O SEGREDO DA HUMILDADE – RABINO KALMAN PACKOUZ

244_HISTORIA RABINICAS _3

Humildade não é sentirmo-nos pessoas de baixa estirpe ou inúteis ou negar a nossa capacidade. Humildade é reconhecer as nossas forças e capacidades – e saber que elas são um presente do Todo-Poderoso.


       A Torá afirma: “Moisés era extremamente humilde, mais do que qualquer pessoa sobre a face da Terra” (Números 12:3).  Como é possível que Moisés continuasse humilde após escrever estas palavras que o Todo-poderoso lhe ditou ao escrever a Torá?

        Humildade não é sentirmo-nos pessoas de baixa estirpe ou inúteis ou negar a nossa capacidade. Humildade é reconhecer as nossas forças e capacidades – e saber que elas são um presente do Todo-Poderoso.

      O Rabino Noah Weinberg, fundador da Organização Aish HaTorah, ilustrou isto da seguinte maneira: duas pessoas estão na sua frente. A primeira lhe pergunta: “Você quer me ver fazer algo realmente especial?” e, em seguida, ela, orgulhosamente, acena a mão na frente do seu rosto. A segunda pessoa diz: “Isto não é nada” … “Eu tenho um QI de 168!” Perguntou o Rabino Weinberg: “Do que a segunda pessoa está tão orgulhosa? O Todo-poderoso deu-lhe a dádiva de uma maior inteligência — mas, é apenas uma dádiva, igual à nossa capacidade de mover os nossos membros. O segundo homem fez alguma coisa para merecer uma maior inteligência? Não! Se nos dermos conta de que tudo que temos são dádivas, então podemos ter prazer nelas – e não seremos orgulhosos”.

        Escreveu o Rabino Abraham Twerski: “Há apenas um traço de personalidade que repele e afasta a presença de D’us: o orgulho (Talmud Babilônico, Arahin 15b). E ele oferece as seguintes citações sobre a humildade:

        O Rabino Yehoshua de Ostrova (1819-1873) disse que um orgulhoso é pior do que um mentiroso. “O mentiroso não acredita em sua própria mentira, enquanto que um orgulhoso está convencido de sua superioridade”.

      O Rabino Mendel de Kotzk (1787-1859) disse: “A pessoa que procura reconhecimento é muito parecida com uma cabra que usa um sino ao redor de seu pescoço para anunciar o seu paradeiro”.

          Clique também em nosso site e leia um espetacular artigo sobre humildade (em inglês): http://aish.com/spirituality/48ways/Way_7_The_True_Charisma.asp ou em português pelo email meor18@hotmail.com.


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim  semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com  – Email – meor18@hotmail.com