EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…
E faz acontecer, como Jack Terpins, Saúl Gilvich, Angela Merkel, Benjamin Netanyahu, Clarice S. Jozsef, Leonor Szymonowicz, Telma Nudelman, Candice Rosenfeld, Sheila Szymonowicz, Rosa Helena Roizen, Claudio Epelman, chazan Camilo Itzik Seleguini, Ester e Jaques Zonis, Rabino Alexandre Leone, Fania Oz-Salzberger, Amós Oz e Youssef Sabbá Tayah, dentre outros.
CONGRESSO JUDAICO LATINO-AMERICANO PREMIARÁ O PRESIDENTE DO PARAGUAI, HORACIO CARTES
Gustavo Leite, Daniel Werthein, Horacio Cartés, Jack Terpins, Saúl Gilvich e Jack Fleishman
Ontem (16/2), Jack Terpins junto a Saúl Gilvich, secretário-geral do CJL, Jack Fleishman, presidente da comunidade judaica do Paraguai e Daniel Werthein estiveram reunidos com o presidente do Paraguai Horácio Cartes, para participá-lo da escolha de seu nome para receber em Buenos Aires, no dia 15 de março, o Prêmio Shalom, que já foi entregue à Michelle Bachelet (2008) e Juan Manuel Santos (2012). Estiveram presentes ao encontro também Gustavo Leite, ministro da Indústria e Comércio e Juan Carlos López Moreira Borgognon, chefe de Gabinete.
O Prêmio Shalom é um reconhecimento que o CJL criou para homenagear pessoas e organizações que se destaquem em seus esforços na construção da paz. Cartés declarou estar muito honrado com a lembrança de seu nome e confirmou sua participação na cerimônia, onde também estarão presentes o presidente do CJM Ronald Lauder e a tesoureira Chella Safra, entre outros.
MERKEL DIZ A NETANYAHU QUE SÓ NORMALIZARÁ LAÇOS COM IRÃ QUANDO ESTE RECONHECER ISRAEL
Em encontro em Berlim, a chanceler alemã Angela Merkel disse ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que a Alemanha não pretende normalizar os laços com o Irã, a menos que este país reconheça Israel e suspenda as hostilidades ao Estado judeu. “Já deixamos isso bem claro aos iranianos”, disse ela. Merkel reconheceu que, diante da violência, com os constantes ataques de palestinos a cidadãos israelenses, “este não é o momento para avançar em busca de uma solução de dois Estados” (em busca de um acordo), mas “é possível promover melhoras em campos específicos”, ao prometer ajuda a Israel na área econômica. Netanyahu agradeceu o apoio, destacando que “Israel não é a raiz dos problemas no Oriente Médio e, sim, parte da solução”. O premier israelense disse que o Estado judeu é uma “força de estabilidade” na região que impede o avanço de grupos extremistas e do islã radical. “Buscamos a nossa proteção, mas, ao fazê-lo, estamos também defendendo nossos valores (ocidentais) comuns”, destacou.
Enquanto isso, no Oriente Médio, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, ameaçou Israel com ataque aos depósitos de gás e amoníaco em Haifa. A atitude de Nasrallah teve o objetivo de demonstrar força e poder, que vem perdendo com a guerra síria e diante das notícias de que estaria com câncer.
CHAVEROT DA NA’AMAT SP DIVIDEM EXPERIÊNCIAS APÓS SEMINÁRIO DE LIDERANÇA EM ISRAEL
Clarice S. Jozsef, presidente da Na’amat Brasil e Leonor Szymonowicz, presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo receberam as chaverot Sheila Szymonowicz, Telma Nudelman, Candice Rosenfeld e Rosa Helena Roizen (todas na foto), que participaram do Seminário de Liderança em Israel. Elas dividiram suas experiências e emoções sobre a viagem e traçaram um panorama sobre a programação em Israel, onde puderam conhecer de perto a realidade da mulher israelense bem como o importante trabalho realizado pela Na’amat Israel.
LÍDERES JUDEUS E MUÇULMANOS “EXPORTAM” MODELO DE CONVIVÊNCIA LATINO-AMERICANO AO QATAR
Claudio Epelman e Ibrahim al Naimi, diretor do Centro Internacional de Diálogo Inter-Religioso de Doha
Cerca de 400 judeus, muçulmanos e cristãos se reuniram nesta semana (16 e 17 de fevereiro) em Doha, para criar e aprofundar canais de diálogo entre estas três crenças religiosas ao redor do mundo, buscando encontrar soluções duradouras para uma convivência pacífica.
