EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE

E faz acontecer, como Disney Rosseti, Fernando Lottenberg, Octavio Aronis, Leslie Sasson, Rony Vainzof, Fernando Fainzilber, Rui Manuel Oliveira, Lucas Anderi, atriz Letícia Birkheuer , Dr. Meer Gurfinkel, Liliane Oppermann, Ester e Jaques Zonis, Luiz Felipe Pondé , Ester Proveller, Waldemir Kürten, Andrea Pludwinski , Ministro Benjamim Zymler e Ariella Segre, dentre outros.


DIRETORIAS DA CONIB E FISESP VISITAM O NOVO SUPERINTENDENTE DA PF-SP

251_Fique_1.1

Com o objetivo de manter a proximidade da comunidade judaica com os órgãos de segurança brasileiros, representantes da Conib e da Fisesp reuniram-se com Disney Rosseti, novo superintendente da Polícia Federal em São Paulo. Rosseti assumiu o cargo no início deste mês. Ele foi superintendente da PF em Brasília e diretor da Academia Nacional de Polícia. Participaram pela Conib Fernando Lottenberg, presidente; Octavio Aronis, diretor de Segurança Institucional; Rony Vainzof, secretário; e Leslie Sasson, coordenadora. Pela Fisesp, Fernando Fainzilber, assessor executivo de Segurança.


VICE-PRESIDENTE DA MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL BRASIL ENCONTRA-SE COM O SECRETÁRIO DE TURISMO DO ESTADO DE SP

251_Fique_1.2

Durante a entrega do premio “Os Dez Mais do Turismo”, onde a Meliá Hotels International foi eleita como a “Melhor Rede Hoteleira” do Brasil, o vice-presidente da Meliá Hotels International Brasil, Rui Manuel Oliveira, encontrou-se com o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Sr. Roberto de Lucena. Na ocasião, os profissionais tiveram uma conversa rápida e informal sobre o turismo no Brasil.


LETÍCIA BIRKHEUER DESFILA PARA LUCAS ANDERI

251_Fique_1.3

O estilista libanês Lucas Anderi abriu em SP o evento Bride Sytle com desfile de lançamento da Collezione, coleção de vestidos de noivas e festas inspirados em Roma e Mônaco. O desfile aconteceu na Casa Bossa, no Shopping Cidade Jardim. A modelo e atriz Letícia Birkheuer arrasou na passarela com modelo de corte sereia e mangas de renda.


Dr. MEER GURFINKEL RECEBE HOMENAGEM NO RJ

251_Fique_1.4

O renomado clínico do Rio de Janeiro, Dr. Meer Gurfinkel, 95, foi agraciado com a Medalha Jubileu de Ouro da Vitória na 2ª. Guera Mundial, em solenidade realizada na Associação dos Ex Combatentes do Brasil, em reconhecimento aos bons serviços prestados ao pessoal da Marinha Mercante, durante os muitos anos em que chefiou o Serviço de Clinica Médica do antigo Hospital dos Marítimos, hoje Hospital do Andaraí. A medalha foi aposta pelo Veterano Melchisedec Afonso de Carvalho.

Dr Meer é natural de Yedenitz, Bessarábia, aqui chegando ainda criança. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1947. Foi chefe de serviço de clinica médica do Hospital Israelita Albert Sabin, e do antigo Hospital dos Marítimos, hoje Hospital Andaraí. Dentre várias distinções, é Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Medicina Militar, Sócio emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação. Em 2012 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, concedida pela Câmara Municipal do RJ, por iniciativa da vereadora Tereza Bergher. Texto e foto – Israel Blajberg


FAMOSOS PRESTIGIAM INAUGURAÇÃO DE CLÍNICA EM SP

251_Fique_1.5

O SPA & CLÍNICA LILIANE OPPERMANN abriu suas portas no bairro de Moema, para um sofisticado coquetel de inauguração só para convidados. Dentre pacientes, amigos e familiares, a inauguração contou, entre outros, com a presença de famosos como Dani Duff, Filipe Cavalcante, Dalton Rangel e Dicésar Ferreira, todos na foto com Liliane Oppermann.


ROSH HASHANÁ EM SANTOS

251_Fique_1.6

A cidade de Santos, no litoral paulista, comemorou as Grandes Festas com estilo e alegria. Durante o Rosh Hashaná e Yom Kippur, o Shil Beit Jacob recebeu o chazan Sami Cytman, que com sua bela voz e sábias palavras ofereceu momentos de reflexão. Já durante o Simchá Torá a sinagoga santista apresentou a peça “Refúgio de Anne” com a atriz Giselle Marques (na foto entre Ester e o Presidente Jaques Zonis), que mostrou o último dia de confinamento da Família Frank.


PONDÉ ANALISA “A TENSÃO DA DEMOCRACIA” EM CURITIBA

251_Fique_1.7

O público lotou os salões do Graciosa Country Club, em Curitiba, no último dia 5, para ouvir o escritor, filósofo e jornalista Luiz Felipe Pondé (na foto entre Ester Proveller e Waldemir Kürten, presidente e vice-presidente da B’nai B’rith Paraná) falar sobre “A Tensão da Democracia”, palestra realizada em parceria pelo Graciosa, UniBrasil Centro Universitário e B’nai B’rith, com apoio da Editora Leya. Contundente, o escritor não poupou ideologias, política nacional e internacional, partidos e filosofias. Apontado como o filósofo mais polêmico do Brasil, ele também lançou na ocasião o livro “Guia Politicamente Incorreto do Sexo”, em que discorre sobre a “praga do politicamente correto no campo do sexo e do afeto”. Luiz Felipe Pondé é filósofo, graduado pela na Universidade de São Paulo.


