CONTANDO CALORIAS ESPIRITUAIS – RABINO NISSIM KATRI

265_história_4_1

Sentimos muito bem na pele, quando há carestia nos alimentos e principalmente, sentimos a necessidade e o custo do alimento para o nosso corpo, mas tendemos a nos esquecer da importância do nosso pão e água espirituais.


Maimônides considera o preceito de rezar diariamente como derivado do texto da Torá: “E servirás o senhor, teu D’us” (Exodus 23:25).

Em nenhum lugar neste texto existe sequer uma pálida insinuação sobre os serviços diários de oração. Sem dúvida, Maimônides deduz assim, a partir da segunda metade do versículo “E ele abençoará teu pão e tua água e eu retirarei as doenças do meio de ti”. Da mesma maneira que uma pessoa come e bebe a cada dia, assim também devemos diariamente proferir nossas orações.

Sentimos muito bem na pele, quando há carestia nos alimentos e principalmente, sentimos a necessidade e o custo do alimento para o nosso corpo, mas tendemos a nos esquecer da importância do nosso pão e água espirituais. Uma pessoa pode facilmente passar um dia sem pão ou água sem prejudicar a saúde, mas abster-se de alimento espiritual certamente resultaria no empobrecimento da mente e da alma, causando danos a seu bem-estar.

Tome-se em consideração que a Torá fala sobre alimento espiritual diário e não apenas três dias ao ano, dois de Rosh Hashaná e Yom Kipur. Uma pessoa íntegra é aquela que participa diariamente de experiências religiosas da oração, observa as “Mitzvót” e estuda a Torá sagrada.

Isto evitará aqueles problemas que nos afetam tanto. Para crescer espiritualmente devemos nos expor diariamente ás influências elevadas do serviço de D’us.

Nos nossos hábitos diários de alimentação contamos as calorias; é tempo de começarmos a contar diariamente nossas “Mitzvót” e especialmente nossas orações, que são nosso pão espiritual.

Shalom.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20