COMUNIDADE REUNIDA PARA CELEBRAR OS 80 ANOS DA CIP
Para marcar o início das comemorações de seu octogésimo aniversário, a Congregação Israelita Paulista – maior congregação judaica liberal da América Latina – realizou um Cabalat Shabat especial no último dia 4 de março.
Os cerca de mil e duzentos convidados foram recebidos antes da entrada do Shabat pelas voluntárias do projeto Café veUgá, do grupo Shirat Miriam, em um lounge com buffet especial e músicas judaicas interpretadas por jovens da CIP acompanhados pelo maestro Pipo Grytz.
No hall da entidade foi montada a exposição CIP: 80 anos de histórias, com fotos e objetos que contam a trajetória e mostram o papel da CIP na comunidade judaica paulistana e brasileira.
O serviço religioso foi conduzido pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein, e pelos chazanim Avi Bursztein e Alexandre Edelstein. A cerimônia contou com a participação dos corais Abanibi, Kavaná e de representantes do antigo Coral Litúrgico, dos chazanim David Leo Eisencraft e Pipo Grytz, de Ana Karlik, Lia Levin, Anete Cenciper e Guilherme Pasmanik, dos jovens dos movimentos juvenis da CIP – Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia da CIP Fritz Pinkuss –, e das crianças Isabela Edelstein e Enzo Di Domenico. Os músicos Tania Frenkiel Travassos (piano), Lucio Di Domenico (baixo), Paola Picherzky (violão) e Daniel Cornejo (clarinete), e os maestros Marcelo Ghelfi e Telmo Cruz também participaram.
A rabina Deby Wajnberg Grinberg, coordenadora do Departamento de Ensino da Congregação, acompanhou a cerimônia ao lado dos rabinos Henry Sobel, Michael Leipziger e Arnold Turchick, que foram homenageados e receberam placas em agradecimento aos anos de trabalho e dedicação pela CIP.
No momento da abertura do Aron haCódesh, subiram ao púlpito os antigos presidentes Jayme Blay, Ronaldo Heilbut, Lena Strumpf e Dora Lucia Brenner acompanhados pelo atual presidente da CIP, Sérgio Kulikovsky; enquanto Luiz Eduardo Gross, atual presidente do Conselho Deliberativo da entidade, acompanhou Ernesto Strauss, David Iguelka, Tomas Freund, Michael Perlman, Nessim Hamaoui, René Silberberg, Eduardo Zylberstajn e Daniel Borger. Pelo Lar das Crianças da CIP subiram Monica Elkis, Margrit Herzberg e Luciana Z. Mautner, atual diretora da entidade.
O kadish dos enlutados foi dedicado em memória dos antigos presidentes e rabinos da Congregação. Michael Pinkuss e sua esposa, Anita, representaram a família do rabino-mor emérito Fritz Pinkuss z’l, fundador da Congregação.
Os jovens Arieh Szafir, da Avanhandava, Magali Sternschein, da Chazit, e Beny Engelberg, da Colônia da CIP, homenagearam a entidade reafirmando o compromisso dos movimentos juvenis com o futuro da kehilá.
As entidades representativas também estiveram presentes: Fernando Lottenberg, pela Conib, e Bruno Laskowsky e Ricardo Berkiensztat, pela Fisesp. Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein; o secretário de Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, Floriano Pesaro; o ex-ministro de Relações Exteriores, Celso Lafer; e o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, também prestigiaram a ocasião.
Após a cerimônia, foi oferecido ao público presente uma publicação especial comemorativa com depoimentos de personalidades e membros da comunidade judaica cujas histórias pessoais foram impactadas pelas realizações da Congregação em seus primeiros 80 anos de vida.