HÁ JUDEUS RELIGIOSOS ONDE VOCÊ MORA? – RABINO ARIEH RAICHMAN

279_historia_3_1

Judaísmo, em essência, é uma religião que mantém seu povo em conjunto por ele seguir suas regras e instruções. Portanto, não há tal coisa como um “judeu não-religioso” ou “judeu liberal”, pois isso seria contrário ao judaísmo ser uma religião.


Antes de Ytzchak Rabin Z”L tornar-se primeiro-ministro de Israel, ele foi embaixador israelense nos Estados Unidos. Ele teve a oportunidade de se encontrar com o Rebe várias vezes. Durante uma dessas reuniões a seguinte conversa desenrolou.

Rebe: “Diga-me embaixador, você nunca se sente solitário em Washington?”

(Depois de uma pausa) Rabin: “Não, não me sinto. É verdade que muitos embaixadores não falam comigo, por causa de sua política de não ter relações com Israel. No entanto, isso é problema deles, não meu. Estou orgulhoso de representar Israel”.

Rebe: Você é orgulhoso de ser judeu?

Rabin: Muito orgulhoso.

Rebe: Você acha que as pessoas não sabem o que é um judeu?

Rabin: Pensando nisso, recentemente, estava em um coquetel e um colega embaixador, um pouco bêbado eu poderia acrescentar, veio até mim e perguntou: “O que vocês, judeus, são – uma religião ou um povo?” Eu respondi a ele que somos ambos.

O Rebe recostou-se na cadeira: “Eu conheci muitos judeus que não sabem o que é um judeu. Você sabe por que nós somos um povo e uma religião, os dois ao mesmo tempo?”

Rabin(cativado): “Por quê?”

Rebe: “Pense nisso. Quais são as origens da nossa identidade? Ela começa com o êxodo do Egito, em que entrou para a história como um povo, e logo foi seguida com a entrega da Torá no Monte Sinai. Onde se tornou o quê”?

Rabin: “Uma nação de fé”.

Rebe: “Nos tornamos tanto uma nação quanto uma religião, que são simbióticas. Esta relação de “judeu-religião” e “judeu-povo” são tão inseparáveis que muitos tentaram separar os dois, mas nunca conseguiram e nunca conseguirão”.

O indivíduo religioso

Em uma reunião comunitária recente, parte da Ética dos Pais foi lida em português. A palavra hebraica Chassid foi traduzida como “homem religioso”. Assim, no capítulo 5, Mishná 14, lemos que: “Os que dão e promovem que os outros dêem também (caridade) são os homens religiosos”. Pode tal comportamento realmente atribuir a uma pessoa o título de religioso? Qual é a definição de uma pessoa religiosa?

O judaísmo não é uma raça, já que muitas pessoas de diferentes raças, cores, passado histórico, são judias. Judaísmo também não é uma nacionalidade, pois não tivemos nossa própria terra durante milhares de anos, e judeus vivem em muitas partes do mundo. Judaísmo, em essência, é uma religião que mantém seu povo em conjunto por ele seguir suas regras e instruções. Portanto, não há tal coisa como um “judeu não-religioso” ou “judeu liberal”, pois isso seria contrário ao judaísmo ser uma religião. As pessoas que pensam dessa forma estão tentando separar o “judeu-religião” do “judeu-povo”. No entanto, como disse o Rebe, “Os dois são inseparáveis”.

A definição adequada para um Chassid? É aquele que vai além dos estatutos que a lei exige; também conhecido como um “judeu piedoso”. Nossa religião diz para orar 10 páginas, por exemplo, mas a chassid piamente reza 20. Nossa religião diz que apenas ele é obrigado a fazer caridade, mas ainda o “judeu piedoso” motiva os outros a dar também. Então, da próxima vez que você tomar o próximo passo para crescer no judaísmo, lembre-se: você não está se tornando mais religioso. Isto você já é.

Shalom!

Fonte : Entrevista com Yehuda Avner Z’L – JEM & Quem é judeu? – Dr. J. Immanuel Shochet Z”L


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20