MINÚSCULO DESVIO DE ROTA – RABINO NISSIM KATRI

244_HISTORIA RABINICAS _2

     Uma pessoa pode pensar que um menor desvio de comportamento daquilo que é exigido pela Torá é insignificante. Infelizmente não percebemos que isso pode ter sérias consequências.

      Se um míssil direcionado a um planeta está fora de curso apenas por uma fração de milímetro, no curso de milhões de quilômetros que este foguete deve viajar, este erro minúsculo na origem vai causar um desvio de muitos quilômetros distante de sua rota.

     Isto é igualmente verdadeiro no comportamento humano. Podemos menosprezar coisas como sendo insignificantes, e não perceber que a longo prazo um erro minúsculo pode se multiplicar por mil. Isto é importante também na educação de jovens. Se nos deixarmos que eles acreditem que como crianças um leve desvio da verdade é desprezível, eles podem crescer pensando que uma falsidade grosseira é permissível.

      Se um pequeno pedaço de alimento não casher cai acidentalmente em uma grande quantidade de comida casher, de tal maneira que a proporção de casher para não casher é maior que 60 para 1, a comida pode ser ingerida. No caso do chametz em Pessach, contudo isto não se aplica. Até mesmo se uma minúscula porção de chametz é um milionésimo da mistura, ela é toda proibida. Isto pode ser porque é da natureza do chametz de mudar fundamentalmente outras coisas. Um minúsculo pedaço de fermento pode fermentar uma enorme quantidade de farinha.

      Devemos tomar cuidado de não desprezar algo proibido como insignificante. Nós não sabemos o quão distantes suas consequências podem chegar.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.
www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br
20
20