DAVI CASTIEL MENDA AUTOGRAFA LIVRO EM PORTO ALEGRE

Foi lançado na 62ª. Feira do Livro de Porto Alegre e no Armazém Literário Corag, o livro “5777 Anos de Humor Judaico”, concebido, pesquisado, organizado e editado por Davi Castiel Menda, um verdadeiro arquivo vivo do humor da sua gente e sobretudo fruto da sua qualidade de ouvinte e sua habilidade para contar. Com fartura de histórias reais, anedotas internacionais, causos, piadas típicas e folclore étnico, este volume oferece um largo panorama das áreas, situações e costumes onde o riso é sempre soberano: política, dinheiro e economia, família, casamento, yiddishe mame, religião, sexo, negócios & trabalho, advogados & médicos, restaurantes, turismo & viagens, estratégia e surrealismo. No final do livro, cinco páginas com um histórico e divertido glossário complementam o anedotário. Nos verbetes, os leitores são guiados para detalhes dos costumes, das sutilezas de comportamento e da natureza de tantos personagens.

Dentre as pessoas que prestigiaram o lançamento estavam: Dr. José Pablo Alzina e esposa – Cônsul Geral de Espanha em Porto Alegre, Luis Gerardo Hernández Madrigal – Cônsul Geral Adjunto do México em São Paulo, Daniela Levy – uma das co-autoras do livro “Os judeus que construíram o Brasil “ de Anita Novinsky, Dr. Leônidas Isdra – titular do Grupo Isdra e Grupo Master de Hoteis, Bertha Isdra, Lauro Quadros, um dos mais conceituados jornalistas e radialistas do Grupo RBS, Cynthia Castiel Menda – sicóloga da Universidade de Rio Grande e Presidente do Centro Cultural Hebraico Riograndense, Ghedale Saitovich – advogado e um dos atuais diretores da Hora Israelita – Leniza Kautz Menda – professora universitária e escritora, Deuclides Gudolle – professor Universitário Kleber Ferreira – professor Universitário, Dael Rodrigues – Professor universitário e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado, Júlio Cesar Pacheco – Diretor da Rede Vida de Televisão e Ana Beatriz Davi – titular de D&S Language Consultants.

Sobre Davi Castiel Menda

Porto-alegrense de 1943, é filho de Aron Menda, homem de teatro e de letras. Formado como topógrafo no Centro Politécnico de Curitiba, atuou na construção da Freeway e na Hidrelétrica de Itaipu. É casado com Ana Maria, tem duas filhas e uma neta. Locutor de turfe desde os 16 anos, integrou a equipe de Vergara Marques na Rádio Itaí. Depois, com equipe própria, atuou nas rádios Clube de Canoas e Metrópole. Autor dos livros Azares da Sorte, lançado em 1990, e Probabilidades & Texas Hold´em, lançado em 2008. Criador de dois blogs permanentes e diários, um com textos autorais e outro voltado às estatísticas nas áreas de loterias e futebol. Editor, entre 2010 e 2016, da revista mensal El Djudió, com textos em português, ladino, inglês, circulação extensiva a 25 países. Atualmente a publicação está interrompida. Líder comunitário sefaradi, cinco vezes presidente do Centro Hebraico de Porto Alegre (atualmente Centro Cultural Hebraico Riograndense).

278_first_4_1Familia Menda: Ana Maria, Cynthia, Presidente do Centro Hebraico Cultural Riograndense, Davi Castiel Menda e sua neta Sophia.

278_first_4_2Davi Castiel Menda, quando autografava livro para sua esposa, Ana Maria.

278_first_4_3O Cônsul Geral de Espanha em Porto Alegre, José Pablo Alzina, com o autor

278_first_4_4Dael Rodrigues, até recentemente Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do RS, com o autor.

278_first_4_5Davi Castiel Menda

278_first_4_6Ana Maria Castiel Menda e a escritora Leniza Kautz Menda, que está lançando “Rindo do trágico: o humor na literatura israelense contemporânea”