PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

272_história_2_1

Judeus de todo o mundo foram inspirados quando o francês Fabien Gilot orgulhosamente exibiu tatuagem em hebraico, depois de ganhar a sua medalha olímpica Veja aqui. A mensagem é “somos nada sem eles”. Ele escolheu para escrevê-la em hebraico como uma homenagem a seu avô Judeu, um sobrevivente do campo nazista de Auschwitz.

Nós, judeus, não nos destacamos nos jogos olímpicos, mas somos campeões em inspirar-se em nosso passado.

Nossos ancestrais não gritavam “nunca mais”, mas eles gritavam “tentaremos novamente”. Após perderem o Primeiro Templo, destruído pelos babilônios em 9 de Av de 423 AEC, recomeçaram e construíram o Segundo Templo. Também este foi perdido, desta vez para os romanos, em 9 de Av no ano 69 da Era Comum. Mas eles se levantaram novamente e reconstruíram as suas vidas. Foram expulsos da Inglaterra em 9 de Av de 1290, então reconstruiram suas vidas na Espanha. De lá, foram expulsos em 9 de Av de 1492, e assim por diante…

Nós só estamos aqui hoje porque eles nos ensinaram a dar a volta por cima, caminhamos sobre os seus ombros como um anão nos ombros de um gigante, e sabemos que “somos nada sem eles”!

Um abraço e Shalom.


RABINO DOVI GOLDBERG – CHABAD MORUMBI/SP – dg@chabadmorumbi.org.br

20
20