PROJETO TIKKUN OLAM ISMAR STRACHMAN

251_Fique_1.8

O Projeto Tikkun Olam Ismar Strachman, da Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná, teve sequência no início deste mês. A apresentação de balé da Companhia Jovem do Teatro Guaíra, sob o comando da Cinthia Andrade, foi um sucesso entre as crianças e os participantes voluntários e funcionários do Hospital Pequeno Príncipe, que mais uma vez dedicaram um pouco do seu tempo para trazer alegria a quem precisa. Uma iniciativa da B’nai B’rith em conjunto com o Hospital Pequeno Príncipe, o projeto teve início em agosto e recebeu o nome Tikun Olam Ismar Strachman, homenageando dessa forma irmão e médico pediatra recentemente falecido. O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças internadas no hospital. A próxima atividade do projeto deverá acontecer dia 29/10.


JUDEUS E CRISTÃOS HOMENAGEARÃO HERZOG, AOS 40 ANOS DE SUA MORTE

251_Fique_1.9

Atos inter-religiosos na Catedral e na Praça da Sé lembrarão no dia 25 de outubro, em São Paulo, os 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog. Às 14h30, haverá um flash mob na Praça. Ás 15h, começará a celebração dentro da Catedral, com entoação de salmos e mensagens do Cardeal Dom Claudio Hummes; do Reverendo Marcelo Leandro Garcia de Castro, da Igreja Presbiteriana Unida; e de Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Às 15h30, uma apresentação da Missa Criolla, sob a regência de Martinho Lutero, do Coral Mario de Andrade, do Theatro Municipal. Vladimir Herzog foi torturado e assassinado no DOI-CODI em 25 de Outubro de 1975 – ele ocupava o cargo de diretor de Jornalismo da TV Cultura. A versão oficial foi de suicídio.


VOLUNTÁRIOS QUE ATENDEM MORADORES DE RUA EM SP FALAM A JOVENS JUDEUS

251_Fique_1.10

Andrea Pludwinski e moradora de rua em São Paulo. Foto: Anjos da Cidade.

Os jovens de Novas Gerações do CJL-Brasil e a União Mundial pelo Judaísmo Progressista (WUPJ) realizaram um bate-papo com Andrea Pludwinski, fundadora e coordenadora do Anjos da Cidade, um grupo de voluntários que há mais de 20 anos se reúne semanalmente para distribuir refeições para moradores de rua em São Paulo. Na ocasião, a educadora Karin Zingerevitz falou sobre o significado da festa de Sucot.


DE TUDO UM POUCO

JÁ ESTÁ CHEGANDO A 34ª FEIRA DA COMUNIDADE – Será realizada no domingo, dia 25 de outubro, das 10 às 18h, no Salão Marc Chagall de A Hebraica de São Paulo, por iniciativa do Departamento de Geração de Renda da Na`amat Pioneiras São Paulo. Esta edição contará com uma programação especial com a presença de uma contadora de histórias, um mágico e oficina de maquiagem.

LANÇAMENTO DO CD TRIO IN CANTO – No próximo dia 21 de outubro, às 19h30, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em SP, será lançado o CD do Trio In Canto, do qual faz parte Sonia Brandt Oppenheim. O CD vem coroar o trabalho de 10 anos junto aos idosos e, com músicas cantadas em hebraico e iídishe, toca e encanta a alma. E você também está convidado.

MINISTRO DO TCU RECEBE ORDEM DO MÉRITO MILITAR NO QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO – O Ministro Benjamim Zymler, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) na turma de 1978, recebeu, no dia 8 de outubro, a Medalha da Ordem do Mérito Militar. A comenda, referendada pela Presidência da República, é imposta em autoridades civis e militares que tenham prestado serviços relevantes à Nação brasileira.

PROGRAMA NO “SESC CONSOLAÇÃO” CONVIDA PAIS DE RECÉM-NASCIDOS PARA ENSINAR TÉCNICAS QUE AJUDAM NO CUIDADO DO BEBÊ – O Programa para Gestantes, do Sesc Consolação, em SP, realizará um bate-papo gratuito e importante sobre o dia a dia com o bebê. O encontro que ocorrerá dia 21 de outubro, às 19h30, será conduzido pela fisioterapeuta materno-infantil, Denise Gurgel, que passará dicas sobre como identificar sinais de sono, cólica, choro e dor. Os convidados aprenderão como elaborar uma rotina de atividades e descanso, respeitando o ritmo do bebê. Denise Gurgel formada em fisioterapia, em 1999, é especialista em Shantala e consultora para pais. Não será necessária inscrição prévia para participar da palestra do “Programa Para Gestantes – O Dia a Dia com o Bebê”.

ATUALIDADES JUDAICAS NO MUNDO – PALESTRA NO FUNDO COMUNITÁRIO – Ariella Segre comanda no próximo dia 22, às 14h30, no Fundo Comunitário, palestra sobre As Atualidades Judaicas no Mundo. Informações e confirmação de presença: fone 3081-7244

ANUÁRIO DA CÂMARA BRASIL ISRAEL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM VERSÃO PARA TABLETS – Com o tema “Gota a Gota – Soluções israelenses para a crise hídrica no Sudeste do Brasil”, a edição de 2015 do Anuário da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, já está disponível na versão digital para tablets nas plataformas IOS e Android. O Anuário traz diversas entrevistas e matérias que retratam o cenário econômico, cultural, social e político das relações entre Brasil e Israel, bem como as parcerias de sucesso entre os dois países. As informações em português e inglês estão organizadas em diversas categorias.

20
20