EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Denise Kassow, Israel Blajberg, Floriano Pesaro, Aloysio Nunes Ferreira, Fernando Lottenberg, rabino Yehuda Gitelman, Roberto Vinograd, embaixador Danny Danon, Ronald Lauder, Rony Vainzof, Eduardo Wurzmann, Moshe Kahlon, Paulo Maltz e Yitzhak Cohen, dentre outros.


PARTICIPANTES DO TAGLIT- BRASIL FAZEM CERIMÔNIA DE BAT E BAR MITZVÁ NA CONGREGAÇÃO BETH-EL

268_fique_1_1

No Cabalat Shabat e em seu serviço matinal dos dias 10 e 11 de junho, o Taglit Brasil, em parceria com a Congregação Beth-El, celebrou o Bar & Bat Mitzvah de 30 jovens que participaram do Programa. Como disse o rabino Yehuda Gitelman, que conduziu a cerimônia, naquele momento, uma nova porta se abria e caberia a eles dar continuidade ao seu judaísmo e quiçá, às futuras gerações. Para Denise Kassow, diretora do Taglit-Brasil “essa cerimônia ‘simbólica’ significa a confirmação de que mesmo afastados antes do Taglit, agora tomam sobre si a importância da continuidade e responsabilidade da perpetuação e fortalecimento do Judaísmo em suas vidas”. E exemplifica o sucesso desse ato: “Em São Paulo, cerca de 70% dos jovens envolvem-se com algo significativo dentro do judaísmo e/ou da comunidade judaica, como a participação em projetos sociais, criação de grupos de estudos por interesse ou voltaram para Israel para fazer outros programas”.

O Taglit-Birthright Israel já presenteou 500 mil jovens judeus de 67 países, com uma viagem educacional gratuita a Israel de 10 dias.

FOTO: Raphael Ranosi


PROF ISRAEL BLAJBERG É ADMITIDO NA ORDEM DO MÉRITO NAVAL

268_fique_1_2

Durante solenidade comemorativa do 151º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha -, na Escola Naval do Rio de Janeiro, o professor Israel Blajberg foi admitido na Ordem do Mérito Naval, em reconhecimento aos assinalados serviços prestados à Marinha do Brasil, conforme resolução do Presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Naval.


CONIB PROPÕE AO MEC INCLUSÃO DA HISTÓRIA DOS JUDEUS NA BASE CURRICULAR

268_fique_1_3Floriano Pesaro, Aloysio Nunes Ferreira e Fernando Lottenberg

O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, esteve nesta terça (21 de junho), em Brasília, para encontros com Aloysio Nunes Ferreira, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e líder do governo na Casa; General Sergio Etchegoyen, ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional; e Maria Helena de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação. Em todas as visitas, Lottenberg foi acompanhado por Floriano Pesaro, deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Na reunião no MEC, o presidente da Conib propôs a Maria Helena de Castro a inclusão de temas como a Inquisição e o Holocausto na Base Nacional Comum Curricular. “Muita gente acha que os judeus chegaram ao Brasil há pouco tempo, refugiados da Segunda Guerra. É necessário contar nossa história desde que aqui chegamos em 1500. Temos orgulho disso”, afirmou Lottenberg. Castro considerou a proposta pertinente. A realização da prova do ENEM aos sábados foi o segundo tema tratado. O presidente da Conib apresentou à secretária um histórico das conversas anteriores com os titulares da pasta da Educação e as diversas propostas apresentadas. Ciente da questão, Maria Helena disse que é possível resolvê-la. Com Aloysio Nunes Ferreira, Lottenberg fez uma análise do quadro internacional. A segurança nas Olimpíadas e o trabalho coordenado com a comunidade judaica foi o tema do encontro com Etchegoyen. Ele manterá contato estreito com a Conib.


RABINO GUITELMAN E VINOGRAD DÃO SHOW DE CONHECIMENTO NA B´NAI B´RITH SP

268_fique_1_4

O rabino Iehuda Gitelman e o arquiteto Roberto Vinograd deram um show de conhecimento ao falar sobre: Como Surgiram os Calendários?. O evento na B’nai B’rith São Paulo contou com ampla participação do público e muitas perguntas levaram a questões profundas e reflexões acerca de quem somos; o que é o judaísmo e o que foi adaptado a partir de crenças que nos antecederam. Para Vinograd ”judaísmo é uma civilização”, que mescla religião, tradição e muito mais. Ele destacou que os judeus introduziram o conceito de semana, ao dividir o período lunar em quatro partes demarcadas pela celebração do Shabat. O rabino Guitelman lembrou outro diferencial que mostra a complexidade do calendário judaico: para nós, o dia começa ao por do sol. Hoje, sabemos quando serão as festividades até o ano 3000, porque foi calculado. Não temos um calendário fixo.


ISRAEL É ESCOLHIDO PELA 1ª VEZ PARA PRESIDIR COMISSÃO PERMANENTE NA ONU

268_fique_1_5Embaixador Danny Danon. Foto:Times of Israel

Israel foi escolhido para presidir uma Comissão Permanente da ONU. É a primeira vez que isso ocorre desde a criação da entidade. A Sexta Comissão é uma das mais importantes da organização e o principal fórum para a consideração de questões legais na Assembleia Geral. Todos os 193 países membros da ONU participaram da votação. Agora presidida pelo embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, a Comissão deve tratar este ano de temas como “Medidas para eliminar o terrorismo internacional” e “O estado de direito nos âmbitos nacional e internacional”. Uma das primeiras tarefas de Danon será promover a Convenção Global sobre o Terrorismo Internacional. O Irã tentou impedir a escolha do representante de Israel. Não deu. O Hamas considerou a votação “catastrófica”.

