MEGACHALLAH REÚNE 2 MIL MULHERES EM SP

A união de amigas e familiares, aliada ao desejo de fazer o pão mais famoso da mesa judaica, fez o evento garantir lotação máxima no salão Marc Chagall da Hebraica

União, emoção e vontade de pôr a mão na massa marcaram a segunda edição do “MegaChallah Bake Brasil”, ocorrida no clube A Hebraica de S. Paulo. As 1.800 participantes fizeram bonito ao lado das 200 voluntárias, que trabalharam para concretizar essa grandiosa ideia. “Coordenar 200 pessoas não é fácil. É preciso explorar o talento de cada uma e fazê-la passar seus conhecimentos às participantes, que devem sair felizes com suas chalot prontas para assar”, afirma Frida Tawil, da comissão organizadora.

O evento não é “mega” apenas no nome. Para que cada uma fizesse a massa e pudesse moldar suas tranças de pão, foram necessários 2,6 toneladas de farinha, 5.610 sachês de fermento, 4.600 ovos, 270 litros de óleo, 918 litros de água, 370 kg de açúcar, 32 mil gotas de chocolate e 20 mil sachês de sal.

Passo-a-passo

A noite começou com palavras da apresentadora Ana Rosa Rojtenberg, seguida por uma apresentação de dança do Grupo Ofakim da Hebraica, sobre o tema do Shabat. A jovem Daniela Barzilay recitou o Salmo 100, que destaca as oferendas levadas ao Templo Sagrado de Jerusalém, inclusive os pães. A ansiedade de misturar os ingredientes levou a professora Pessy Gansburg aos palcos para ensinar as etapas da receita. “Fazer chalá é uma arte, que vai além da mistura de ingredientes. E na frente para 2 mil mulheres é algo muito especial”, explica Pessy, que destacou o significado espiritual de cada ingrediente e como isso afeta a vida, dando sentido às etapas da receita.

Depois que a massa estava pronta, a cantora israelense Aliza Nahum animou o público com músicas que pareciam gritos de guerra, na voz de tantas mulheres. No meio do show, algumas voluntárias espalhadas pelo salão começaram uma coreografia em forma de Flash Mob e de repente, os movimentos já haviam contagiado as 2 mil mulheres.

Após tanta empolgação, seguiu-se o clímax da noite quando a Sra. Sonia Weitman fez a bênção de Hafrashat Chalá no palco, ressaltando a importância desta mitsvá tão particular da mulher. O momento foi de muita introspecção e espiritualidade, já que cada uma pôde fazer pedidos pessoais e lembrar de entes queridos.

Crédito fotos: Marco Costa Photography

first class_1_1

first class_1_2

first class_1_3

first class_1_4

first class_1_5

first class_1_6

first class_1_7

first class_1_9

first class_1_10

first class_1_11

first class_1_12

20
20