INSTITUTO OLGA KOS LANÇA LIVRO INSPIRADO NA OBRA E VIDA DO ARTISTA PLÁSTICO CLAUDIO TOZZI

Iniciativa fez parte de um dos projetos de inclusão social do Instituto, que já publicou outros 18 livros.

A vida e a obra do artista plástico e arquiteto Claudio Tozzi podem ser conferidas no livro “Claudio Tozzi – Público I Privado”, de Jacob Klintowitz, lançado no dia 25 de agosto pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) no Istituto Europeo di Design, em São Paulo. Ele faz parte do projeto “Resgatando Cultura”, do IOK, que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. Na ocasião, foi aberta também a exposição com 10 obras de Claudio Tozzi e 28 telas de participantes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), estas inspiradas na obra do artista denominada “Colcha de Retalhos” — um mural de 1979 instalado na Estação Sé do metrô de São Paulo –, algumas delas no final desta página.

“O projeto foi muito interessante para que eles pudessem ver a interação da arte com o espaço público”, disse Tozzi. “Foram momentos muito emocionantes, porque uma coisa é a palavra. O que você fala nem sempre é o que o outro ouve. Já o gesto, a cor, são linguagens mais puras. Nas oficinas, os participantes podem expressar o que estão sentindo. E esse trabalho é uma tentativa de fazer com que um interfira no trabalho do outro para criar essa nova relação de linguagem”, completou o artista.

Aos 72 anos, o premiado Tozzi coleciona uma série de exposições tanto no Brasil como em países como Colômbia, Cuba, Espanha, Itália, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Em mais de quatro décadas de arte, diversos trabalhos ganharam destaque, como uma série sobre o Bandido da Luz Vermelha, um painel inspirado em Che Guevara, paineis documentando cenas e manifestações políticas no final dos anos 1960, e diversas intervenções urbanas.

A previsão é que, este ano, o IOK atenda cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, por meio da arte e do esporte.

Crédito das foto: Marina Arruda

fc_1

Wolf Kos Trambuch, Olga Kos e Claudio Tozzi

 

fc_2

Jorj Petru, Claudio Tozzi, Jacob Klintowitz e Wolf Kos Trambuch

 

fc_3

Claudio Tozzi, Dulcita Arantes, Mariliza Ratiza e Jacob Klintowitz

 

fc_4

Claudio Tozzi e uma das jovens integrantes do IOK

 

fc_5

Claudio Tozzi e uma amiga

 

fc_6

Wolf Kos Trambuch, Claudio Tozzi e Celso Jatene

 

fc_7

Wolf Kos Trambuch, Celso Jatene. Yael Steiner e Olga Kos

 

fc_8

Malu, Giulia, Silvana e um amigo, e Ricardo Perucchi, diretor institucional do Istituto Europeo di Design

 

fc_9

Claudio Tozzi, Wolf Trambuch e Olga Kos dividem o flash com os artistas e familiares

 

fc_10

Jacob Klintowitz autografando o livro

 

fc_12

Claudio Tozzi, a artista plástica Verena Matzen e Wolf Kos Trambuch

 

ALGUNS DOS QUADROS PINTADOS PELOS INTEGRANTES DO IOK

fc_13

fc_14

fc_15

fc_16

fc_17

fc_18

fc_19

20
20