EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como o ministro da Cultura Marcelo Calero, Osias e Suzana Wurman, cônsul-geral de Israel, Dori Goren, Charles London, Ari Zugman, Telma Sobolh, Saul Anusiewicz, Renata Plapler, Marcelo Sales, Jayme Blay, Adriana Finzi, Abraham Goldstein, Sofia Wrobel Steinberg, Blima Lorber, Rosana Meiches, Claudia Block Gari, Katia G. Kohn, Szyja Ber Lorber. Leonor Szymonowicz e Sergio Grinberg, dentre outros.


MINISTRO MARCELO CALERO É HOMENAGEADO PELO CONSULADO HONORÁRIO DE ISRAEL

273_fique_1_1O ministro da Cultura do Brasil Marcelo Calero foi homenageado num jantar promovido pelo cônsul honorário de Israel no Rio Osias Wurman e Suzana Wurman. Na oportunidade, o cônsul convidou o ministro a voltar a visitar o Estado de Israel, agora como ministro, o que foi prontamente aceito por Calero.


NOVO CÔNSUL-GERAL DE ISRAEL, DORI GOREN VISITA O PARANÁ PELA PRIMEIRA VEZ

273_fique_1_2Curitiba recebeu pela primeira vez a visita do novo cônsul-geral de Israel, Dori Goren, que veio conhecer a comunidade israelita do Paraná e fazer contatos na área governamental e universitária, com vistas à tecnologia israelense. Ele foi recebido no Centro Israelita do Paraná (CIP) pelos presidentes da Kehilá e da Federação Israelita, Charles London e Ari Zugman (todos na foto), que o apresentou aos membros da comunidade, para os quais, a seguir, palestrou, abordando como tema “A situação política, social e econômica e a relação diplomática entre Brasil e Israel”. Depois, o cônsul respondeu perguntas do público que o ouviu, entre eles, dirigentes de instituições judaicas. O cônsul Goren e sua esposa Cecília também conheceram a Escola Israelita Brasileira “Salomão Guelmann”, os jovens do Habonim Dror, a Sinagoga Beit Yaacov e o Museu do Holocausto e mantiveram ainda contatos com lideranças evangélicas e católicas de Curitiba que apoiam Israel e visitou o preferito Gustavo Fruet, além de outros líderes políticos da cidade.


VOLUNTARIADO EINSTEIN LANÇA CARTÕES PARA O ROSH HASHANÁ

273_fique_1_3O Rosh Hashaná é o ano-novo judaico e, para comemorar de forma especial, os idosos do Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) confeccionaram cartões para esta data tão importante. No dia 11 de agosto, sob o comando de Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein, aconteceu o coquetel de lançamento dos cartões feitos pelos residentes durante as aulas de Arte Terapia. Esta ação, desenvolvida pelas voluntárias do Einstein, enfatizou o compromisso estabelecido com os residentes do RIAE, para que sempre se sintam motivados e com uma vida ativa. (Foto: Milton Duarte).


O DR. SAUL ANUSIEWICZ RECEBE HOMENAGEM DO CRECI/SP

273_fique_1_4Em evento promovido pelo CRECI/SP, no Auditório da Câmara Municipal de Santo André, em cerimônia presidida pelo vice-presidente da entidade Gilberto Yogui, o advogado Saul Anusiewicz foi homenageado com Certificado outorgado pelo Presidente José Augusto Viana Neto, em reconhecimento por sua atuação profissional e parabenizando-o pelo Dia do Advogado. Na foto, Saul Anusiewicz recebendo o Certificado das mãos da Conselheira Regional Magali Santos.


EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NO FOCO DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL

273_fique_1_5Renata Plapler, Marcelo Sales, Jayme Blay e Adriana Finzi

Como realmente funciona o ambiente empreendedor brasileiro e como se preparar para as novas tendências e oportunidades de mercado? Este foi o tema da palestra que a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria realizou com o empreendedor Marcelo Sales, no centro de empreendedorismo tecnológico Cubo. Escolhido como “Empreendedor de Alto Impacto” pela Endeavor em 2004 e como “Empreendedor do Ano” em 2010, Marcelo Sales, que se considera um nerd declarado, contou como começou a empreender em 1999, quando ainda era estudante e fundou a Movile, a maior empresa de serviços para celulares da América Latina, responsável por aplicativos como o Ifood e o Maplink. Crédito fotográfico: Eliana Assumpção


B´NAI B´RITH RECEBE DORI GOREN, NOVO CÔNSUL GERAL DE ISRAEL EM SP

273_fique_1_6Dori Goren e sua esposa Cecília foram recebidos para um café da manhã na B’nai B’rith. O novo cônsul geral de Israel em São Paulo falou sobre as diversas atividades que pretende desenvolver, como ações contra o BDS, palestras em universidades, diálogo inter-religioso, entre outras. Apresentou sua esposa Cecília, que irá cuidar de um novo cargo no consulado de São Paulo, que tratará do relacionamento com os evangélicos. Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil, apresentou os diversos programas e projetos da instituição. Também estiveram presentes ao encontro: a presidente da B´nai B´rith SP Zeila Sliozbergas, Claudio Silberberg, Sam Osmo, Henrique Goldberg e Lia Bergmann.


KKL BRASIL ANUNCIA VENCEDORES DE CONCURSO DE DESENHOS LUACH 5777

273_fique_1_71º lugar – Sofia Wrobel Steinberg

Sofia Wrobel Steinberg, Gabriela Azulay Lewin e Laila Levy Mansur, todas alunas do Colégio Liessin Scholem Aleichem, do Rio de Janeiro, foram as três primeiras colocadas do tradicional Concurso de Desenhos realizado pelo KKL Brasil –Keren Kayemet LeIsrael. Destinado a alunos de escolas judaicas, esta edição teve como tema “ O bem com as próprias mãos”.


FILHOS DE SOBREVIVENTES DÃO VOZ À TRAJETÓRIA DE SEUS PAIS

273_fique_1_8Realizado no Centro de Pesquisa e Informação do SESC, em SP, o evento Vozes do Holocausto reuniu os autores Blima Lorber, Rosana Meiches, Claudia Block Gari, Katia G. Kohn e Szyja Ber Lorber. Eles contaram suas experiências para redigir livros de memórias, narrando histórias de seus pais, sobreviventes do Holocausto ou refugiados do nazismo no Brasil. Representando a equipe Arqshoah, Lais Rigatto Cardilo apresentou fragmentos de alguns vídeos com testemunhos de filhos de sobreviventes do Holocausto. Histórias muito diferentes, mas tendo em comum o sofrimento trazido pela perseguição implacável do nazismo. A dor, a fome, a humilhação, a desumanização, a perda dos parentes mais próximos. A Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Arqshoah – LEER, da Universidade de São Paulo e do Projeto Vozes do Holocausto, informou que estão sendo preparados 10 livros paradidáticos com relatos, pois nada disto faz parte dos livros de História adotados nas escolas.


SEDE LOTADA NA COMEMORAÇÃO DO DIA DA NA’AMAT – A sede da Na’amat Pioneiras São Paulo ficou completamente lotada nesta terça-feira, 23 de agosto, para a comemoração do Dia da Na’amat, que marcou o 68o aniversário da Organização no Brasil. Leonor Szymonowicz, presidente da Na’amat SP contou a trajetória da Na’amat no Brasil, destacando os principais acontecimentos ao longo das décadas, e deu detalhes do importante trabalho realizado pelos Departamentos da Criança, de Geração de Renda, de Mediação, Empreendimentos e Cultura. A animada tarde contou com um pocket show de Rafael Zolko, que animou as chaverot. Outro ponto alto da comemoração foi a presença das jovens integrantes do Grupo Shamash, que distribuíram rosas para as “Vaticot”.


