ISRAEL COMEMORA 67 ANOS DE INDEPENDÊNCIA – POR DAVID S. MORAN

240_especial_1_1


240_especial_1_2

240_especial_1_3O Estado de Israel moderno vive de otimismo constante. Já o líder David Ben Gurion declarou quando da fundação do Estado: “aqui em Israel para ser realista, a gente precisa acreditar em milagres”.

As novas gerações mal conseguem entender a grandeza da fundação e independência do Estado de Israel, para onde fluíram e continuam chegando judeus após 2000 anos de dispersão, perseguições e discriminações.

Em 67 anos, com todas as dificuldades e adversidades, Israel absorveu judeus de todos os cantos do mundo. Grande parte deles foram de países árabes, como o Iraque, Egito, Marrocos, Síria, Líbano e outros de onde foram expulsos. Para o novo país afluiram judeus sobreviventes do Holocausto, que não mais queriam viver na Europa.Também emigraram judeus que conseguiram sair da ditadura comunista da URSS, da Etiópia e de muitos outros países do mundo. Em Israel como disse o humorista Efraim Kishon:” os pais aprendem a língua dos filhos”. É o único pais do mundo que reviveu uma língua morta – o Hebraico – que hoje todo recém nascido fala. Israel solucionou o problema de refugiados judeus, absorvendo-os.

Muitas vezes, a imagem projetada pelos meios de comunicação, não reflete a realidade de Israel. Para que alguém conheça esta realidade e a da região, sugiro passar alguns dias (ou mais) neste pequeno país em dimensão, mas gigante pelas realizações que obteve. Inúmeras vezes ouvi:” imaginei algo e a realidade que vi e presenciei no tempo que passei em Israel, é bem diferente.

Também pudera. Israel com apenas 8.3 milhões de habitantes (80% judeus e 20% árabes) tem a maior proporção de ganhadores do Premio Nobel, por habitantes. A expectativa de vida do israelense está numa posição privilegiada-14a- com a média de vida para homens de 80 anos e das mulheres de 84 anos. Tem instalação de aquecedores de água solares em 90% das casas, a maior porcentagem do mundo. Bem antes de ser coqueluche ecológica mundial, Israel já plantava árvores, inclusive no deserto e tem mais árvores atualmente do que no passado. Também implantou o sistema de irrigação por gotas, para economizar água.

240_especial_1_4Israel publica mais livros e revistas por pessoa do mundo. Seus arqueólogos desvendam a importante história desta região (enquanto outros tentam destruir e apagar vestígios de outros povos e culturas). Até a UNESCO declarou muitas localidades como patrimônio histórico mundial. Mais recentemente foram declarados as cavernas de Beit Guvrin e localidades bíblicas como Megido, Hazor e Beer Sheva (da época do Patriarca Abrão ). A Rota do Incenso e cidades do Deserto do Negev de Avdat, Shivta, Haluza e Mamshit, por onde passava importante rota comercial nos Séculos III e II A.C, bem como Massada, a cidade velha de Acre e a Cidade Branca (Bauhaus) em Tel Aviv, também o são.

Jerusalém (800mts do nível do mar) é considerada o centro do mundo e o próximo Mar Morto é considerado o lugar mais baixo do mundo.(400 mts abaixo do nível do mar).

A agricultura israelense é conhecida em todo o mundo por sua tecnologia e inovações. Desenvolve novas frutas e verduras, inclusive o tomate pequeno tipo cherry. Com tecnologia consegue obter mais rendimento, como o leite, dos animais.

A falta de água potável obrigou o Estado de Israel a montar no inicio da década de 60 do século XX rede de transporte de água do Mar da Galileia (Kineret) até o deserto do Negev, que ocupa mais da metade do país. Hoje com tecnologia consume-se mais água desalinizada. A tecnologia avançada do país fez com que Israel já em 1988 enviou o Satélite Ofek1 (horizonte) e em 1995 lançou o satélite de comunicação Amos.

Recentemente,(20.3.15) a Agência Bloomberg publicou sua análise dos países inovadores que tem o maior volume de pesquisas tecnológicas, concentração de companhias de alta tecnologia e capacidade de produzir patentes. Israel ficou na 5ª posição, antecipada somente pela Coréia do Sul, Japão, Alemanha e Finlândia. Logo após Israel vem a EUA, Suécia, Cingapura, França e Inglaterra em 10a colocação.

É o terceiro país em quantidade de companhias negociadas na Bolsa de New York. Só no primeiro trimestre deste ano, lançou no Wall Street ações no valor inicial de 1.5 bilhões de dólares.

Companhias do mundo todo compram e ou instalam no “start-up nation” seus centros de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Um dos exemplos é a Apple. Neste mês (abril) fez a terceira compra em Israel, adquirindo a LinX, que se especializa em câmeras tecnológicas de alta precisão para o iPhone. Em 2011 comprou a Annobit e dois anos depois a Mobileye.

O movimento Sionista trabalhou e combateu pela criação do Estado de Israel. Um Estado com mais igualdade social do que nos países vizinhos e de muitos países do mundo, direitos para todos os cidadãos, liberdade de expressão, democracia na qual todos os segmentos da população são representados, mulheres tem igualdade de condições.

Apesar desses fatos que mais condizem com a visão e ideologia de críticos de Israel, esses por certas razões preferem apoiar os palestinos, a violência a falta de direito humanos, da mulher e das condições de vida. Pode ser por falta de conhecimento ou por cegueira. Contudo isso, Israel continua lutar para sobreviver, mesmo depois de 67 anos de Independência, no qual mostrou que é uma ilha iluminada no meio da mata selvagem.

