EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como o Secretário Estadual Floriano Pesaro, Simone Siebner, desembargador Antenor Demeterco Júnior, Ari Zugman, Charles London, Nanette Konig, Samy Wurman, Rafael Neubern, Sergio Malbergier, Clarice Jozsef, Eduardo Sirotsky Melzer, embaixador Reda Mansour, Veronica Berman, Sabina Deweik, Sandra Strauss, Taly Szwarcfiter, Yael Steiner, Mariano de Beer, Leslie Marko, Juliano Dip, Elza e Tatiana Ajzenberg, dentre outros.


JEWISH IN É HOMENAGEADA NA SEMANA DE LIDERANÇA JOVEM

27_fc_1.1

Vereador Aurélio Nomura, Simone Siebner e Floriano Pesaro, secretário de Estado do Desenvolvimento Social

A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma homenagem à Associação Cultural Jewish IN, dentro da Semana da Liderança Jovem, que visa reconhecer e incentivar jovens engajados pelo bem estar social e seus esforços em prol dos cidadãos na cidade. O vereador Aurélio Nomura foi o anfitrião da Sessão Solene, que contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Social Floriano Pesaro e do presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez, também organizadores da programação. A entidade, que é presidida por Charles Tawil e coordenada por Simone Siebner, foi homenageada pela segunda vez na Semana de Liderança Jovem, o que é um reconhecimento para a relevante atuação dela junto à comunidade.


ANTISSEMITISMO FOI TEMA DE PALESTRA NA B’NAI B’RITH DO PR

27_fc_1.2

Durante jantar realizado pela Loja Chaim Weizmann, da B’nai B’rith do Paraná, o desembargador Antenor Demeterco Júnior proferiu palestra enfocando o Antissemitismo, à qual compareceram, dentre outros, Ari Zugman, presidente da Federação Israelita do Paraná; Charles London, presidente da Kehilá do Paraná, o rabino Pablo Berman, dirigentes de entidades comunitárias, além de irmãos da B’nai B’rith do Paraná. Estudioso de diversos temas, o magistrado abordou a questão da origem de “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, livro apócrifo utilizado para estimular o preconceito e o ódio aos judeus. Demeterco foi recebido pela presidente da B’nai B’rith, Ester Proveller, e pelo vice-presidente da entidade, Waldemir Kürten (todos na foto).


NANETTE KONIG, COLEGA DE CLASSE DE ANNE FRANK, LANÇA EM SP LIVRO SOBRE SUA VIDA

27_fc_1.3

Nanette Konig, 86, colega de classe de Anne Frank e sobrevivente do Holocausto, lançou em SP o livro “Eu sobrevivi ao Holocausto: o comovente relato de uma das últimas amigas vivas de Anne Frank” . Deportadas para o campo de extermínio nazista de Bergen-Belsen, elas quase não se reconheceram no reencontro poucas semanas antes da morte de Anne. Nanette não entende como sobreviveu. “Foi por acaso”. Libertada, pesava 31 quilos e estava sozinha no mundo.


SERGIO MALBERGIER PARTICIPA DE BATE- PAPO SOBRE “A CRISE NO BRASIL” NA SEDE DA NA’AMAT

27_fc_1.4

Sergio Malbergier (na foto com Ester, sua mãe, e a presidente Clarice S.Jozsef), jornalista e diretor de comunicação da Conib, participou de um bate-papo sobre “A Crise no Brasil”, na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo. Ele falou sobre a redemocratização do Brasil fazendo uma avaliação dos governos Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula, chegando até a presidente Dilma, explicando sobre os motivos que levaram à crise atual. Segundo ele, a situação é grave.


