EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…
E faz acontecer, como Andree Guittcis, Sueli Schreier, Carmen Nahaissi, Nanette e Martin Konig, Ricardo Berkiensztat, Gilberto Natalini, Moises Nigri, Perola Branca Berezovsky, Leia Hecht, Sara Wulkan, Gabriel Schultz Souza, Fernando Lottenberg, Sérgio Amaral, Milton Seligman, Herry Rosenberg, Cláudio Goldemberg, Evelyn Milsztajn, Renato Cohen, governador Geraldo Alckmin, cônsul Dori Goren, primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Donald Trump, Sylvia Jane Crivella e Eliana Ovalle, dentre outros.
ANDREE GUITTCIS EM PARIS
No próximo dia 19 de outubro o designer de jóias Andree Guittcis estará presente no jantar de gala que será realizado em Paris para o lançamento do livro comemorativo dos 21 anos da Divine Academie, e participará da exposição no Carrousel Du Louvre dias 21 a 23. André é um dos 30 artistas brasileiros selecionados para figurar no livro e o único designer de jóias do projeto, a ser lançado no Brasil em 2017. A Divine Academie é presidida por Diva Pavesi.
FEDERAÇÃO ISRAELITA REALIZA SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES PROFISSIONAIS E VOLUNTÁRIOS
Sueli Schreier, Carmen Nahaissi, Nanette e Martin Konig, Ricardo Berkiensztat, Gilberto Natalini e Moises Nigri
Com a proposta de capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realizou o “11º Seminário da Terceira Idade”. O evento, que aconteceu no Ten Yad, contou com a participação diversas entidades judaicas e da comunidade maior, que vieram se atualizar com as boas práticas e puderam conhecer algumas das contribuições da comunidade judaica para a sociedade como um todo. A abertura teve a presença do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, do Vereador Gilberto Natalini, do presidente do Ten Yad, Moises Nigri e da diretora e voluntária do Ten Yad, Theresinha Davidovich, que representou o rabino David Weitman. Tendo como pano de fundo o “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, o Seminário reuniu profissionais de renome em suas áreas de atuação, que discutiram temas de relevância para esta crescente faixa etária, tais como: Bem Estar Físico e Mental, a Longevidade e as Cidades, Amor e Sexualidade na Velhice e Aposentadoria e/ ou Nova Carreira.
HISTÓRIAS DE ROSH HASHANÁ NA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO
Perola Branca Berezovsky, Leia Hecht e Sara Wulkan
Para marcar a chegada do Rosh Hashaná, Ano Novo Judaico, a Na’amat Pioneiras São Paulo, realizou uma comemoração em sua Sede. Com vivências totalmente diferentes, as chaverot Perola Branca Berezovsky, Sara Wulkan e Leia Hecht, dividiram suas experiências de como festejavam o Rosh Hashaná em sua infância. Perola nasceu em Passo Fundo, cidade do interior do Rio Grande do Sul, onde a comunidade judaica era pequena e havia um esforço coletivo para seguirem os costumes; Sara em Israel, onde seguir a tradição já era parte integrante da cultura e Leia em São Paulo, que comemorava com sua grande família com descendentes do Libano, Síria e Egito, de acordo com a tradição sefaradita. A chaverá Rosa Helena Roizen também falou sobre os costumes de Rosh Hashaná, detalhando a simbologia dos alimentos.
HOMENAGEM DOS AMIGOS DO WEIZMANN AOS INVENTORES QUE MELHORAM AS VIDAS DOS ATLETAS PARAOLÍMPICOS
Gabriel Schultz Souza foi um dos bolsistas que acabou de retornar da Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências de Israel e que sonha em fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Apesar dos seus 19 anos, Gabriel desenvolveu um Colete de Comunicação Háptica para Surdocegos e Deficientes Visuais. O protótipo conta com uma matriz de 100 motores de vibração e um sistema que reconhece as expressões faciais de desgosto, medo, raiva, felicidade, tristeza e surpresa das pessoas e as comunica, através de sinais vibratórios nas costas. O colete recentemente ganhou mais uma função através do alfabeto Braile, ampliando assim as possibilidades de interação das pessoas surdo cegas. A Associação dos Amigos do Weizmann contribuiu para o projeto fazendo o contato com um menino surdocego de 11 anos que testou o sistema “Foi uma experiência ótima ver o impacto que o projeto que tenho desenvolvido pode ter na vida de pessoas como esse menino. Além disso, essa experiência mostra o interesse que os Amigos do Weizmann têm pelos seus bolsistas e seus projetos científicos”, ressaltou Gabriel.