ELEIÇÕES FIERJ – CANDIDATOS AO EXECUTIVO – Encerrou-se nesta quinta-feira, 25/08, o prazo para registro de candidaturas ao Executivo e Conselho Deliberativo da FIERJ. As eleições ocorrerão dia 25/09. Para o Executivo foram homologadas duas chapas: 1 – Presidente: Herry Rosenberg; Vice-presidente: Claudio Goldenberg; Vice-presidente: Evelyn Milsztajn; e Vice-presidente: Renato Cohen.

2 – Presidente: Sergio Adelsohn; Vice-presidente: Bernardo (“Bekako”) Fridman; Vice-presidente: Clarita Paskin e Vice-presidente: Miriam Lewin.


NA’AMAT RECEBE ASTRÓLOGA FORMADA EM SORBONNE E AUTORA DE DIVERSOS LIVROS – A Na’amat Pioneiras São Paulo, recebeu em sua sede, no dia 30 de agosto, a astróloga Cleide Guedes, formada pela Universidade Sorbonne de Paris e autora de diversos livros. Cleide destacou que os registros mais antigos sugerem que a Astrologia surgiu no terceiro milênio a.C e que antigamente era utilizada apenas por pessoas privilegiadas, como reis, duques e príncipes. Utilizando como pano de fundo a roda do zodíaco, a astróloga deu detalhes sobre os planetas que regem cada signo, bem como a influência das cores, pedras e sua relação com os dias da semana. “Apesar dos signos do zodíaco, cada pessoa comanda seu próprio destino. Se cada um de nós buscar se aprimorar e mudar a si próprio, terá uma frequência vibratória que ajudará a melhorar tudo ao seu redor”, aconselhou a astróloga.


PALESTRA DO NEUROCIRURGIÃO JOÃO PINHEIRO FRANCO – O neurocirurgião João Pinheiro Franco ministrou palestra sobre “tratamento para hérnia de disco” para o grupo Feliz Idade, no Clube Hebraica. Os eventos do grupo dirigido por Vanessa Rosenbaum são direcionados ao público da terceira idade e têm como objetivo proporcionar aos participantes atividades estimulantes, que os mantenham ativos e motivados para uma melhor qualidade de vida e bem estar.


LIVRO – “A ARTE DE DIZER AMÉM”, DE SERGIO GRINBERG – A obra “A arte de dizer Amén” , lançado pela editora Mayanot , está se tornando uma referência para o estudo dos porquês das rezas judaicas . O autor, um pesquisador nato, estudou numa extensa e confiável bibliografia a resposta para suas dúvidas do porquê dizer Amén. Teve a resposta que contempla tanto a praticantes quanto a estudiosos iniciantes e avançados, como também deverá consta na bibliografia de escolas judaicas. Certamente este estudo é uma contribuição para acabar com o automatismo das rezas judaicas e trazer o entendimento , que traz a aproximação consciente.


AMIGOS DA UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALÉM (UHJ) REALIZAM EXIBIÇÃO DE “O MENINO E O MUNDO” – Os Amigos Brasileiros da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) realizaram no Museu da Imagem e do Som (MIS), exibição especial da premiada animação “O Menino e o Mundo”, seguida de um exclusivo bate-papo com os criadores da trilha sonora, Ruben Feffer e Gustavo Kurlat. Indicado ao Oscar 2016 como melhor animação, o filme, onde a música exerce um papel narrativo fundamental, recebeu 45 prêmios no Brasil e no Mundo. Ruben e Gustavo explicaram sobre o desafio inicial de construir a narrativa sonora juntamente com a visual, tendo como base o som da flauta, com frases melódicas que se repetem de diferentes maneiras, funcionando como uma linguagem universal. “A música funciona como narrativa e traz emoção durante todo o percurso da história, com recursos musicais e técnicos. Os poucos diálogos, são todos invertidos, com as palavras de trás para frente, simbolizando um mundo de cabeça para baixo”, destacaram.

20
20