SINAGOGA TIFERET LUBAVITCH RECEBE O NOVO RABINO

image1

O Rabino Menachem Mendel Begun e sua esposa Mindy Begun chegaram recentemente a São Paulo como os mais novos Shluchim (representantes do falecido Lubavitcher Rebbe Z’L) para ajudarem no trabalho do avô, Rabino Yaakov Begun, na Sinagoga Tiferet Lubavitch, no bairro de Higienópolis. Nascido em Los Angeles – Califórnia, onde seus pais, Rabino Aron e Esty Begun, têm um Chabad Center, ele estudou na Yeshiva Or Elchanan, seguindo para continuar e fortificar seus estudos de Tora, Talmud e Chassidismo em Brunoy-França. Depois viajou por mais dois anos para estudar e também ser um “shaliach” (representante do Rebbe Z’L) em Melborne-Australia. Sua esposa Mindy Begun nasceu em Rochester – NY, onde seus pais, tambem “shluchim” , têm um Chabad Center. Ambos cresceram como filhos de “shluchim” e, com toda esta bagagem e background, vemos o enorme potencial deste jovem casal de trazer “sangue novo” para o já grande trabalho realizado pelos avos Rabino Yaakov e Shendel Begun, por mais de 60 anos. Interessante enfatizar que são os primeiros “shluchim” a fundar o Movimento Chabad-Lubavitch no Brasil.


3ª SEMANA JURÍDICA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

27_fc_1.5

Samy Wurman, Conselheiro-Substituto do TCESP, ao lado da Ministra do STF Carmem Lúcia e do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Rafael Neubern, na abertura da Semana Jurídica do TCESP, dia 10 de agosto.


EDUARDO SIROTSKY MELZER DEIXA MENSAGEM INSPIRADORA EM PALESTRA EM FLORIANÓPOLIS

27_fc_1.7

Em Florianóplis, o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, convidado especial do LIDE SC, impactou os empresários presentes com uma apresentação franca e forte em argumentos sobre as mudanças que o Grupo implementou em seus negócios neste ano. Melzer encerrou a tarde dando um exemplo de como líderes devem se comportar diante de uma situação de crise: “É preciso se livrar daquilo que não é importante e que apenas nos consome energia. Selecionar e tirar de ‘nossas agendas’ o que não é necessário. Por isso, encontrar onde está a sua alma e o que é realmente importante para você são fatores fundamentais. Afinal, essa será a cara que você vai dar para a sua empresa”. Foto: Fernando Willadino


EMBAIXADOR REDA MANSOUR SE DESPEDE DO BRASIL

27_fc_1.8

“Daqui alguns meses encerrarei minha missão no Brasil. Solicitei retornar para casa mais cedo porque minha família não poderia se juntar a mim, necessitando de minha presença. Sinto-me muito privilegiado por ter servido como embaixador de Israel no Brasil, uma das embaixadas mais importantes do mundo, especialmente para um diplomata jovem. Este ano realizei 20 visitas de trabalho em todo este grande país e descobri um povo maravilhoso, feliz, tranquilo e cheio de amor por Israel. Ainda tenho pela frente muitos anos de serviço público e continuarei a trabalhar pela liberdade, paz e diálogo na nossa região”.

Dani Dayan será o próximo embaixador de Israel no Brasil (vide matéria nesta edição).


APAGANDO VELINHAS

27_fc_1.9

Veronica Berman reuniu cem amigas para comemorar seu aniversário no restaurante Alessandro e Frederico, do Fashion Mall, com direito a show de “stand up” e caricaturista.


DE TUDO UM POUCO

EUPREENDEDORAS – REALIZADORAS DE SONHOS – Depois do sucesso da jornada carioca das “EUpreendedoras”, Sabina Deweik, Sandra Strauss, Taly Szwarcfiter e Yael Steiner abriram as inscrições para um novo encontro no dia 26 de agosto, agora em São Paulo. Saiba mais: e-mail .

TARDE DAS MULHERES – A tradicional Tarde das Mulheres do Beit Chabad Central, com palestra do Rabino Shabsi Alpern e seguida do toque do shofar, já tem data marcada: 1º de setembro, às 14h, no Buffet França. Desta feita haverá a apresentação musical da cantora de Nova York, Chana Leiah Nunez e você não pode perder.

