ATO DE IOM HAZICARON E CELEBRAÇÃO DE IOM HAATZMAUT
Fazendo parte da Programação de Iom Haatzmaut, para a qual se juntaram vinte entidades, aconteceu na Praça Carmel da A Hebraica de São Paulo o Ato de Iom Hazicaron, marcado por forte emoção e liderado pelo Departamento de Juventude da Hebraica de São Paulo, ativamente presidido por Elisa Nigri Griner e cujos integrantes marcaram forte presença.
E nunca é demais aqui ressaltar que Iom Hazicaron ou Dia da Memória (em hebraico יום הזכרון לחללי מערכות ישראל ונפגעי פעולות האיבה – literalmente Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo) é um feriado nacional de Israel, observado no dia 4 de Iyar no calendário hebraico – precede a comemoração do dia da Independência de Israel ou Iom Haatzmaut, que ocorre no dia 5 de Iyar .
Neste feriado relembra-se os veteranos e soldados mortos do Estado de Israel e da Força de Defesa de Israel que morreram no conflito arábe-israelense, além de relembrar das vítimas do terrorismo. O dia inclui muitas cerimônias em respeito aos soldados mortos em que soldados veteranos estão sempre presentes. O dia abre com cerimônias às 20h, após uma sirene de um minuto que é ouvida em todo o Pais. Durante a sirene todos os israelenses ficam de pé e em silêncio, em respeito e memória. (Fonte: Wikipédia).
Fotos: Glorinha Cohen