LIBERDADE É DEBATIDA NA SINAGOGA BETH-EL

Debate sobre a Visão Profunda da Liberdade reuniu na Sinagoga Beth-El cinco experts no assunto: O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, o filósofo Shogyo Gustavo Pinto, especialista em Budismo, Heni Osni Cukier, cientista político, e o rabino Iehuda Gitelman, cada qual destacando a liberdade sob diferentes óticas: na vida social, espiritual, temporal, política e nas fontes judaicas, da Bíblia ao Talmud. Eles foram recebidos pelo presidente da Beth-El, Daniel Biaslki, e compuseram a mesa juntamente com o coordenador, Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz.

Veja abaixo alguns trechos da discurso do Desembargador Nalini:

“Se cada ser humano pode agir de forma desenvolta, independente, a vida humana é uma sequência incessante de ações singulares. Ações produzidas por quem, desde o nascimento, é livre, ou seja, desfruta o direito de desenvolver plenamente a sua atividade física, intelectual e moral, e, nesse sentido, pertence-lhe o direito de desfrutar o produto dessas atividades”.

“Liberdade tem uma dimensão sensível e exterior e tem uma dimensão igualmente sensível, mas interna. Há quem se sinta aprisionado. Pelas ambições, pelas paixões, pelos anseios insatisfeitos. Isso é próprio da condição humana. Mas há quem consiga se desapegar de tudo o que é exterior e se sinta inteiramente livre”.

“Costumo dizer que, extraídas as condições naturais que nos limitam, sobra uma imensa faixa de liberdade para desenvolvermos o nosso destino. A escolha da trajetória a percorrer nesta frágil e efêmera jornada é responsabilidade pessoal. E cada um de nós tem a obrigação de fazer com que o mundo seja um pouco melhor porque nós aqui estivemos”.

239_especial_2_1Daniel Bialski, presidente da Sinagoga Beth-El,

e Desembargador José Renato Nalini

239_especial_2_2Heni Osni Cukier, Dr. Pedro M. Albernaz e

Shogyo Gustavo Pinto

239_especial_2_3Christian de Rogatis, Dalio Sahn e Silvia T. Hidal

239_especial_2_4Desembargador Nalini, Daniel Bialski, José Vicente e

rabino Iehuda Gitelman

239_especial_2_5Ester Tarandach, Gingi e Heni Osni Cukier

239_especial_2_6Salim, Loretta e Sarah Nigri

239_especial_2_7Juliana Bialski e Marlene Mangabeira

239_especial_2_8Daniel Bialski, Glorinha Cohen e Des. Nalini

239_especial_2_9Iona,Betty Feffer e Shogyo Gustavo Pinto

239_especial_2_10Sarita Rawet e uma amiga

239_especial_2_11Maria Beatriz e David Cytrynovicz e Rabino Iehuda Gitelman

239_especial_2_12Desembargador Nalini, Daniel Bialski e Octávio Aronis

20
20