CONIB HOMENAGEIA NATAN SHARANSKY COM ALCKMIN, SERRA E MINISTROS DA JUSTIÇA E EDUCAÇÃO

Com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do chanceler José Serra e dos ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, e da Educação, Mendonça Filho, a Conib homenageou no dia 19 de novembro, em sua 47ª Convenção Nacional, Natan Sharansky, símbolo da dissidência soviética e atual presidente da Agência Judaica.

Serra iniciou sua fala desejando “Shavua Tov leCulam”. A Sharansky, disse: “Seu passado de luta contra o autoritarismo é inspiração para todos nós”. E acrescentou: “O Brasil está bem comprometido no combate ao antissemitismo, há décadas um crime duramente punido aqui. A Conib é vigilante e trabalha com as autoridades na denúncia de qualquer atividade antissemita”.

Destacou que o Brasil é “a favor de uma Jerusalém aberta aos fieis das três grandes religiões monoteístas. Afinal, ninguém pode negar os vínculos religiosos, culturais e históricos dos judeus com o Monte do Templo, dos cristãos com o Santo Sepulcro e dos muçulmanos com a mesquita de Al-Aqsa”. Afirmou que, como chanceler, tem tido um contato mais profundo com Israel, “o que muito me agrada”.

Recordou a visita de Shimon Peres ao Brasil, em 2009, quando era governador de São Paulo e recebeu o então presidente de Israel. “Foi o mais estadista dos políticos que conheci. Fiquei pasmo ao ver, no funeral dele, o presidente da Autoridade Palestina, o que mostra o alcance do legado de Peres”.

Serra mencionou que há cerca de 100 mil judeus no Brasil. “Mas esse número não dá a dimensão da importância da comunidade no Brasil”. Ele destacou a grande contribuição judaica ao país, citando nomes de artistas, escritores, intelectuais, jornalistas, financistas, políticos, juristas e empresários. Lembrou também de episódio de sua juventude, na Escola Politécnica, quando participou de um encontro de poesia com colegas judeus, e de uma viagem a Israel, em 1986, quando teve como guia o atual cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren.

Antissionismo é a forma moderna do antissemitismo

Alckmin destacou a “bondade da comunidade judaica”, exemplificando com o trabalho de entidades assistenciais como a Unibes, “que já tem mais de 100 anos”, e o Ten Yad “nosso parceiro no Bom Prato”. Ele lembrou sua viagem a Israel, onde foi acompanhado pelo rabino Sobel, e o grande amor de seu pai, “um seminarista”, pelo povo judeu.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que proteção à comunidade judaica é uma prioridade de sua gestão e lembrou a primeira aplicação da Lei Antiterrorismo na véspera da Olimpíada do Rio, em que os suspeitos ameaçavam também alvos judaicos. Ele explicitou que considera o antissionismo a forma moderna do antissemitismo.

Mendonça Filho, ministro da Educação, ressaltou a “importante presença dos judeus na história de Pernambuco [seu Estado natal] e sua comunidade muito expressiva”. Ele disse que atendeu imediatamente o pleito da Conib sobre o recente edital antissemita para contratação de professores na UFABC, e conversou com o reitor da Universidade sobre o problema. “As universidades têm autonomia, mas tem que haver uma linha plural”.

O senador Aloysio Nunes Ferreira elogiou o vídeo em que a Conib apresentou suas principais ações em 2015 e 2016 e disse que a entidade é “uma ativa representante da comunidade judaica perante a sociedade brasileira”. Ele também lembrou a “presença milenar dos judeus na Palestina” e, no Brasil, desde o empreendimento ultramarino.

O vereador Eduardo Suplicy também esteve presente à cerimônia.

Convenção da Conib impressiona Sharansky

Ativista pelos direitos humanos na antiga União Soviética, Sharansky foi colocado em confinamento solitário por quatro anos, em uma prisão da Sibéria, durante os quais fez greve de fome por 37 vezes. Símbolo da dissidência soviética, foi o primeiro preso político libertado por Mikhail Gorbachev, em 1986, graças à pressão internacional. Imediatamente emigrou para Israel, onde passou a trabalhar pela libertação dos judeus soviéticos e sua integração no Estado judeu. Desde 2009, é o presidente da Agência Judaica, que tem como função principal fomentar a continuidade da vida judaica em todo o mundo.

Na Convenção da Conib, revelou ter ficado impressionado com o relacionamento próximo da entidade com altas autoridades federais e estaduais e com a confiança e força dos judeus brasileiros, que “andam de quipá nas ruas, ao contrário do que acontece em metrópoles como Paris e Istambul”. Ele afirmou que russos, ucranianos e franceses formam hoje o principal grupo dos judeus que emigram para Israel. E todos eles têm o Estado judeu como primeira opção de destino, o que “mostra que nosso trabalho está no caminho certo”.

O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, lembrou que, quando militou no Conselho Juvenil da Federação Israelita do Estado de São Paulo, nas décadas de 1970 e 1980, Sharansky era sua grande inspiração: “Como Moisés, ele libertou seu povo da opressão”.

Fotos

279_first_1_1O governador Geraldo Alckmin é recebido por Fernando e Claudio Lottenberg, presidentes da Conib e do Hospital Israelita Albert Einstein, respectivamente.

279_first_1_2Avi Gelberg, o carioca Paulo Maltz, Ministro José Serra, Fernando Lottenberg, governador Geraldo Alckmin, Claudio Lottenberg e amigos.

279_first_1_3Claudio e Ida Lottenberg, Natan Sharansky e Avi Gelberg, presidente da A Hebraica de SP

279_first_1_4Gaby Milevsky, Ana Iosif, Herry Rosenberg, presidente da Fierj, Denise e Avi Gelberg, Fernando Gelman e esposa, Elisa N. Griner, Binho e Karen Topczewski

279_first_1_5Fernando Lottenberg recebe Natan e Avital Sharansky

279_first_1_6Fernando Lottenberg e Ministro José Serra

279_first_1_7Governador Geraldo Alckmin e Bruno Laskowsky, presidente da Fisesp

279_first_1_8Fernando, Nancy e Paula Lotenberg

279_first_1_9Celso Lafer

279_first_1_10Dina Kogan, Ana Rosa Rojtenberg e Liane Zaidler

279_first_1_11Revital Poleg, representante da Agência Judaica no Brasi, Natan Sharansky Celia e Bernardo Parnes

first-class-dez-3-1-12-meyre-e-sidney-klajnerMeyre e Sidney Klajner

first-class-dez-3-1-13-glorinha-cohen-e-o-governador-geraldo-alckminGlorinha Cohen e o governador Geraldo Alckmin

first-class-dez-3-1-14-eugenio-e-eliana-vago-e-persio-biderEugenio e Eliana Vago e Pérsio Bider

first-class-dez-3-1-15-karen-e-fabio-topczewski-daniel-bialski-e-monica-t-hutzlerKaren e Fabio Topczewski, Daniel Bialski e Monica T. Hutzler

first-class-dez-3-1-16-denise-e-avi-gelberg-e-amigosDenise e Avi Gelberg e amigos

first-class-dez-3-1-17-juliana-e-daniel-bialskiA bonita Juliana e Daniel Bialski

first-class-dez-3-1-18-tony-e-avi-meizlerTony e Avi Meizler

first-class-dez-3-1-19-eduardo-zlotnik-e-esposa-e-elisa-n-grinerEduardo Zlotnik e esposa e Elisa N. Griner

20
20