SÉRGIO AMARAL, NOVO EMBAIXADOR DO BRASIL NOS EUA, VISITA A CONIB
Fernando Lottenberg, Sérgio Amaral e Milton Seligman
O diplomata Sérgio Amaral, novo embaixador do Brasil nos EUA, visitou a Confederação Israelita do Brasil. Ele foi recebido pelo presidente da entidade, Fernando Lottenberg, e pelo diretor Milton Seligman. Amaral abordou seus planos para o termo em Washington, com o objetivo de dinamizar as relações entre os dois países. Tem procurado manter contato mais próximo com atores que julga importantes para as relações bilaterais, como a comunidade judaica. Ele convidou a Conib a ajudá-lo a fazer a interação com os judeus americanos. O diplomata planeja realizar já em 2017 uma exposição nos EUA que mostre a participação dos judeus do Recife na fundação de Nova York, história que considera pouco conhecida entre os americanos. Vê essa iniciativa como uma forma de dialogar também com a sociedade civil americana e mostrar as semelhanças e diferenças entre os dois países. Diplomata de carreira do Itamaraty, Amaral tem 72 anos. Graduado em direito e ciências sociais pela USP, ele ingressou no Ministério das Relações Exteriores em 1971.
HERRY ROSENBERG É ELEITO PRESIDENTE DA FIERJ
Foram realizadas neste domingo (25) as eleições para o Executivo e Conselho Deliberativo da Fierj. Com 2.275 votos (68%) foi eleita a Chapa 100, encabeçada por Herry Rosenberg, tendo como vices Cláudio Goldemberg, Renato Cohen e Evelyn Milsztajn. A Chapa 200 recebeu 1.077 votos. Felipe Cusnir foi o candidato ao Conselho mais votado. “Credito nossa vitória, de forma muito especial, aos jovens dos movimentos sionistas, que compareceram em massa e deram uma nova vitalidade a esta grande festa”, declarou Rosenberg. Na plataforma de sua gestão, estão a prioridade ao voluntariado em prol dos judeus carentes, melhoria da comunicação e apoio aos clubes.
ALCKMIN RECEBE O CÔNSUL DE ISRAEL
Lideranças discutiram relações comerciais e culturais entre os dois países
O governador Geraldo Alckmin recebeu o cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou, também, com a participação de líderes da comunidade judaica, entre eles, o presidente da Federação, Bruno Laskowsky e o executivo, Ricardo Berkiensztat. Temas como água, segurança e high tech foram mencionados. O cônsul também convidou o governador a visitar Israel. Na ocasião, Alckmin destacou a importância de parcerias entre os dois países. “O comércio exterior pode ajudar a economia brasileira a ter um círculo virtuoso. Hoje exportar e importar tecnologias, são atitudes extremamente necessárias. Nós, Brasil e Israel, temos uma história de amizade, de cooperação, e podemos fazer, cada vez mais, boas parcerias”. Para o cônsul, “A época de crise pode ser um excelente momento para buscar alternativas e incentivar a cooperação bilaterial entre os países”.
