CHABAD É SEFARADI OU ASHKENAZI? – RABINO ARIEH RAICHMAN

241_história_4Que diferença faz se alguém é Sefaradi ou Ashkenazi? O importante é viver uma vida judaica, cumprir a Torá e Mitzvot que todos os judeus (independentemente de serem Sefaradim ou Ashkenazim) precisam fazer.


Certa vez, visitei um membro da comunidade e fui perguntado se Chabad é Sefaradi ou Ashkenazi? Respondi que a pronúncia do hebraico é como Ashkenazi, mas grande parte do texto da oração e costumes são similar aos Sefaradi. A resposta recebeu a aprovação pelo autor da pergunta, mas a questão ainda me incomodava. Que diferença faz se alguém é Sefaradi ou Ashkenazi? O importante é viver uma vida judaica, cumprir a Torá e Mitzvot que todos os judeus (independentemente de serem Sefaradim ou Ashkenazim) precisam fazer.

A nação judaica passou por períodos difíceis de pogroms, exílios, conversões forçadas e do holocausto. No entanto, o que sobreviveu foi a nossa Torá e Mitzvot. Outros conceitos (como terra judaica, língua judaica, etc.) em épocas eram dominantes em nossas vidas, em outras simplesmente desapareceram. Houve um tempo em que não podíamos viver em Israel, mas mantivemos nosso judaísmo fora da Terra Santa. Muitos dialetos judeus falados no passado desapareceram, mas não nossas mitzvot. Isso mostra que a base da imortalidade judaica depende da Torá e mitzvot.

Se olharmos na nossa história (Divrei Hayamim), houve grupos que se desviaram da fundação adequada. Estes grupos ou se assimilaram e não existem mais, ou eles voltaram para o caminho correto que seus avós mantiveram. É difícil pensar no futuro, mas devemos. O que será de sua futura progênie? Será que vamos apenas dizer-lhes que são de descendência Sefaradi ou Ashekanzi, ou melhor, vamos ensiná-los a viver suas vidas como judeus através da Torá e Mitzvot?

Temos a obrigação de ligar nossos avós aos nossos netos. Podemos não falam a mesma língua ou vestir-nos como eles, mas o que para sempre nos conectará é a Torá e Mitzvot.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20