LANÇAMENTO DO CD YETSIRAH PROJECT
O Instituto da Música Judaica – Brasil, dirigido por Nicole Borger, está lançando o CD Yetsirah Project, com músicos brasileiros de origem judaica, Alexandre Travassos, Felipe Pipo Grytz, Marcio Besen e Nicole Borger. ‘Yetsirah’ significa criação, que remete tanto à criação divina quanto à criatividade humana. A idéia é divulgar que a música litúrgica judaica, a utilizada nas cerimônias religiosas, continua sendo feita por compositores contemporâneos, inclusive brasileiros.
No álbum, canções inéditas em diversos estilos e vertentes da música judaica, com variedade de sonoridades e de ritmos, mostrando uma música milenar, que continua influenciando e sendo influenciada até hoje. E levando para novas gerações, renovado, o gênero litúrgico.
Os compositores
O regente Felipe Pipo Grytz é formado em Regência pela Faculdade de Música Santa Marcelina (SP). Especializado em trilhas sonoras, entre seus trabalhos para cinema estão músicas para O Ano que Meus Pais Saíram de Férias (2006) de Cao Hamburguer e Família Vende Tudo (2011), de Alan Fresnot. É diretor musical na Congregação Israelita Paulista.
O clarinetista Alexandre Travassos é professor do naipe das madeiras de orquestras paulistas. Ganhou vários prêmios entre eles o Penfield Comission Project (EUA) em 2001. Desde 1994, mantém a banda Klezmer Brasil, a primeira no país especializada em música típica judaica do leste europeu.
O regente Marcio Besen atualmente trabalha com os Corais do Centro Cultural Israelita Brasileiro (Santos-SP) e da Associação Religiosa Israelita (Sto. André-SP). Integrou o Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo (OSESP) e foi coordenador de atividades musicais do clube A Hebraica (SP), entre 1988 e 1990. É ‘chazan’ da Sinagoga Templo Beth-El (SP) desde 2007.
A cantora Nicole Borger tem ascendência norte-americana e européia e conseqüentemente uma mistura cultural que lhe permite transitar livremente por diversos estilos, da música étnica ao jazz, da MPB ao erudito. Tem vários CD lançados, o mais recente é Raízes/Roots (2015). É produtora do Kleztival – Festival Internacional de Música Judaica, que entra na sua 6ª Edição em 2015, e acontecerá em vários espaços de S. Paulo.