PRÊMIO INTERNACIONAL PARA O DR. JULIO TOPOROVSKI‏

ELI_4826

Nome dos mais respeitados no mundo científico do país, o Dr. Julio Toporovski receberá um prêmio da IPNA – International Pediatric Nephrology Association, com sede em New York, pelo seu desempenho durante décadas dedicadas à nefrologia infantil. Ele foi um dos pioneiros da especialidade no Brasil.

“O nosso Serviço tem como objetivo, além da assistência às crianças nefropatas, também formar profissionais aptos a exercer a nefrologia. Dessa maneira contamos com especialistas que se aprimoraram em nosso Serviço, praticamente em todos os Estados da União, assim como em alguns Países da América Latina e Central. Eles exercem diuturnamente assistência nefrológica em suas respectivas instituições”, enfatiza o Dr. Julio.

O prêmio lhe será entregue durante o 17º Congresso da IPNA que acontecerá entre os dias 20 a 24 de setembro de 2016, em Foz do Iguaçu.

DR. JULIO TOPOROVSKI

Professor Pleno e Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ex Diretor Clínico da Unidade de Nefrologia Infantil da Santa Casa de São Paulo.

Nasceu em São Paulo em 19 de março de 1930, graduou-se pela Escola Paulista de Medicina em 1955. Em janeiro de 1956 vinculou-se à Clínica Pediátrica da Santa Casa de São Paulo (onde exerce a medicina ininterruptamente até o presente momento) como assistente voluntário até novembro de 1959, quando foi nomeado Assistente Efetivo. Em 1962 organizou o Berçário de Prematuros, chefiou este setor por 2 anos. Em 1962 passou a coordenar as atividades médico-didáticas da Enfermaria de Pré-Escolares e Escolares, função que exerceu até há pouco tempo. Professor desde a fundação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ministrando aulas nas áreas de Pediatria e Nefrologia Pediátrica. Em janeiro de 1966 foi lhe conferido o título de Professor Associado e passou a coordenar a Unidade de Nefrologia Infantil, foi também o idealizador do Ambulatório de Nefrologia Infantil.

Desde 1962 atua ativamente nos congressos nacionais e internacionais nas áreas de pediatria e nefrologia pediátrica, participando de palestras, mesas redondas, cursos e temas livres. Desde 1974 faz parte do conselho editorial da Revista da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Em 1975 prestou concurso e foi aprovado para Professor Livre Docente de Clínica Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Organizou o Curso de Pós-Graduação em Nefrologia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Participou como membro de mais de 60 bancas examinadoras de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre docência) em várias faculdades de medicina no país.

Possui inúmeros trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, editou 1 livro de nefrologia pediátrica, é autor de inúmeros capítulos de livros.

Idealizador dos programas de aperfeiçoamento e especialização em Nefrologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo, tendo formado cerca de 50 colegas que exercem a especialidade em todo o território nacional.

Representou o Brasil nas reuniões anuais em 1977 e 1978 da International Pediatric Nephrology Association, da qual é membro.

Foi Presidente da II Jornada Brasileira de Nefrologia Pediátrica, realizada em São Paulo em 1983; da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) no período de 1988 à 1990 e dos Comitês de Nefrologia Infantil das Sociedades Brasileira de Pediatria, Brasileira de Nefrologia e Pediatria da São Paulo por várias gestões. Durante a presidência da SPSP, foi o idealizador da Campanha Mãe Participante, hoje obrigatória em todos os hospitais da rede pública do País.

Faz parte do Conselho Editorial das revistas das Sociedades Brasileira de Pediatria, Brasileira de Nefrologia, Pediatria de São Paulo e Associação Latino-Americana de Pediatria.