ROSH HASHANÁ E YOM KIPUR – MENSAGEM DO REBE

275_historia_2_1

Observando os dias especiais de Tishrê em seu espírito apropriado, somos iniciados à uma verdadeira vida judaica, segundo o espírito da Torá, durante todo o ano que se segue.


Caro Amigo,

Tishrê é um mês bastante colorido. Cada matiz da vida judaica está representado – Dias Solenes, Dias de Jejum e Dias de Júbilo.

Não é uma coincidência que o primeiro mês do ano tenha “amostras” de cada nuance e cor da vida judaica, pois estas “amostras” têm a finalidade de nos dar uma introdução e uma orientação prática para o restante do ano. Observando os dias especiais de Tishrê em seu espírito apropriado, somos iniciados à uma verdadeira vida judaica, segundo o espírito da Torá, durante todo o ano que se segue.

O que podemos aprender com estes dias especiais?

Para começar, temos Rosh Hashaná, o início do Ano Novo, o dia no qual o primeiro homem, recém-criado, proclamou a soberania de D’us sobre todo o Universo. Quando estamos para começar alguma coisa, devemos sempre nos lembrar que D’us é o Criador do Céu e da Terra, e o único Rei do Universo, e que nossa ação ou empreendimento deve ter a aprovação Divina. Isso é enfatizado pelos…

Dez Dias de Arrependimento, a nos lembrar que, como somos servos do Rei do Universo, devemos contabilizar nossas ações para certificarmo-nos de que estão de acordo com os desejos do Amo. No entanto, como somos apenas seres humanos, é possível que falhemos de vez em quando. Eis por que D’us nos dá…

Yom Kipur, para imprimir sobre nós a percepção de que nunca é tarde demais para voltar ao caminho certo, desde que o façamos com sinceridade, completamente arrependidos, nos livrando dos maus hábitos do passado, e prometendo solenemente melhorar nosso comportamento no futuro. Se tomarmos esta firme resolução, D’us nos perdoará, e nos purificará completamente de nossos pecados. Embora este caminho possa nos parecer difícil…

Sucot nos ajuda a não desesperar em nossos dias de sofrimento, mesmo que sejamos minoria, pois D’us é nosso protetor, como Ele nos demonstrou claramente com as Nuvens de Glória com as quais nos rodeou durante os quarenta anos de perambulação pelo deserto depois da partida do Egito. Finalmente, para saber como levar nossa vida de acordo com os desejos de D’us, temos…

Shemini Atsêret e Simchat Torá, pois na Torá D’us nos concedeu Leis Divinas de justiça e integridade, e uma verdadeira orientação para a vida; moldando nossa existência dessa maneira, temos a certeza da verdadeira felicidade, tanto neste mundo como no Mundo Vindouro. Pois a Torá é uma “árvore da vida para aqueles que se apegam a ela, e os que a apóiam são felizes”.

Estas, brevemente, são algumas das principais lições de Tishrê e não pode restar dúvida de que ao segui-las fielmente, o Ano Novo será feliz, tanto espiritual quanto materialmente, e a bênção que desejamos mutuamente certamente será cumprida. Estes são meus desejos a cada um de vocês.


FONTE – Beit Chabad Perdizes

e-mail: hanaslonim@gmail.com

20
20