AS PALAVRAS CERTAS – RABINO NISSIM KATRI

259_história_3_1

Apenas dizer as palavras certas não é o bastante. Nós devemos nos conscientizar e agir de acordo com nossas convicções.


Algumas pessoas observam o dia antes de Rosh Chodesh (primeiro dia do mês judaico) como um pequeno Yom Kipur, com jejum e preces especiais para perdão dos pecados.

Após o termino de uma dessas orações, Rabbi Naftali de Ropshits voltou ao seu escritório. Poucos momentos depois ele abriu a porta e chamou: “Seus tolos! Por favor, entrem!” Quando ninguém respondeu, ele repetiu este chamado, e novamente não obteve nenhuma resposta.

Rabbi Naftali então saiu e sorrindo disse: “Justo há alguns momentos atrás, vocês estavam pedindo perdão a D’us. Vocês justificavam seus comportamentos pecaminosos argumentando na oração: “Eu sei que não tenho estudo da Torá e nem sabedoria, nem conhecimento e nem compreensão. Eu sou apenas um tolo que não sabe, um ignorante que não compreende. Por isso pequei”. Agora, quando eu pedi ao tolo para entrar, todos se entreolharam, mas ninguém pensou que eu estava falando dele. O que fez que subitamente vocês mudassem sua opinião sobre vocês?”

A observação de Rabbi Naftali é que, uma declaração de humildade que nós eventualmente fizemos, deveria ser genuína. Apenas dizer as palavras certas não é o bastante. Nós devemos nos conscientizar e agir de acordo com nossas convicções.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br