O PAI DO POUPATEMPO

266_especial_4_1

Este mês (maio), novamente, 95% da população paulista considerou como “ótimo” ou “bom” o atendimento do Poupatempo-SP, de acordo com pesquisa do Datafolha.

No começo dos anos 1990, o Estado de SP prestava centenas de serviços diferentes, divididos em 15 repartições estaduais. Em 1996, um ano depois de assumir o cargo de governador, Mário Covas decidiu investir num projeto para facilitar a vida e economizar o tempo do cidadão. Para isso, montou uma equipe para elaborar e implantar um projeto para centralizar e melhorar o atendimento. Nesta equipe, estava o cientista social e gestor público Daniel Annenberg (foto).

E, em 1997, o Poupatempo-SP foi lançado, na Sé. A iniciativa atraiu pessoas de todo o Estado, que antes esperavam de 30 dias a dois meses para emitir a carteira de identidade e souberam que, no centro da capital, era possível pegar o documento em até cinco dias. Por uma década, Daniel Annenberg esteve à frente desse bem-sucedido projeto, do qual foi superintendente entre 1999 e 2006. Unidades fixas e móveis do Poupatempo-SP foram espalhadas por todo o Estado e, assim, foi criado o “Padrão Poupatempo de atendimento público” e, todos os anos, é elogiado pela população paulista.

Daniel participou da elaboração e implantação de outros programas semelhantes em vários órgãos públicos, em diferentes Estados e municípios do Brasil, como Espírito Santo, São Caetano e Belo Horizonte. Portanto, sabe o que e como fazer para melhorar a vida dos cidadãos e tornar os serviços públicos mais simples, inteligentes e transparentes –combatendo a burocracia que gera corrupção.

Como pré-candidato a vereador, Annenberg está convocando os paulistanos para construir coletivamente um projeto para deixar a cidade de SP melhor e mais humana. E a participação de todos é fundamental.

Para saber mais das realizações, ideias e ideais de Daniel Annenberg, acesse:

facebook.com/danielannenberg + facebook.com/participasampa + medium.com/@DanielAnnenberg + youtube.com/c/danielannenberg +instagram.com/danielannenberg

20
20