RICARDO ZUNIGA É O NOVO CÔNSUL-GERAL DOS EUA EM SP

248_fique_2Membro do serviço Diplomático há 22 anos, ele trabalhou  em  Brasília  de  2010 a 2012

Ricardo Zuniga acaba de assumir o posto de cônsul-geral do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, substituindo Dennis Hankins, que foi nomeado embaixador na República da Guiné. Zuniga será responsável pelo distrito consular que inclui os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O diplomata é membro do Serviço Diplomático dos Estados Unidos desde 1993. Antes de vir para São Paulo, era Assistente Especial do Presidente Barack Obama e diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para as Américas. Zuniga serviu na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília como conselheiro político, de 2010 a 2012, e atuou como diretor interino do Escritório de Assuntos Cubanos do Departamento de Estado, no qual foi responsável por toda relação dos Estados Unidos com Cuba e por coordenar a formulação e implementação das iniciativas entre agências voltadas a esse país. Trabalhou também como conselheiro político da Missão dos EUA na Organização dos Estados Americanos (OEA).

De 2004 a 2007, o diplomata atuou como vice-conselheiro político em Madri, onde era responsável por promover a cooperação entre EUA e Espanha no combate ao terrorismo. Serviu ainda em países como México, Portugal e Cuba. No Departamento de Estado em Washington D.C., Zuniga foi responsável por Uganda e Tânzania e trabalhou como analista para Cuba no Bureau de Inteligência e Pesquisa (INR). Formado em Relações Internacionais e Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Virgínia, é casado e tem duas filhas.

20
20