HÁ CINCO TIPOS DIFERENTES DE CÂNCER DE PRÓSTATA
“ Esta descoberta pode ajudar os médicos a decidir sobre o melhor curso de tratamento para cada paciente, com base nas características do seu tumor”.
Tipos de câncer de próstata
Não existe “o” câncer de próstata, mas sim cinco tipos diferentes da doença – pelo menos.
Quem garante é a equipe do professor Alastair Lamb, do Instituto Cambridge de Pesquisas do Câncer (Inglaterra), que descobriu uma maneira de caracterizar e distinguir os diferentes tipos de câncer de próstata.
A descoberta deverá ter implicações importantes para a forma como os médicos tratam o câncer de próstata no futuro, permitindo identificar os tumores que são mais propensos a crescer e se espalhar agressivamente através do corpo e que realmente exigem tratamento.
Hoje, a vigilância ativa do câncer de próstata é largamente recomendada para muitos homens, já que grande parte dos tumores nunca se desenvolverá a ponto de representar risco de vida para o paciente.
Impressão digital genética
Observando cromossomos anormais e medindo a atividade de 100 genes diferentes, todos associados à doença, a equipe conseguiu agrupar os tumores em cinco tipos distintos, cada um com uma “impressão digital genética” característica.
Esta análise mostrou melhor capacidade de prever quais cânceres eram susceptíveis de se tornarem mais agressivos do que os testes usados atualmente pelos médicos – incluindo o teste de PSA e a pontuação de Gleason.
Terapia para câncer de próstata não é adequada para todos os casos
“Nossos resultados entusiasmadores mostram que o câncer de próstata pode ser classificado em cinco tipos geneticamente diferentes. Esta descoberta pode ajudar os médicos a decidir sobre o melhor curso de tratamento para cada paciente, com base nas características do seu tumor,” disse o pesquisador Alastair Lamb.
Agora os resultados precisarão ser confirmados em estudos clínicos com grupos maiores de homens, para verificar a validade do novo exame em termos populacionais.
Ver mais notícias sobre os temas:
Fonte: www.diariodasaude.com.br