PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

Dovi

Em relação à lista da Universidade (de Santa Maria), também gostaria muito de obter essa lista. Com isso, eu poderia realizar a missão que o Rebe confiou a todos nós: alcançar todos os judeus, até mesmo os mais distantes e remotos, e levar até eles a sua herança judaica.


Meus amigos,

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria solicitou uma lista com nomes de alunos e professores de origem israelense, causando indignação internacional.

Isso faz parte do movimento para boicotar produtos israelenses. O pior é que esses antissemitas nem sequer sabem ser originais. Em 1938, na Alemanha, a primeira coisa que fizeram foi boicotar as lojas dos judeus.

Hoje um amigo me mostrou um documento, que ele até emoldurou e pendurou na parede de seu escritório. Esse documento, em francês, é oficial, e foi entregue ao seu avô, que era dono de uma loja, ordenando-o a deixar a propriedade por ser judeu. Isso foi baseado em uma lei de 22 de julho de 1941, em Vichy, França.

O primeiro-ministro israelense Netanyahu afirmou: “Se você rotular produtos, acabará rotulando pessoas”. É isso o que parece estar acontecendo agora no Rio Grande do Sul.

Em relação à lista da Universidade, embora pessoalmente eu não esteja preocupado em ser rotulado (já uso uma kipá), também gostaria muito de obter essa lista. Com isso, eu poderia realizar a missão que o Rebe confiou a todos nós: alcançar todos os judeus, até mesmo os mais distantes e remotos, e levar até eles a sua herança judaica.

Comemore conosco este legado do Rebe, na noite de Inspiração terça-feira, 23/6, no Clube “A Hebraica” – Salão Adolpho Bloch.

Um abraço e Shalom!


RABINO DOV GOLDBERG – SINAGOGA DO MORUMBI

20
20