MARIANO DE BEER ASSUMIRÁ PRESIDÊNCIA DA MICROSOFT PARA A AMÉRICA LATIN – O vice-presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria se despediu da instituição durante almoço em SP ao qual compareceram, dentre outros, Roger Ingold, Norberto Birman, Romeu Chap Chap, Avi Meizler, Luiz Carlos Aguiar, Abramo Douek, Paulo Kruglensky, David Bobrow e Boaz Albaranes. Mariano assumiu a presidência da Microsoft para a América Latina e está de mudança para o Panamá.

OS 25 ANOS DO KRAV MAGÁ – Lideradas pelo mestre Kobi Lichtenstein, várias atrações marcaram a comemoração dos 25 anos de existência do Krav Magá na América Latina. Durante o evento, realizado na Hebraica/RJ, houve formatura de monitores e de instrutores; cerimônia de entrega de faixas; demonstrações de todas as graduações.

1A CONVENÇÃO DA COMUNIDADE JUDAICA PAULISTA – A Federação Israelita do Estado de São Paulo, entidade teto da comunidade judaica, promoveu na A Hebraica a 1a Convenção da Comunidade Judaica Paulista. O evento, voltado a dirigentes comunitários (voluntários e profissionais), discutiu temas relevantes para a comunidade judaica, tais como: Comunicação, Educação Judaica, Envelhecimento e Juventude.

REPÓRTER DO PROGRAMA CQC DEBATE COM JOVENS EM EVENTO DA FEDERAÇÃO ISRAELITA – A Área de Juventude da FISESP promoveu debate com Juliano Dip, repórter do ProgramaCQC! da TV Bandeirantes. Além de jornalista, o repórter do quadro “Proteste Já”, também é ator e professor. O evento fez parte do Projeto Vikuach, que busca trazer para dentro da comunidade judaica temas do cotidiano que não costumam ser debatidos com os jovens.

LANÇAMENTO DE LIVRO – Elias Salgado lançou no Rio de Janeiro o livro de crônicas “O fim do mundo e outras histórias de beira-rio”.

MUBE PROMOVE CURSO SOBRE HISTÓRIA DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA – Com a proposta de refletir sobre a trajetória da produção artística Moderna e Contemporânea, o curso pretende ampliar conhecimentos e paralelos entre criações artísticas nacionais e internacionais. As orientadoras são a Doutora Elza Ajzenberg, titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Tatiana Ajzenberg, mestre em Comunicação Social. Mais informações: (11) 2594-2601 cursos@mube.art.br , com Nathalia Bevilaqua.

INSTITUTO CULTURAL BERNARDO SCHULMAN TEM NOVA DIRETORIA E CONSELHEIROS – O Instituto Cultural Judaico Brasileiro Bernardo Schulman elegeu, durante assembleia geral realizada no Centro Israelita do Paraná (CIP), sua nova diretoria e membros dos conselhos: Presidente – Antonio Carlos da Costa Coelho; vice-presidente Siomara Paciornik Schulman; diretoria Administrativa e Financeira – Rosi Tulchinski; diretoria de Cultura – Blima R. Lorber; diretor de Comunicação – Szyja Ber Lorber; Conselho Fiscal – Mônica Kastrup, e para o Conselho Curador: Sara Schulman, Sergio Weishof e Wilson Meiler. O Instituto desenvolve atividades culturais desde sua fundação em 14 de agosto de 1988.

ASSESSORA ESPECIAL EM DIREITOS INTERNACIONAIS SOBRE DEFICIÊNCIA VISITA O BRASIL – A americana Judith E. Heumann visitou SP, Brasília e RJ, se reunindo com autoridades do governo e representantes do setor privado e da sociedade civil para discutir assuntos de interesse mútuo relativos aos direitos de pessoas com deficiência, como esportes, incluindo os preparativos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016.

O NOVO LIVRO DE DEBORAH SZTAJNBERG – Ela lançou no último dia 18, em Ipanema, no Rio de Janeiro, o livro “Cala boca já morreu: a censura judicial das biografias”, fruto da sua tese de doutorado.

20
20