“É uma vitória significativa para Israel”, disse o presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder.

Saiba mais: www.timesofisrael.com


CONIB PARTICIPA DE ENCONTRO NO PALÁCIO DO PLANALTO PELA LIBERDADE RELIGIOSA

268_fique_1_6Representantes religiosos com o presidente em exercício Michel Temer. Foto: Divulgação.

Rony Vainzof, secretário da Conib, representou a comunidade judaica brasileira em reunião organizada em 16 de junho pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure) com o presidente em exercício Michel Temer, para debater a liberdade religiosa no Brasil. Temer destacou a participação de inúmeras denominações religiosas nesse debate, o que demostra a multiculturalidade do país e seu desejo de paz, sem importação de conflitos de ódio. Vainzof deixou clara a preocupação da Conib com a possibilidade de atos terroristas no Brasil e o crescente antissemitismo travestido de antissionismo.
.


EDUARDO WURZMANN FALA PARA PÚBLICO JOVEM NA B’NAI B’RITH SÃO PAULO

268_fique_1_7Charles Tawil, do Jewish In, Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith São Paulo e Eduardo Wurzmann

Como ter sucesso em épocas de crise – Trajetória profissional e de ativista comunitário. Este foi o tema tratado por Eduardo Wurzmann na B’nai B’rith São Paulo. Otimista, considera que as pessoas se esquecem de “quanto avançamos”, de “quanto o Brasil caminhou”. Atual conselheiro da Tecnisa e da Locamerica, investindo em start ups da área de Educação, elogia os jovens empreendedores. “Eles sabem mais do que eu. Aprendo muito com eles, mas também fico por perto porque precisam da minha experiência”. Entre as características que mais valoriza em um profissional estão a capacidade analítica e a “gana”, a vontade, o brilho no olhar. Formado em Economia nos anos 80, decidiu fazer mestrado nos EUA, e retornou ao Brasil para trabalhar no Banco Garantia, que o atraiu por ser menos formal. “Fiz escolhas incomuns”, relatou, ao contar ter aceitado proposta de um banco de investimentos para abrir um escritório na Rússia, quando era recém-casado. Lá o casal morou dez anos. Voltou ao Brasil e ficou onze anos como presidente, e três como conselheiro do Grupo Educacional Ibmec, trazendo para o país a filosofia de faculdade que gera lucro, o que até então havia sido proibido. Hoje é secretário da Confederação Israelita do Brasil e conselheiro da Universidade de Tel Aviv.


GOVERNO DE ISRAEL ABRIRÁ POUPANÇA PARA TODAS AS CRIANÇAS DO PAÍS EM 2017

x-default

O governo de Israel regulamentou nesta terça (21 de junho) a abertura de uma conta de poupança para todas as crianças do país em 2017. O programa “Para cada criança, uma poupança” visa a diminuir as diferenças sociais e solidificar a igualdade de oportunidades para as classes média e baixa em Israel. “O programa permitirá que todos cheguem à idade de 18 anos com 20 mil shekels (cerca de 18 mil reais) na mão, para criar suas próprias oportunidades”, disse o ministro das Finanças, Moshe Kahlon. “Dar um montante inicial para todos os jovens no início da vida adulta, sem levar em conta a situação financeira dos seus pais, expandirá o leque de opções à disposição deles, como educação, abertura de um negócio ou formação profissional “, completou o vice-ministro, Yitzhak Cohen.


IMPORTANTE SABER

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DO RIO PEDE À COMUNIDADE JUDAICA QUE EVITE AGLOMERAÇÕES DURANTE OLIMPÍADAS – Em matéria publicada em 17 de junho, o jornal O Globo aborda as medidas de segurança durante as Olimpíadas do Rio. Para o presidente da Federação Israelita, Paulo Maltz, toda cautela é pouca. Por isso, durante o período dos Jogos, a comunidade judaica foi orientada a evitar aglomerações. Para o cônsul honorário de Israel no Rio, Osias Wurman, é preciso que a população fluminense fique alerta a movimentações estranhas e a pacotes abandonados em locais públicos: “o estado de alerta é algo necessário. O Rio tem um povo descontraído, alegre e, por esse motivo, acaba sendo um terreno fértil para que pessoas mal-intencionadas se infiltrem. Israel, devido aos atentados que sofreu, desenvolveu uma autodefesa natural. A Olimpíada é um evento propício para uma ação extremista. Dizer que o Brasil, o Rio, não são alvos, é um grande erro”.

PARADA GAY DE ISRAEL REÚNE 200 MIL PARTICIPANTES – Conhecido como um dos destinos mais “gay-friendly” do mundo, Israel recebeu cerca de 200 mil participantes na Parada Gay 2016, sendo 35 mil turistas estrangeiros. “Vivemos de maneira livre. Festejamos e celebramos nossos direitos conquistados com muita luta”, afirmou Shai Doitsh, ex-presidente da associação LGBT de Israel, entre 2013 e 2015, e ativista pelos direitos homossexuais há 17 anos. Tel Aviv foi nomeada a cidade gay número um do mundo. A pesquisa foi realizada pela American Airlines e GayCities.co

20
20