TRUMP PROMETE A NETANYAHU UMA JERUSALÉM INDIVISÍVEL
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reuniu-se com o candidato presidencial republicano Donald Trump por uma hora e 20 minutos no Trump Tower, em Manhattan. De acordo com um comunicado de imprensa da campanha de Trump, o candidato disse a Netanyahu que, se eleito, “uma administração Trump iria finalmente aceitar o mandato de longa data do Congresso de reconhecer Jerusalém como a capital indivisível do Estado de Israel.” A declaração da campanha de Trump disse ainda que durante a reunião, “Trump concordou que a ajuda militar à Israel e a cooperação de defesa antimísseis com Israel são um excelente investimento para a América”, em meio ao cenário de especulações de que Trump apoiaria cortar a ajuda militar americana à Israel. Trump disse a Netanyahu que, se eleito, “haverá extraordinária cooperação estratégica, tecnológica, militar e de inteligência entre os dois países.” Os dois também “discutiram a experiência bem sucedida de Israel com uma cerca de segurança que ajudou a proteger suas fronteiras.” O candidato republicano declarou várias vezes ao longo da campanha que ele vai construir uma cerca na fronteira EUA-México e forçar o México a pagar por isto.
CRIVELLA E OVALLE LANÇAM LIVRO
Foi lançado no Rio de Janeiro o livro de Sylvia Jane Crivella e Eliana Ovalle “Relações Perigosas, editado pela Reflexão. O evento aconteceu na Livraria Argumento Leblon e contou com expressivo numero de leitores e amigos das autoras. Nas fotos, as autoras com seus amigos cônsul honorário de Israel Osias e Suzana Wurman.
MURO SUBTERRÂNEO IRÁ ISOLAR FAIXA DE GAZA DA FRONTEIRA DE ISRAEL
Um militar israelense disse que uma enorme barreira subterrânea, que está sendo construída ao longo da fronteira com Gaza, servirá para Israel se defender contra os túneis do Hamas e deve ser concluído em questão de meses, proporcionando o que ele disse que seria um duro golpe para o grupo militante islâmico. O funcionário do Comando Sul disse que a estrutura estava na vanguarda de um novo esforço destinado a roubar do Hamas, uma de suas armas mais potentes. Durante a Operação Borda Protetora, militantes do Hamas, em várias ocasiões, fizeram seu caminho para Israel através de uma rede de túneis, embora eles não tenham conseguido chegar a áreas civis. Israel destruiu 32 túneis durante este conflito, e desde então tem tratado como prioridade máxima neutralizar a ameaça dos túneis terroristas. O funcionário, falando sob condição de anonimato, sobre as diretrizes informativas militares, disse que o Hamas está agora tentando restaurar suas capacidades militares, com o seu foco principal na construção de um labirinto subterrâneo de túneis para se esconder dos ataques israelenses e infiltrar-se em Israel para realizar ataques em uma rodada futura da luta. Nas últimas semanas, Israel começou a trabalhar na construção de uma barreira subterrânea de 60 quilômetros, com dezenas de metros de profundidade. Equipes de trabalho foram vistas cavando trincheiras e instalando infra-estrutura no solo.
PAPA DESEJA SHANÁ TOVÁ E RESSALTA IMPORTÂNCIA DE INTEGRAR REFUGIADOS
Uma delegação do Congresso Mundial Judaico (WJC) chefiada pelo seu presidente, Ronald Lauder, foi recebida pelo papa Francisco no Vaticano nesta segunda-feira (26). Francisco desejou aos judeus de todo o mundo um novo ano doce. O papa falou sobre o desafio de promover a paz no mundo e sobre a crise de refugiados: “ A integração dos imigrantes é fundamental”. Francisco acrescentou: “A Europa muitas vezes esquece que foi enriquecida pelos imigrantes. Ela está se fechando, mas lhe falta criatividade. Precisamos refletir sobre a integração. As pessoas que cometeram os ataques terroristas na Bélgica não estavam devidamente integradas”. O pontífice afirmou que é importante que cristãos e judeus se manifestem contra a brutalidade do mundo: “Devemos caminhar juntos para tornar o mundo mais seguro”.
“Nós judeus fomos todos imigrantes. Entendemos a situação em que os imigrantes de hoje se encontram”, respondeu Lauder. A delegação elogiou Francisco por sua recente visita a Auschwitz, em que o papa escolheu permanecer em silêncio.
Do Brasil, estiveram presentes Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Chella Safra, tesoureira da entidade, e Claudio Bobrow, presidente do Fundo Comunitário de São Paulo.