EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o Ministro José Serra, Embaixador Modi Ephraim, cônsul de Israel Dori Goren, Adelina Silveira Alcântara Machado, Chella Safra, rabino Michel Schlesinger, Dra. Luislinda Valois, Lia Bergmann, Eduardo El Kobbi, Sergio Lerrer e André Lajst, dentre outros.


MINISTRO JOSÉ SERRA RECEBE SUBDIRETOR DA AMÉRICA LATINA E CARIBE, EMBAIXADOR MODI EPHRAIM NO MRE

272_fique_1_1Ministro José Serra recebe das mãos do Embaixador Modi Ephraim placa comemorativa com hino nacional de Israel

O Subdiretor da América Latina e Caribe, embaixador Modi Ephraim, visitou a capital federal e se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra. O encontro aconteceu no Gabinete do Ministro, onde foram discutidos temas relativos ao estabelecimento da paz e da segurança no Oriente Médio, assim como o potencial de estreitamento das relações de cooperação entre Brasil e Israel em diferentes áreas. O Subdiretor esteve no Itamaraty acompanhado do Encarregado de Negócios da Embaixada de Israel, Minsitro Lior Ben Dor, que está no fim de sua missão no Brasil, e do novo Ministro da Embaixada, Itay Tagner. Na ocasião, como sinal de apreciação e amizade, o Subdiretor entregou a José Serra uma placa com a letra do Hino Nacional de Israel, Hatikva, em hebraico e em português. Além da reunião com o Ministro das Relações Exteriores, o Subdiretor se encontrou com Secretário-Geral, Embaixador Marcos Galvão, com o Subsecretário Geral da África e do Oriente Médio, Embaixador Fernando José Abreu e com o chefe do Cerimonial, Ministro João Mendes.


DORI GOREN, NOVO CÔNSUL DE ISRAEL EM SÃO PAULO, REÚNE-SE COM LIDERANÇAS DA COMUNIDADE

272_fique_1_2A Federação Israelita do Estado de São Paulo recebeu em sua sede o novo cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren, para um almoço com as lideranças das principais entidades judaicas de São Paulo. Goren é um diplomata experiente e conhece bem a América Latina. Nascido em Jerusalém em 1955, fala português e espanhol fluentemente, fruto de diversos cargos que ocupou na região, tais como embaixador no Uruguai entre 2009 e 2014, e ministro conselheiro na embaixada em Buenos Aires. Goren frisou a importância de trabalhar em parceria com as entidades, e destacou seus principais objetivos, entre eles o de reforçar contatos com empresários, autoridades e com a imprensa de maneira geral. Ao final do encontro, o cônsul foi presenteado com um relógio com a logomarca da Fisesp, além de um certificado, do cofrinho e do calendário do KKL, entregues pelo presidente Eduardo El Kobbi e pelo diretor, Marcelo Schapo.


OBME RECEBE JOÃO DÓRIA JR.

272_fique_1_3Adriane Zagari (Pesidente Nacional da OBME), Adelina Silveira Alcântara Machado (Presidente Internacional) e João Dória Jr.

Sempre atuante e dinâmica, Adelina Silveira Alcântara Machado , presidente da OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias dando continuidade aos debates com candidatos à prefeitura de São Paulo recebeu João Dória Jr., do PSDB. Se eleito, com certeza vai cuidar da cidade com muito carinho e capacidade, que ele tem de sobra.


CJM VISITA OS JUDEUS DA MONTANHA, COMUNIDADE MILENAR NO AZERBAIJÃO

272_fique_1_4Uma delegação do Congresso Judaico Mundial, chefiada pela tesoureira Chella Safra, visitou o Azerbaijão em julho passado e se reuniu com a pequena comunidade dos chamados Judeus da Montanha, que vivem há séculos na região de Quba.

“Foi uma grande experiência encontrar judeus que mantiveram seu judaísmo vivo com tal capacidade de resistência. Além disso, aprendemos algo importante: eles ajudam e vivem bem com a comunidade muçulmana por uma troca real e não pela tolerância. Para eles, a tolerância não é suficiente “, disse Chella Safra.

Situado à beira do Mar Cáspio, na fronteira entre Europa e Ásia, o Azerbaijão é uma ex-república soviética que ficou independente em 1991 e tem nove milhões de habitantes. Entre 20 mil e 30 mil judeus vivem no país, cuja população é 90% muçulmana, de maioria xiita. A grande maioria dos judeus está na capital Baku, e compreende principalmente Judeus da Montanha com uma representação menor de judeus ashkenazitas. Cerca de 3.000 judeus vivem em Quba, com um número igual de Judeus da Montanha nas áreas rurais. O país é xiita, como o Irã, com quem faz fronteira, ao sul. Mas ao contrário do vizinho, tem ótimas relações com Israel: é o maior fornecedor de petróleo do Estado judeu, e um importante comprador de tecnologia israelense. Israel mantém uma embaixada no país desde 1992.


AOS 80 ANOS, CIP BUSCA NA ALEMANHA AS RAÍZES DE SUA TRADIÇÃO RELIGIOSA

272_fique_1_5Como parte do calendário de comemoração pelo seu aniversário de 80 anos, a Congregação Israelita Paulista realizou uma viagem para a Alemanha, em busca das raízes do judaísmo que influenciou sua tradição religiosa. O grupo se encontrou com o representante do Ministério das Relações Exteriores para as relações com a comunidade judaica e o combate ao antissemitismo. Também houve encontros com rabinos alemães das correntes ortodoxa, conservadora e reformista.

