OS 80 ANOS DE ARNALDO NISKIER

239_fique_4_1

A Academia Brasileira de Letras está convidando para a comemoração dos 80 anos do Acadêmico Arnaldo Niskier dia 30 de abril. Vários eventos marcarão a data, como a abertura da Exposição Arnaldo Niskier 80 anos na Galeria Manuel Bandeira e o lançamento da Fotobiografia de Arnaldo Niskier no Petit Trianon.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e jornalista há mais de 50 anos,o carioca Arnaldo Niskier é um dos mais destacados intelectuais da nossa comunidade e já ocupou os mais importantes cargos na área da Educação no país, como o de Professor Titular de História e Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (aposentado), Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (1968/1971), de Educação e Cultura (1979/1983), de Cultura (de 2004 a 2005) e Educação (2006). É Membro efetivo da Academia Brasileira de Letras (Cadeira no 18) desde 1984, da qual foi presidente no período 1998/1999. Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército(ECEME), é Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão, Membro da Academia das Ciências de Lisboa – a partir de 2000 – , Presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa – Escola do Rio de Janeiro(CIEE/RJ) – a partir de janeiro de 2008 -, Membro do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio, Diretor do “Jornal de Letras”, Presidente do Instituto Antares e articulista do Jornal do Brasil”, do “Diário do Comércio”(SP), de “A Gazeta” de Vitória, “Jornal do Comércio” do Rio de Janeiro e do “Jornal do Comércio” de Recife.

Também é autor de mais de 50 livros, entre os quais: “A Nova Educação”; “Tecnologias Educacionais”; “Educação Brasileira: 500 Anos de História”; “O Impacto da Tecnologia”; “Qualidade do Ensino”; “Tragédia do Ensino Público” e “LDB – A Nova Lei da Educação”, “Educação à Distância – A Tecnologia da Esperança” , “Shach: as lições de um sábio”, “A Educação da Mudança”, “O Padre Antonio Vieira e os Judeus”, “Dr. Roberto” (co-autor) e “10 anos de LDB – uma visão crítica”. Na literatura infanto-juvenil: “O Dia em que o Mico-Leão Chorou”; “A Coragem da Tartaruga Careta”; “O Boto e o Raio de Sol”; “O Saruê Astronauta”; “A Constituinte da Nova Floresta”; “Uma Incrível Viagem a Marte”, “Quando as Aves se Amam” , “O Drama das Baleias Cinzentas” “Bafafá no Reino Dourado” e “ Sonho Maluco”.

Dentre as distinções e condecorações que recebeu estão a da Legião de Honra da França, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito de Portugal, Ordem do Leão da Finlândia, Colar do Mérito Judiciário – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Medalha Visconde de Mauá – Associação Comercial do Rio de Janeiro, Ordem do Mérito Cívico – Liga da Defesa Nacional, Ordem do Mérito Cultural da Magistratura, Ordem do Mérito Militar Grande-Oficial, Medalha Osório Duque Estrada – Academia Paulista de História, Medalha JK (Governo Aécio Neves), Ordem do Mérito Cultural – Grau Comendador – Soc.Bras. de Heraldica e Humanística e a Medalha do Mérito Social Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ –

239_fique_4_2