O Estado de Israel mostrou nestes 67 anos de que é um farol que ilumina o mundo. Israel continuará provando ao mundo que daqui saem bons cerebros, boas invenções, boas tecnologias, boa medicina e boa qualidade de vida. Como diz o provérbio: “os cães ladram e a caravana passa”, Israel mostrará para sempre do que é capaz.

CATORZE DISTINGUIDOS ISRAELENSES ACENDERÃO TOCHA

Na véspera do Yom Ha’atzmaut (Dia da Independência) é um dos dias mais tristes de Israel, é o Yom Hazikaron (Dia da Lembrança). Neste dia centenas de milhares de familiares, amigos, conhecidos vão aos cemitérios e recordam os entes queridos que deram a vida para a criação do Estado de Israel.

Depois do pôr do sol, em todas as cidades e comunidades no país explode a alegria com festas, apresentações e fogos de artifício. Um pais inteiro comemora a grandeza de viver um momento histórico de ter um país livre e independente. As casas, edifícios e carros são decorados com a bandeira azul e branco. Na manhã seguinte é a festa dos pneus nas estradas. Todos os parques, vales e até debaixo de cada árvore se encontram famílias de israelenses acendendo as churrascarias e enchem a “pita” com humus, tahina, salada e carne assada.

O ato oficial ocorreu na noite do Yom Ha’atzmaut (este ano 22.4) quando no Monte Herzel, em Jerusalém, com a presença das altas autoridades do país, 14 pessoas escolhidas por uma comissão acenderam tochas. Este ano foram escolhidos 7 homens e 7 mulheres pioneiros no seu ramo, que tiveram realizações excepcionais e excelentes marcos, em várias áreas da vida.

Os destacados deste ano foram:

Dr. Dany Gold, general da reserva da Força Aérea de Israel, que tem uma companhia e idealizou e desenvolveu o missel anti-míssel, Iron Dome, que teve sucesso de mais de 90% no abatimento de misséis lançados contra Israel.

Ehud Shabtai,inventou e projetou o aplicativo Waze, que direciona milhões de pessoas em mais de 120 países do mundo e “trouxe muito orgulho a Israel”.

Or Assoulin, jovem estudante de colégio que fundou e dirige a companhia Golden Mindes de desenvolvimento para jovens empresários e participa no programa de exelência de engenharia bio-médica.

Malka Pietrokovsky, professora para mulheres nas áreas da religião judaica, com conhecimento exepcional, valente e faz para aproximar as pessoas.

Rami Levy, homem de negócios, que foi feirante e atualmente tem rede de supermercados e não teme enfrentar as grandes redes, abaixando preços.

Dr. Gabi Idan,engenheiro na Rafael que inventou e desenvolveu a idéia de introduzir uma mini camera filmadora em capsula digestiva, Pill Cam, usada nas endoscopias intestinais.

Prof. Martha Weinstock-Rosin, cientista que pesquisou e desenvolveu o remédio Exelon para o tratamento do Alzheimer e melhora a condição de vida dos doentes. Também participou da criação de remédio para o mal de Parkinson.

Avihu Medina,compositor e cantor, foi escolhido pelo enriquecimento da cultura e da música israelense.

Sima Shein, escolhida pelos trabalhos que fez na área da segurança do pais. Serviu no Serviço de Inteligencia do IDF, depois serviu no Mossad e foi a Diretora da Unidade de Pesquisa do Mossad. Depois trabalhou no Conselho de Segurança Nacional e foi diretora do desk iraniano no Ministério de Assuntos Estratégicos.

Alice Miller, pródiga estudante estudou Engenharia Aeronautica no Technion e quando se alistou pediu para ir a curso de pilotos de caça e foi recusada, “pois isto não é para mulher”. Lutou e até foi em 1994 a Suprema Corte que recusou seu pedido.No entanto sua luta abriu o caminho para outras soldadas e hoje há pilotas de caça , helicopteros e transporte na F.A.I.

Lucy Aharish, jornalista israelense e apresentadora de TV, de origem árabe. Estudou Comunicação na Universidade Hebraica de Jerusalém e se identifica como”árabe israelense e quer pluralismo e coexistencia em nosso país, Israel”.

Gal Lusky, fundadora e diretora da organização filantrópica, Israeli Flying Aid, especializada em ajudar e salvar vidas de populações que sofrem de epidemias, desastres naturais e guerras.

Rafi Mehudar,engenheiro mecanico que inventou o método de irrigação por gotas, “que fizeram possível formar comunidades agricolas em áreas deserticas e de escassa água no mundo todo”. Também ajuda na pesquisa da cura do cancer e incentiva jovens inventores.

Dan Korkovsky, cabo no exercito israelense, onde foi integrado pelo programa”vemos longe”, que ajuda alistar jovens autistas de ambos os sexos ao Serviço de Inteligencia do I.D.F.para o Sistema de Decodificação. Ele se destaca e serve de exemplo e contribui para seu sucesso.

Pessoas como estas destacadas e outras ajudam Israel a ser o que é, e levam o nome do país positivamente para todo o mundo.

240_especial_1_5CHLOE VALDARY ORGULHOSA DE ISRAEL

Chloe é uma jovem negra de 22 anos de New Orleans. Esta jovem é cristã e muito carismática e nada sabia sobre Israel. No 2º ano na Universidade leram Êxodos e esta estudante de Relações Internacionais,aprofundou-se na cultura e literatura judaica. Já visitou Israel 3 vezes e cada vez retorna mais entusiasmada com as realizações do jovem país. Ótima oradora, cobre-se com a bandeira de Israel e dá suas palestras com todo o fervor, onde quer que a convidem, mesmo em Universidades contrárias à sua causa.

a


David S. Moran, Hertzelia, Israel – vavamoran@hotmail.com

20
20