PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

273_história_4_1

A verdade é que não somos uma nação como as outras e nem somos um país como os outros.


Caros amigos,

Um dos principais objetivos dos fundadores do Estado de Israel era resolver o problema do antissemitismo. Eles argumentavam que os judeus não deveriam mais ser indivíduos vagando sem sua própria casa. Se tivessem sua pátria, como as outras nações, poderiam viver suas vidas serenamente, assim como vivem os canadenses ou australianos.

Mas, se até 1948 nos viam como judeus errantes, agora olham para nós como um Estado errante. A interferência do mundo nos assuntos do Estado Judeu vai além de qualquer proporção. Somos o único país no mundo que milhões de pessoas desejam, de forma aberta e clara, nossa destruição. Nenhuma outra nação vive sob a ameaça constante ao seu próprio direito de existir.

A verdade é que não somos uma nação como as outras e nem somos um país como os outros.

Israel é chamado por todos de Terra Santa. Quando meu pai chegou aos EUA em 1958 e foi fazer seus documentos, o oficial de Imigração perguntou seu país de origem. Meu pai respondeu em seu inglês quebrado e com sotaque israelense (que carrega até hoje) “in the holy land (na Terra Santa)”. Até hoje consta nos seus documentos “Born in Holand (Nascido na Holanda)”.

O judeu e sua terra são interdependentes. Fortalecer as nossas tradições e identidade judaicas fortalecerá o reconhecimento da santidade de nossa terra.

Um abraço e Shalom.


DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20