas. Uma delas é o sorteio de quatro diárias de hotel em Natal/RN com café da manhã e transfer O endereço é Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César – SP.

LUCAS DAIN SE APRESENTOU NO CÍRCULO DE LEITURA DA ASA – No piano do auditório da ASA, no RJ, no dia 7 de abril, o ator, poeta e compositor Lucas Dain cantou poemas escritos e musicados por ele mesmo. Com o público do Círculo de Leitura, conversou sobre o seu envolvimento com as artes ‒ ele também dança ‒ e as dificuldades para se ex ercer a arte no Brasil. Também ao piano, acompanhou a voz da atriz Tatiana Wainer. Por fim, ouviu a leitura que o ator, diretor e produtor Léo Wainer, seu sogro, foi convidado a fazer, de improviso, de um texto relacionado a Pessach. A performance em família terminou, como sempre, com o lanche tradicional das nossas rodas de leitura.

TALENTO CARIOCA EM MILÃO – Silvia Blumberg fez parte do grupo do “Rio + Design”, que representou o design carioca em Milão no evento realizado entre os dias 14 a 19 de abril. O tema foi “Sustentabilidade e Educação Ambiental” e Silvia utilizou em suas obras materiais não-convencionais, aliados à prata, ao ouro e às pedras preciosas para dar vida às joias, como pó de madeira, papel e cimento.

BOLO DA VOVÓ – André Barninka inaugurou no último dia 14 de abril, no bairro das Perdizes, em São Paulo, o “Bolo da Vovó”. O endereço é Rua Doutor Franco da Rocha nº 651 – Tel. 3862-1022.

II FEIRA DO LIVRO JUDAICO EM PORTUGUÊS – Especializada em livros sobre a cultura judaica, a Editora Maayanot coordena a segunda edição da Feira do Livro Judaico em Português que acontece dia 26 de abril, entre 9h e 20h30, no Salão de Festas da Sinagoga Beit Yaacov. Neste ano, uma das grandes homenageadas será Tatiana Belinky, uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas com mais de 250 livros voltados para este público. Outra atração será o escritor Marcio Pitliuk, que lançará o seu último livro, “150 Anos de Imigração Judaica da Europa Central”, da trilogia de imigração judaica. Também a consagrada historiadora e socióloga Eva Blay autografa às 10h30 o livro “O Brasil com Destino”.

20
20