“Se o Oriente Médio se basear na mensagem e exemplo de convivência inter-religiosa que temos na América Latina, sem dúvidas o mundo será outro”, afirmou Claudio Epelman, diretor executivo do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), que esteve em Doha junto ao rabino Marcelo Polakoff e o líder islâmico Omar Abboud com a ideia de “exportar” o modelo de convivência latino-americano. Nesse sentido, o líder muçulmano Omar Abboud manifestou que “é importante que o mundo islâmico siga dando estas sinais de diálogo para isolar os setores radicais”. Esta foi a 12ª edição da Conferência de Diálogo Inter-Religoso de Doha, da qual participaram referências internacionais de cada uma dessas crenças.
SHABAT EM SANTOS
A Sinagoga Beit Jacob de Santos, no litoral paulista, sempre realiza eventos diversificados para que moradores da Baixada Santista e turistas que estejam na região possam aproveitar e assim manterem acesa a chama do judaísmo. No primeiro Shabat de fevereiro quem marcou presença foi o chazan Camilo Itzik Seleguini (na foto ladeado por Ester e Jaques Zonis, presidente da sinagoga) , que deu um show com sua bela voz.
MANAUS RECEBE O RABINO ALEXANDRE LEONE
O Rabino Alexandre Leone esteve na semana passada visitando a comunidade de Manaus, Amazonas. Ele fez a prédica no Kabalat Shabat (dia 19/2) e também falou à comunidade na Seudat Shelishit do sábado, na Sinagoga. O Rabino Alexandre Leone foi ordenado rabino e recebeu o Master of Arts pelo Jewish Theological Seminary, em Nova York. Atualmente é Rabino do Centro Cultural e Social Bnei Chalutzim, em São Paulo, entidade que serve à comunidade judaica de Alphaville, Granja Viana e região.
FANIA OZ DEBATE RELAÇÃO JUDEUS-PALAVRAS, TEMA DE LIVRO ESCRITO COM SEU PAI
Fania Oz-Salzberger e Amós Oz. Foto: Mark Weinstein/Forward.
No livro “Os Judeus e as Palavras”, o romancista Amós Oz e sua filha, a historiadora Fania Oz-Salzberger, contam as histórias por trás dos nomes, textos e disputas mais duradouras do judaísmo. As palavras, eles argumentam, compõem o elo entre Abrahão e os judeus de todas as gerações subsequentes. No dia 28 de fevereiro, domingo, às 11h (horário de Brasília), Fania Oz participará de um debate ao vivo no You Tube, via o link do Pinat (esquina, em hebraico), sobre a obra. A organização é do recém-criado grupo Pinat Brasil, que tem como objetivo trazer o debate e a reflexão sobre temas modernos para a comunidade judaica brasileira. Durante o evento, poderão ser enviadas perguntas. Na página www.pinat.com.br colunistas fixos e convidados apresentarão suas opiniões.
BAR MITZVAH YOUSSEF SABBÁ TAYAH
A Comunidade Israelita do Amazonas recebeu seu mais novo membro, após celebrar seu Bar Mitzvah. O jovem Youssef Sabbá Tayah liderou com muito mérito as atividades religiosas do dia 18 de fevereiro.
AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR
POSSES: DA PRESIDENTE DA NA´AMAT BRASIL, DA PRESIDENTE DA NA´AMAT SP E DIRETORIA – Estão marcadas pra o próximo dia 3 de março, às 17h, em São Paulo, as posses de Clarice Schucman Jozsef como presidente da Na´amat Brasil, em substituição a Céres Maltz Bin, e de Leonor Szymonowicz como presidente da Na´amat São Paulo.
CURSO BÁSICO DE HISTÓRIA JUDAICA – CRASH COURSE – Sob o comando de Chani Goldberg, o curso será dividido em módulos e cada módulo terá 3 aulas, sempre às terças feiras, das 20h30 às 21h30, na Sinagoga do Morumbi. O primeiro módulo será nos dias 1, 8 e 15 de março: Criação do Mundo até Noé, Noé – o Dilúvio até Abrão e Os Patriarcas. Reservas e informações com Regina – tel (11) 3031-4555.
