ABERTURA DA MOSTRA “O CÉU QUE NOS PROTEGE” DE MARINA SALEME
Prestigiada pelo mundo cultural paulista, a já consagrada artista Marina Saleme abriu sua sexta exposição individual na Galeria Luisa Strina, onde permanece até o próximo dia 26 de março.
Questões que versam sobre a dúvida em relação à figura e à sua real posição no mundo, a vulnerabilidade da existência, presença e principalmente ausência de todas as coisas frente ao tempo e espaço são uma constante no trabalho de Marina Saleme, que se formou em Artes Plásticas na Faap em 1982 e deu aula de pintura e seus processos criativos durante 10 anos no Instituto Tomie Ohtake. A artista trabalha, desde então, predominantemente com pintura, desenho e fotografia.
Seu processo é lento e reflexivo: suas pinturas são feitas em camadas, assim como seus desenhos e fotos, também não imediatos.
Em alguns trabalhos, pessoas e paisagem pairam sob um imenso céu, que nos submete por sua imensidão, infinitude e mistérios, como uma metáfora para o incontrolável da condição humana. Um lugar de onde jorram as graças e desgraças (no trabalho da artista tomam forma de linhas, gotas, feridas, arabescos) e para onde alguns endereçam as suas preces.
Na série de fotos Real, a realidade é questionada através de uma mesma imagem que sofre pequenas intervenções e que se desmente a cada vez, alternando radicalmente a perspectiva da real exposição dos elementos.
As fotos são normalmente trabalhadas em série, onde uma imagem vai se desdobrando – fazendo ou discutindo o sentido das outras. A pintura retém todos os pensamentos no seu interior, tudo é construído – mesmo as imagens apagadas. Cada avanço guarda a dívida com o que precede (Francis Alÿs).
Marina Saleme trabalha a pintura como linguagem – ferramenta para a construção de lugares onde as coisas possam estar – ou não, finalmente.
O título ‘O céu que nos protege’ foi tomado emprestado do filme homônimo de Bernardo Bertolucci de 1990 e a Galeria Luisa Strina fica em São Paulo, na rua Padre João Manoel, 755, bairro Cerqueira César.
Veja abaixo algumas das pessoas que estiveram na concorrida abertura da exposição.