PESSOAS OTIMISTAS TÊM CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

249_medicina_4

Rosalba Hernandez destaca que mesmo uma diferença moderada na saúde cardiovascular se traduz em uma redução significativa nas taxas de mortalidade.


Otimismo e coração

As pessoas que têm perspectivas otimistas sobre a vida têm significativamente melhor saúde cardiovascular, segundo um novo estudo que analisou a associação entre otimismo e saúde do coração.

“Indivíduos com níveis mais altos de otimismo têm o dobro de chance de estar com a saúde cardiovascular ideal em comparação com os seus pares mais pessimistas,” resume Rosalba Hernandez, pesquisadora da Universidade de Illinois (EUA).

“Esta associação continua a ser significativa mesmo após o ajuste para as características sociodemográficas e má saúde mental,” continua Hernandez, que incluiu mais de 5.100 adultos em seu estudo.

A saúde cardiovascular dos participantes foi avaliada através de sete métricas: pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia e colesterol sérico em jejum, ingestão alimentar, atividade física e uso de tabaco.

Os dados mostraram que a nota total de saúde dos voluntários aumenta lado a lado com os seus níveis de otimismo.

Seja otimista, seu coração vai ficar bem

As pessoas mais otimistas apresentaram duas vezes mais propensão a ter uma saúde cardiovascular ideal e 55% mais propensão a ter uma pontuação total em saúde na faixa intermediária.

Os otimistas apresentaram melhores níveis de açúcar no sangue e menores níveis de colesterol total do que os pessimistas ou não otimistas. Eles também são mais ativos fisicamente, apresentam índices de massa corporal mais saudáveis e são menos propensos a fumar.

Outros estudos já haviam concluído que o otimismo fortalece o sistema imunológico, melhora saúde e faz viver mais.

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Coração

Qualidade de Vida


Fonte: www.diariodasaude.com.br – Imagem: L. Brian Stauffer

20
20