SP GANHA NOVO CENTRO JUDAICO: A UNIBES CULTURAL

246_FIQUE_01_05

A centenária entidade assistencial Unibes, de São Paulo, expandiu sua área de atuação e inaugura, dia 24 de agosto, o projeto Unibes Cultural, cuja sede ocupará o prédio onde funcionou por 12 anos o Centro de Cultura Judaica, no bairro do Sumaré.

Em entrevista ao jornal Tribuna Judaica, a presidente da Unibes, Celia Parnes, justifica a nova empreitada: “Há uma demanda na comunidade judaica por atividades culturais”, mas o centro estará aberto a judeus e não judeus e “fortalecerá a presença judaica na cidade”.

“O edifício será reformado. Vamos derrubar o muro que cerca o prédio. Será um símbolo de abertura do espaço para a cidade”, disse à Folha de S. Paulo Bruno Assami, diretor executivo da instituição.

Na parte externa, em frente ao prédio, será implantada uma praça de alimentação e, na parte interna, um lounge. O Food Park Oscar Freire oferecerá outra opção gastronômica.

Entre as atividades de ensino oferecidas a partir de agosto, estão “Jewrassic Park”, sobre a milenar cultura judaica; “Kabbalah”, com o professor Márcio Mussel; e “Hebraico Moderno”.

Na inauguração, 17 de agosto, às 20h, uma palestra gratuita com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, com o tema “A Vida que vale a pena ser vivida”, abrirá o projeto Janelas do Conhecimento, que promoverá atividades sobre diversas áreas do saber.

Uma programação semanal de formação e inclusão cultural promoverá diversas atividades intergeracionais e capacitação para jovens. Em destaque também uma nova Feira de Design na cidade, e o TED X, conferência internacional com o espírito de promover ideias.

De terça a sexta-feira, na hora do almoço e ao final da tarde, um grupo de músicos percorrerá diferentes repertórios.

Nos finais de semana, filmes brasileiros e estrangeiros serão exibidos seguidos de debates. Na última semana de cada estação do ano serão exibidos clássicos do cinema ao ar livre.

Ainda nos finais de semana, a programação infantil terá cinema, teatro e ateliê. Também haverá passeios em grupo pelo bairro do Sumaré aos domingos pela manhã.

A programação cultural conta ainda com concertos de música lírica e de virtuoses do piano.

O projeto “Diálogo no Escuro: Ultrapassando seus limites” traz a São Paulo uma adaptação da exibição internacional denominada “Dialogue in the Dark”, na qual o visitante caminha por cerca de seis diferentes ambientes, totalmente escuros, guiado por deficientes visuais.

Inscrições e mais informações via (11) 3065-4337 ou (11) 3065-4349 e educação@unibescultural.org.br

246_FIQUE_01_06

20
20