COLOCAR CORES NO VERDE DO GNU – POR FELIPE DAIELLO
Paraíso verde na região do Alto Petrópolis, a sede do GNU, onde o saibro das quadras de tênis se destaca , é lugar que poucos conhecem. A área adquirida permitiu a expansão do clube que surgiu do empenho e dos sonhos de seis crianças, lá pelos anos de 1906.
As árvores plantadas cresceram, a urbanização escondendo e camuflando o concreto das edificações, aos poucos, permitiu o surgimento e manutenção de área de qualidade de vida exemplar.
Mais de 70 espécies de pássaros já foram avistadas, buscando abrigo e alimentos na região. Até patos em migração usam o pequeno lago existente como ponto de passagem.
“A qualidade de vida de uma região é medida pela variedade dos pássaros que ali circulam e também pela quantidade”.
Como apoiadores da ecologia, além da preservação do verde, necessário a compensação do concreto colocado pela transposição da cobertura vegetal eliminada, com a execução dos conhecidos jardins suspensos.
A arquitetura moderna já leva em conta, nos seus projetos, esse conceito de deslocar para o alto dos prédios, dos centros comerciais o verde que foi desalojado pelo progresso. Podemos lembrar os jardins suspensos da antiga e bíblica Babilônia?
Além disso, é necessário alimentar os pássaros, plantando árvores frutíferas. Como ser ecologista se não providenciarmos alimentos e abrigos para nossos companheiros alados?
O projeto “mais cores no GNU” incentivando a colocação de orquídeas, tem objetivo mais ambicioso. Já temos voluntários que iniciaram o trabalho. Mais de 500 orquídeas foram transplantadas.
Com o apoio da diretoria, a campanha será ampliada. Os sócios podem colaborar trazendo mais exemplares.
Companha será deslanchada para ensinar a diferença do que é preciso retirar e como colocar nossas convidadas.
A conscientização de erradicar os parasitas, -erva de passarinho e cipó cabeludo – algo que vai destruir, corroer aos poucos as nossas amigas deve ser batalha diária para os verdadeiros ecologistas.
O GNU possui equipe de jardineiros que recebem orientação para enquadramento no projeto.
Contando com a divulgação da mídia amiga e aliada, vamos procurar especialistas para dar palestras, bem como incentivar doações por parte dos fanáticos orquidófilos que existem no Estado e no Brasil.
A sede Alto Petrópolis, será o palco para muitas experiências. Podemos igualar e depois superar as experiências realizadas no Jardim Botânico de Singapura. As fotos usadas foram tomadas em lugar onde maravilhas são expostas e muitas criadas através de experiência de laboratório.
Nosso início, com a colaboração de mais de 50.000 sócios, começa pela área de comunicação, pela divulgação do projeto, pela adesão de voluntários e pelo recebimento dos exemplares iniciais.
Fica o desafio:
“Vamos colocar cores no verde do nosso GNU”
Projeto para 2016. Será apresentado dia 26/10 , durante a Semana Literária
daiello@cpovo.net – www.daiello.com.br