A CONCORRIDA INAUGURAÇÃO DA “UNIBES CULTURAL”
Projeto visa ampliar o trabalho assistencial da entidade, agora por meio de arte, cultura e educação
Foi inaugurado na noite desta segunda-feira (24), o espaço “Unibes Cultural”, um projeto inovador com o objetivo de unir arte, cultura, educação, assistência social e empreendedorismo em um mesmo local. Localizado na Rua Oscar Freire, 2.500 – ao lado da estação Sumaré do Metrô – o projeto vem coroar o trabalho desenvolvido pela Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor e que neste ano completa 100 anos de atuação.
A inauguração contou com a presença de importantes convidados da comunidade judaica e da cena cultural paulistana. A cerimônia de abertura teve como anfitriã a atriz Maria Fernanda Cândido. Participaram do cerimonial: o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, representando o governador Geraldo Alckmin; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o secretário de Estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo; o secretário Municipal de Cultura, Nabil Bonduki; a presidente da Unibes, Célia Parnes; e o diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami.
O secretário Floriano Pesaro agradeceu o convite em nome do governador Geraldo Alckmin e destacou a competência da Unibes no desenvolvimento humano, social e sua atuação agora na área cultural. “Tenho um carinho e um histórico de atuação e parceria junto à Unibes que dura muitos anos. A Unibes é uma organização referência na área de promoção humana e esta nova iniciativa só tende a enriquecer nossa vida cultural, abrir possibilidades para que mais pessoas desfrutem de um ambiente transformador e que desenvolva o potencial do ser humano”, disse.
De acordo com a presidente da Unibes, Célia Parnes, a criação do novo conceito começou há dois anos e a ideia central era fazer da Cultura o instrumento de formação e transformação do indivíduo e da sociedade. “Ao comemorarmos nosso centenário, fortalecemos a presença da Unibes na cidade e demos novo significado à sua atuação, ampliando a agenda da Assistência Social por meio da Cultura como ferramenta de desenvolvimento pessoal, de transformação e de abertura de horizontes”, afirmou.
O novo espaço ainda passará por algumas reformas durante o 2º semestre de 2015, sob o comando do arquiteto Roberto Loeb. As intervenções na fachada e nas dependências do prédio, que antes abrigava o Centro da Cultura Judaica, permitirão uma melhor integração das áreas internas e externas, promovendo uma nova percepção de acolhimento e de integração do edifício ao município.
A programação da Unibes Cultural reúne música, cinema, design, teatro, gastronomia e as mais diversas manifestações artísticas voltadas para todas as idades. A agenda completa pode ser conferida no site http://www.unibescultural.org.br/ .
Fotos: Glorinha Cohen
A presidente da Unibes Célia Parnes e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, representante do Governador Geraldo Alckmin
Paula, Adriana e Daniel Parnes
Flavio e Bia Bitelman e Mona Dorf
Glorinha Cohen, Celia Parnes e Floriano Pesaro
Ana Jakobowicz, Clarice e Naum Rotenberg
Marina Lafer, Ahuva Flit, Denise Kusminski, Theodoro Flank e Barbara Lerner
Karol Anness, Denise Antão, Clara Kochen e Gabriel Zitune
Isi Rahamani, Floriano Pesaro e Sarita Kreimer
Ana e Hugo Sigaud com seus filhos Hugo e Gustavo
Moshe Sendacz, Flabio Bitelman e Rabino Noah Gansburg