“Quando entendemos a origem da CIP, nos preparamos melhor para a responsabilidade de liderar seu futuro”, afirmou o rabino Michel Schlesinger. “Esta foi uma viagem de raízes, shorarashim, em que retornamos à Alemanha para entrar em contato com nossa própria identidade de maneira mais profunda”.


B’NAI B’RITH PARTICIPA DE RECEPÇÃO À SECRETÁRIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA A IGUALDADE RACIAL

272_fique_1_6

Foi recebida, em São Paulo, a Dra. Luislinda Valois, Secretária Nacional de Políticas para a Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania. A B’nai B’rith estava presente, representada pela assessora de Direitos Humanos Lia Bergmann: “A Dra. Luislinda me falou que esteve em Auschwitz e que vê semelhanças na história dos negros e dos judeus”.


LIVRO “GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL”, DE SERGIO LERRER

272_fique_1_7A publicação quando lançada rapidamente esgotou-se no formato impresso e agora é oferecida exclusivamente em uma nova versão, atualizada pelo autor, em PDF. São conceitos e boas práticas apresentados de forma simples e pragmática. O livro oferece uma visão 360º das ações envolvendo a sustentabilidade no food service do ponto de vista das práticas dos restaurantes. O livro foi escrito e compilado após uma vivência intensa de um ano do jornalista Sergio Lerrer, dedicado há mais de 20 anos ao setor de alimentação, como idealizador e liderança da “Campanha Gastronomia Sustentável”, no ano de 2011. Trabalha com os setores da alimentação, como consultor de indústrias e redes, como palestrante de Comunicação no mercado de Food Service, e também com o segmento de entidades empresariais, técnicas, de especialidade e legislativas. Foi diretor de cinema, de TV e é Publisher de dois sites do setor – Gastronomia Sustentável (www.gastronomiaverde.com.br) e Restaurante ADM (www.restauranteadm.com.br)


ATIVISTA DE AGÊNCIA HUMANITÁRIA ISRAELENSE RECEBE PRÊMIO MUHAMMAD ALI

272_FIQUE

O prêmio internacional Muhammad Ali foi concedido ao israelense Navonel Glick (foto) por seu trabalho como diretor de operações da IsraAID, uma agência de ajuda humanitária baseada em Israel, que atua em crises emergenciais e no apoio ao desenvolvimento internacional. O prêmio anual do Centro Muhammad Ali é concedido a seis ativistas humanitários de todo o mundo, com menos de 30 anos idade. Glick, 29, é o responsável pela liderança da IsraAID. Ele já participou de missões nas Filipinas (após furacão), Serra Leoa (durante a epidemia do Ebola), norte do Iraque (atacado pelo Estado Islâmico). “A IsraAID está ajudando em todo o mundo”, disse Hannah Rosenthal, presidente do Centro. Ela chama a agência de “a melhor das melhores.” O Centro Muhammad Ali foi cofundado por Muhammad Ali e sua esposa Lonnie. A cerimônia de premiação deste ano, a ser realizada em 18 de setembro de 2016, servirá como uma homenagem a Ali.


PERNAMBUCO CRIA DIA EM MEMÓRIA DOS JUDEUS VÍTIMAS DA INQUISIÇÃO –

272_fique_1_8Placa da rua no centro do Recife em que está situada a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, construída durante o período holandês, no século 17.

A lei 15.871/2016 instituiu no calendário de eventos do Estado de Pernambuco o “Dia Estadual em Memória dos Judeus Sefaraditas Vítimas da Inquisição”, que será comemorado em 31 de março. Nesta data, em 1821, as Cortes Gerais portuguesas extinguiram formalmente o Tribunal do Santo Ofício, Tribunal da Inquisição, que havia sido instituído em 1536. A iniciativa é do deputado Joel da Harpa (PTN).


IBI: FALTA DE CUMPRIMENTO REFLETE ‘EDUCAÇÃO MAL TRABALHADA PARA A PAZ’ – A recusa do lutador egípcio Islam El Shehaby de não apertar a mão do adversário israelense Or Sasson, em 12 de agosto, foi muito mais do que uma grave violação à ética do judô, é “o reflexo de uma educação mal trabalhada para a paz”, afirmou ao portal R7 o diretor executivo do IBI (Instituto Brasil Israel), André Lajst. “É uma pena que a gente tenha que ver ações como essa nas Olímpiadas que, em teoria, servem para unir os povos, por meio do esporte. Isso demonstra que a paz não é apenas um acordo assinado entre dois governos, ela tem que ser trabalhada nas populações. Não adianta em nada só a parte israelense trabalhar pela paz, enquanto o outro lado não fizer o mesmo”. O atleta egípcio foi vaiado pela atitude, já que é comum que judocas façam reverência ou se cumprimentam com as mãos no início e no final de cada combate. Ainda assim, até mesmo o fato de eles terem lutado já foi considerado “um grande avanço”, disse, Nicolas Messner, porta-voz da Federação Internacional de Judô, à agência de notícias AFP. (Fonte: portal R7).


DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO AVANÇA EM SÃO PAULO E MINAS GERAIS – A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo publicou no Diário Oficial a composição do Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença. O Fórum paulista será composto por representantes religiosos, além de membros de diversos órgãos do Governo e representantes de instituições de ensino superior. Os rabinos Michel Schlesinger e Alexandre Leone representarão o judaísmo, respectivamente como titular e suplente. O Fórum Inter-Religioso foi instituído em 2006. Já em Minas Gerais, foram retomados formalmente nesta terça (9) os trabalhos do Fórum do Diálogo Entre Cristãos e Judeus, na sede das Irmãs Paulinas em Belo Horizonte, com a participação do rabino Uri Lam.