REFLEXÕES SOBRE O AMADURECER – POR DORLI KAMKHAGI

CURRICULO DORLI - FOTO

O verdadeiro amadurecimento é uma conquista que vai além das transformações faciais, pois regenera a alma e permite que possamos desconstruir medos e aprendamos a nos reinventar.


Cada vez mais as pessoas se preocupam com a questão da vida que se prolonga e esta é a boa noticia. Porém existe o grande temor que acompanha esta existencia maior que é repensar nas decisões, escolhas e sobretudo como será o amadurecer. As mídias e o mundo nos vendo como uma imagem de velhos sarados que vivem num playground eterno de felicidade, tentando a todo custo nos doutrinar de que não podemos ficar velhos.

Então acabamos por viver um conflito no qual algumas pessoas vão em busca de modelos e fórmulas preciosas que possam garantizar um eterno “forever young”. Outras buscam nas diferentes e sucessivas trocas amorosas um reasseguramento do quanto são desejáveis e o natural: o processo de amadurecer.

Muitas vezes, quando aceitamos o nosso momento de vida acompanhando o ciclo vital, vamos perceber que existe uma beleza, uma força, e porque não uma libido de vida colocada nesta vivencia real e plena.

Quanta energia e fantasias que precisamos criar para negar algo que pode nos propiciar uma outra percepção da vida e de nossa trajetória.

O verdadeiro amadurecimento é uma conquista que vai além das transformações faciais, pois regenera a alma e permite que possamos desconstruir medos e aprendamos a nos reinventar.


DORLI KAMKHAGI – Doutora em Psicologia Clinica – Coordenadora de Pesquisas e Grupos no Lim 27 IPq da FMUSP – Mestre em Gerontologia – Terapeuta de Casais. Saiba mais.

20
20