PALESTRA COM LUIZ FELIPE PONDÉ NA WIZO SP – A presidente Iza Mansur está convidando para a palestra com Luiz Felipe Pondé no próximo dia 10 de março, às 20h, na sede da entidade – Rua Minas Gerais, 36. O palestrante, que é filósofo, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor da FAAP e da PUC-SP, colunista da Folha de SPaulo, Jornal da Cultura e rádio Bandeirantes. e autor de vários livros, discorrerá sobre “MUNDO CONTEMPORÂNEO E O NARCISISMO” .
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – Tomou posse no último dia 23 de fevereiro, em Brasilia, a nova diretoria da entidade para os anos de 2016/2019, tendo como Presidente Claudio Pacheco Prates Lamachia, Vice-Presidente Luís Cláudio da Silva Chaves, Secretário-Geral Felipe Sarmento Cordeiro, Secretário-Geral Adjunto Ibaneis Rocha Barros Junior e Diretor-Tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira. Dentre os Conselheiros eleitos para o Rio de Janeiro estão Sergio Eduardo Fisher e Flávio Diz Zveiter, e para São Paulo, Luiz Flavio Borges D´Urso.
CÁTEDRA JUDAICA DA PUC SP: HISTÓRIA JUDAICA DE ABRAÃO À INQUISIÇÃO – Com aulas de Mauro Cukiekorn, o “Programa de Extensão História Judaica: de Abraão à Inquisição” oferecerá um panorama da trajetória histórica dos judeus e as diferenças entre as comunidades judaicas da Europa ocidental, oriental e dos países árabes. Com um total de oito aulas semanais, que vão desde “introdução ao judaísmo”, passando por “Canaã” e “A Diáspora” até “A Inquisição”, o programa é direcionado a pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, assim como a professores do ensino médio e interessados em geral. A atividade começa dia 9 de março e acontecem as quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Campus Consolação da Unidade COGEAE, na Rua Consolação 881. As inscrições devem ser feitas através do site da PUC SP. Informações (11) 3124-9600.
UNIBES CULTURAL – Com curadoria de Bell Kranzs, acontece no próximo dia 1º de março, às 20h30, como parte do projeto “Janela para o Conhecimento”, o evento Desafios Urbanos, com Patricya Travassos. A Unibes Cultural fica na Rua Oscar Freire, 2.500 – telefone (11) 3065-4333
WIZO BRASIL TEM NOVO EXECUTIVO E NOVO ENDEREÇO – Sob a gestão do novo Executivo eleito para o triênio de 2016 a 2018 e tendo na presidência Silene Balassiano e como vices Lúcia Balassiano e Nelly Starec, a Wizo Brasil informa seu novo endereço: Av. Princesa Isabel, 323 sala 1101 – Copacabana, Rio de Janeiro. Telefones: (21) 2541-1098 e 2244-6986. Emails: wizobrasil@terra.com.br – wizobr@terra.com.br – brasilwizo@terra.com.br
O LANÇAMENTO DE “OS JUDEUS QUE CONSTRUÍRAM O BRASIL” – Baseado na pesquisa de fontes inquisitoriais inéditas, o livro “Os Judeus que construíram o Brasil”, de Anita Novinsky, Daniela Levy, Eneida Ribeiro e Lina Gorenstein, foi lançado no último dia 15 e busca apresentar uma nova visão deste importantíssimo capítulo da história do Brasil: a história dos cristãos-novos. Sobre ele voltaremos a falar posteriormente.
A COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA CIP – A CIP – Congregação Israelita Paulista, está convidando a comunidade para o Cabalat Shabat Especial que acontecerá na Sinagoga Etz Chaim no dia 4 de março, abrindo o ano de comemoração dos seus 80 anos.
MARCELO SZPILMAN DEIXA A DIREÇÃO INSTITUTO AQUALUNG – Após 22 anos de atuação à frente do Instituto Ecológico Aqualung, tocando suas importantes ações de educação e preservação ambiental, o biólogo Marcelo Szpilman deixou a presidência do Instituto para se dedicar exclusivamente ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro, dando continuidade ao trabalho de conservação de seres marinhos. Em seu lugar assumiu Luca Padovano.