JUDEU – UM SER CURIOSO – RABINO ILAN STIEFELMANN

rabinoIlan

Ele pode não saber se D-us existe, pode não ser um indivíduo religioso, e não entender muito das rezas e dos rituais; mas de uma coisa esse judeu está convicto – de pertencer e fazer parte desse povo!


251_HR_1

Certa vez um conhecido me confidenciou: “Quem melhor me definiu o que significa ser judeu foi justamente um padre: Um judeu é alguém que é religioso mesmo sem saber!”

O indivíduo judeu é realmente um ser curioso. Um dia escutei algo bem interessante a esse respeito: Imagine que você entre em um local de orações qualquer – não uma sinagoga – em qualquer dia ou hora.

Se perguntar para qualquer um: “Você acredita em D-us?” – a resposta com certeza será sim, e você ainda terá grandes chances de escutar um discurso eloquente sobre fé e religião. Imagine então qual será a resposta à pergunta: “Você é religioso?” Obviamente será: “Lógico! É por isso que estou aqui!”

Imagine-se agora entrando em uma sinagoga no dia mais sagrado do ano, Yom Kipur. Se perguntar: “Você acredita em D-us?” – você ouvirá diversos tipos de respostas interessantes, tais como: “D-us? O que você quer dizer com esse termo D-E-U-S? É uma pergunta bastante filosófica.” Ou: “D-us? Boa pergunta! Mas eu sou uma mera pessoa simples; melhor perguntar ao Rabino!”

Se passar então para a próxima pergunta – você está sentado na sinagoga em Yom Kipur e dirige-se ao judeu ao seu lado, vestido de Talit, segurando um Machzór, e pergunta a ele: “Você é religioso?” – possivelmente ouvirá a seguinte resposta: “Eu? De jeito nenhum; muito pelo contrário… e sabe o que? Eu até me sinto estranho aqui porque não conheço a reza, estou jejuando, usando sapatos de pano por que o uso dos normais de couro é proibido aqui hoje…”

Interessante. A pessoa tem dúvida se D-us existe, não é religiosa… então o que ela faz na sinagoga? Fiz essa pergunta a ele, que respondeu espantado: “Como assim? Hoje é Yom Kipur!”

Para quem não entende o significado de ser judeu isso não faz nenhum sentindo, mas para quem entende o que isso representa e enxerga um pouco da alma judaica, faz perfeito sentido.

Nas palavras do Rebe de Lubavitch – quando um judeu entra em uma sinagoga, ele tem a sensação de estar voltando para a sua própria casa, para o aconchego do lar.

Ele pode não saber se D-us existe, pode não ser um indivíduo religioso, e não entender muito das rezas e dos rituais; mas de uma coisa esse judeu está convicto – de pertencer e fazer parte desse povo!

Um judeu é alguém que é religioso mesmo sem saber!

Bom jejum!


Fonte: Lubavitch Copacabana [Newsletter@LubavitchCopacabana.org]

Rabino Ilan [rabino@lubavitchcopacabana.org] – www.LubavitchCopacabana.org

20
20