MINISTRO NELSON JOBIM RECEBE O PRÊMIO SCOPUS DA UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALÉM

Um grande evento no Buffet França, em São Paulo, marcou o aniversário de 90 anos da fundação da UHJ juntamente com a entrega do Prêmio Scopus 2015, concedido pela Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém ao ex-presidente do STF, Ministro Nelson Jobim.

Jayme Blay, presidente dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém no Brasil, juntamente com o vice-presidente e deão da UHJ, professor Ronnie Friedman fizeram a entrega honorária do Prêmio Scopus ao Ministro Nelson Jobim, agraciado com uma escultura em bronze com base de granito, do renomado artista Wesley Duke Lee.

A solenidade também contou com as apresentações de Eduardo Pollak, diretor de Relações Exteriores da UHJ para a América Latina, Espanha e Portugal e do professor Ronnie Friedman que destacaram a excelência da Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada a melhor de Israel e classificada entre as 100 melhores do mundo, bem como da Yissum, companhia de transferência tecnológica da UHJ.

“Pela proximidade com a comunidade judaica brasileira e por seus esforços pessoais e políticos emdefesa do povo judeu, tenho a honra de entregar o Prêmio Scopus 2015 ao Ministro Nelson Jobim, que exerceu os cargos de deputado federal, ministro da justiça, ministro do Supremo Federal, corte da qual foi presidente, e ministro da Defesa, e que possui um currículo invejável e raro entre os homens públicos brasileiros. Ministro durante o mandato de três presidentes, Jobim participou da comissão especial de averiguação do patrimônio nazista no Brasil, e recebeu a visita do então presidente de Israel, Shimon Peres, que lhe agradeceu pessoalmente por seu engajamento. Jobim teve vigorosa atuação no caso Ellwanger e graças ao seu empenho o STF manteve a condenação por crime de racismo ao escritor negacionista do Holocausto”, destacou Jayme Blay em seu discurso.

“Tenho ligações muito antigas com a comunidade judaica e para mim foi uma grande surpresa receber o Prêmio Scopus. Nasci em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cidade que tem uma grande colônia judaica. Minha amizade com a comunidade vem desde a minha infância e estou muito honrado com esta homenagem”, frisou o Ministro.

Por refletir a tradição de excelência que traduz a filosofia da Universidade Hebraica de Jerusalém, o Prêmio Scopus é atribuído a um indivíduo ou associação cujos esforços contribuíram para o aprimoramento e divulgação das atividades da Universidade Hebraica de Jerusalém, do Estado de Israel, do povo judeu e da Humanidade.

Crédito fotográfico: Eliana Assumpção

248_first_2_1Ministro Nelson Jobim, Celso Lafer e Jayme Blay

248_first_2_2Ministro Nelson Jobim, cônsul Yoel Barnea e Jayme Blay

248_first_2_3Norberto Birman, Daniel Poliak e Roberto Davidowicz

248_first_2_4Ministro Nelson Jobim, Simão Raskin, Jayme Blay e Renato Ochman

248_first_2_5Betty Feffer e Jacqueline Rothschild

248_first_2_6Fernando Lottenberg e Dora Silvia Cunha Bueno

248_first_2_7Marcia Feldon Borger e Dora Rosset

248_first_2_8Renato e Claudia Ochman

248_first_2_9Milton e Maria das Graças Seligman, Candice e Alexandre Jobim, Nancy e Fernando Lottenberg

248_first_2_10Adrienne Jobim e Dora Rosset

248_fist_2_11Eduardo Pollak, Ministro Nelson Jobim, Ronnie Friedman e Jayme Blay

248_fist_2_11Fernando Lottenberg, Ministro Nelson Jobim, Ministro Celso Lafer, Milton Seligman e Bruno Laskowisky

248_first_2_13Stela Blay e Liane Gotlib Zaidler

248_first_2_14Michel Gordon, Jayme Blay, Ricardo Berkiensztat e Ministro Nelson Jobim

248_first_2_15Jayme Blay entrega o Prêmio Scopus ao Ministro Nelson Jobim